CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/06/2023 às 17h00min - Atualizada em 06/06/2023 às 10h04min

Catalisadores da Umicore são vitais para acelerar a transição global em direção à mobilidade livre de carbono

As tecnologias de catalisadores automotivos da Umicore atendem aos mais rigorosos padrões de emissões, oferecendo uma linha completa para veículos leves e pesados e todos os tipos de combustíveis – da gasolina aos biocombustíveis

SALA DA NOTÍCIA Amanda Caires
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente e esta data é um período importante para refletir sobre quais ações devem ser tomadas para reduzir o impacto ambiental e na saúde pública. A Umicore, empresa especializada em tecnologias para reduzir emissões de poluentes e uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do mundo, tem papel fundamental na redução de poluentes dos motores de combustão interna, incluindo veículos movidos a biocombustíveis. Alternativo aos combustíveis fósseis, os biocombustíveis são feitos à base de plantas e são fontes de energia renováveis que podem ser um caminho favorável para a descarbonização da mobilidade brasileira nas próximas décadas, principalmente aliado aos catalisadores, que garantem que a maior parte dos gases tóxicos sejam convertidos em substâncias inofensivas.  
Segundo Cláudio Furlan, gerente de Marketing e Vendas da Umicore, o Brasil é o segundo maior produtor de biocombustíveis do planeta e o uso desse componente gera uma série de vantagens. "Fontes como etanol, biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado), um tipo de diesel verde, reduzem significativamente a emissão de dióxido de carbono (CO2), de origem fóssil.  Isso acontece porque o carbono presente nos combustíveis de base biológica origina-se do CO2 atmosférico removido do ar à medida em que as plantas crescem. Quando o carbono dos biocombustíveis é queimado, a mesma quantidade de CO2 é liberada de volta ao ar", afirma o executivo.
A mobilidade elétrica também é uma rota alternativa para a descarbonização do transporte, onde a Umicore desempenha um papel fundamental com seus materiais para baterias. No entanto, é importante lembrar que esses propulsores eletrificados podem não ser de implantação imediata em larga escala no Brasil, pois o país ainda precisa de uma série de mudanças, especialmente em sua infraestrutura de fornecimento de energia elétrica (produção e distribuição), para permitir um carregamento seguro desses modelos no território nacional.
Pesquisas realizadas pela Anfavea indicam que a frota de veículos leves ainda terá quase 80% de motores flex (gasolina/etanol) em 2035. No mesmo período, quase 90% dos caminhões e ônibus continuarão consumindo diesel, onde adições seguras de biodiesel e HVO serão muito bem-vindas. " Nesse sentido, o uso de biocombustíveis tem potencial para ser um grande aliado na redução da emissão de carbono na região ", diz Furlan. “Além disso, esses dados comprovam que os catalisadores continuarão sendo itens essenciais para garantir que a redução da emissão de poluentes aconteça”.
Para apoiar os esforços de redução das emissões de gases de efeito estufa, a Umicore posiciona-se como um importante parceiro na descarbonização por meio das tecnologias de última geração oferecidas pelo grupo. Além de desenvolver catalisadores automotivos e materiais para baterias de veículos elétricos, a organização também se posiciona como parceira para o desenvolvimento da mobilidade elétrica, por meio das células de combustível.  A Umicore ainda é parceira da indústria para a reciclagem no final do ciclo de vida de todos esses produtos, em que seus principais materiais podem ser reutilizados.  "Esses itens continuarão sendo de extrema importância na transformação da mobilidade limpa, buscando um futuro menos poluente, ou seja, um mundo melhor", acrescenta o executivo.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp