05/06/2023 às 18h21min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h01min

Projeto leva poesia para estudantes de Ribeirão Preto

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Alunos do 3º ano do ensino médio do Marista Escola Social Ir. Rui, em Ribeirão Preto, participam no mês de junho do “Poetiza!”, um projeto de incentivo à produção de poemas e formação de novos leitores em regiões periféricas da cidade. Idealizado pela produtora cultural Vanessa Cicilini, o “Poetiza!” irá oferecer duas oficinas nos dias 14/6 (19h) e 15/6 (19h30), para cerca de 30 estudantes da escola social, que oferece educação básica gratuita, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, além de projetos de jornada ampliada com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. As atividades são gratuitas.

As oficinas de poesia serão ministradas pelo arte-educador, músico, escritor e poeta, Fabricio Bispo. Autor de cinco livros, ele é também fundador e idealizador do Sarau na Praça XV, que acontece em Ribeirão Preto há mais de seis anos, cofundador do Xapa na Ideia (grupo de arte-educadores) e cofundador do projeto Sarau na Quarentena; entre outros projetos.

Segundo a criadora do “Poetiza!”, Vanessa Cicilini, a ideia das oficinas de poesia surgiu de um desejo em levar literatura, arte e cultura para diversos espaços de Ribeirão Preto. “O projeto surgiu para possibilitar que jovens da comunidade tenham contato direto com literatura e poesia e que possam se enxergar através das obras e dos autores ali apresentados”.

A produtora cultural espera também empoderar os jovens através da literatura, apresentando poetas que os representem. “Queremos quebrar paradigmas em relação à poesia. Queremos que os jovens possam levar literatura para suas casas, famílias, para as ruas, para sua a comunidade. Nossa principal proposta é desenvolver o hábito da leitura e despertar, em cada participante do projeto, o desejo de ser escritor”, destaca.

“A parceria contribui para o trabalho da nossa escola, que tem priorizado no currículo muitas ações e projetos que visam desenvolvimento de letramento literário e formação de uma comunidade estudantil leitora e crítica”, destaca a diretora do Marista Escola Social Ir. Rui, em Ribeirão Preto, Neuzita de Paula Soares.

O projeto “Poetiza!” tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (FMC-RP). Durante um Sarau, participantes apresentam suas poesias

No dia 15 de junho - último dia do projeto, das 21h20 às 22h40, será realizado o Sarau Poetiza!”, com Fabricio Bispo, Kamila Andrade e com os jovens que participaram das oficinas. No encontro, os participantes poderão recitar suas produções autorais e também de outros poetas.

As oficinas e o Sarau Poetiza integrarão as atividades da Semana Cultural, projeto desenvolvido pela área de linguagens do Marista Escola Social Ir. Rui.

SERVIÇO
Oficinas de poesia, com Fabricio Bispo
Datas: 14 de junho às 19h | 15 de junho de 2023 às 19h30
Local: Marista Escola Social Ir. Rui
Atividade exclusiva para alunos

Sarau Poetiza! com Fabricio Bispo e Kamila Andrade
Data: 15 de junho de 2023
Horário: 21h20 às 22h40
Local: Marista Escola Social Ir. Rui
Atividade exclusiva para alunos

Marista Escola Social Ir. Rui

A escola tem a missão de levar educação de qualidade e gratuita para dentro de territórios em situação de vulnerabilidade social e atender crianças, adolescentes e jovens cujas famílias se encontram em situação de pobreza.

Atuando em 15 cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo já são mais de 7.500 estudantes atendidos em 18 escolas sociais que vão desde a educação básica (do ensino infantil e fundamental ao médio) até atividades no contraturno escolar, transformando os espaços em um ambiente seguro e de desenvolvimento. O Marista Escolas Sociais acredita que as transformações sociais podem acontecer através da educação.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp