05/06/2023 às 19h10min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h02min

Doenças de pele podem ser agravadas pelo inverno: Saiba como se proteger

Especialistas listam os cuidados que devem ser redobrados durante esta época do ano, principalmente para quem já sofre com doenças crônicas

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda
UNIQUE Dermatologia
Divulgação

O ano de 2023 deve ser marcado por um inverno menos rigoroso, por conta do fenômeno El Niño, responsável por grandes mudanças na temperatura. No Brasil, sua elevação atua diminuindo as probabilidades de episódios de ar polar intenso, tornando a estação mais amena.

Mas apesar das estatísticas, manter os cuidados com a pele nesta estação do ano é essencial, principalmente para quem já possui determinadas doenças de pele. Doenças crônicas como a dermatite seborreica (descamação da pele), por exemplo, tende a ter uma maior renovação celular durante o frio, o que piora o quadro. O aumento de banhos quentes também prejudica a pele, levando à inflamações e a proliferação de fungos causadores da caspa.

A dermatite atópica, também causadora de uma inflamação da pele, leva ao aparecimento de lesões e coceira que podem se agravar com alguns hábitos durante o frio. Banhos longos, roupas de lã, tecidos ásperos e sintéticos podem piorar o caso.

Além das doenças crônicas, outros incômodos podem aparecer durante esta época do ano, como a foliculite, uma infecção bacteriana dos folículos pilosos (onde nascem os pelos). Embora muitos a associem ao verão, ela é muito comum também no inverno, principalmente quando a tendência é usar roupas mais apertadas causando atrito entre os pelos.

Para diminuir os aborrecimentos causados pelas baixas temperaturas, os dermatologistas Anelise Dutra e Dário Rosa, da Unique Dermatologia, destacam alguns cuidados que devem ser mantidos e redobrados:

1 – Procure um dermatologista – Pode parecer simples, mas ninguém melhor para te ajudar a resolver o problema do que um especialista.

2 – Hidrate a Pele – A nossa pele tende a ficar mais sensível durante essa época, por isso é imprescindível mantê-la hidratada.

3 - Evite banhos muito quentes e prolongados.

4 – Evite usar buchas vegetais, esponjas ou cremes com grânulos.

5 – Use toalhas macias.

6 - Utilize protetor solar – Muitas pessoas abandonam o protetor durante o inverno, mas é importante mantê-lo, pois os raios ultravioletas emitidos pelo sol ocorrem o ano inteiro, independentemente das estações do ano.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp