07/06/2023 às 18h00min - Atualizada em 09/06/2023 às 00h05min

Para Maurício Noriega, “o esporte hoje é parte importante da indústria do entretenimento e exige profissionalização”

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
“O campo de atuação do gestor de esporte é vasto e promissor, mas exige muita preparação e atualização. O esporte hoje é parte importante da indústria do entretenimento e isso traz desafios adicionais que exigem muita adaptação e atualização constantes”. É com esta frase sobre a formação profissional que o jornalista esportivo com atuação há mais de 30 anos, Maurício Noriega, avalia os novos rumos do esporte. O comentarista (atualmente na Rádio Transamérica) é um dos professores do MBA em Gestão de Esporte da Fundace (fundação dos docentes da FEA USP Ribeirão Preto) que na última semana promoveu a aula ‘relações com a imprensa esportiva’.

Em alta no momento, a profissionalização na área esportiva tem despertado um novo olhar em todos os pilares do segmento, principalmente quando o assunto é imprensa. “A relação com a imprensa é muitas vezes tensa, mas é fundamental. Muitos problemas podem ser evitados se houver conhecimento dos processos e compreensão das diferentes necessidades de cada lado da mesa”, orienta Noriega.

A gestão esportiva teve início no século passado, quando diversos clubes e associações esportivas foram criados e passaram a explorar comercialmente os eventos do meio. “A profissionalização do esporte em todo o mundo praticamente impôs essa condição, puxada pela indústria milionária em que se transformou o entretenimento esportivo. No Brasil, o sucesso do voleibol, a partir dos anos 1980, deu o pontapé deste processo”, destaca o jornalista sobre o momento em que a gestão no esporte passou a ser fundamental.

E como ser um bom gestor? Maurício Noriega elencou o conhecimento técnico do esporte como um dos principais pilares da profissão. “Cada esporte tem seu ecossistema e suas particularidades. Um bom método de gestão para o basquete pode não ser tão eficiente para uma equipe de atletismo, por exemplo. Entender as diferentes culturas esportivas é fundamental”.

Por outro lado, diante de vários desdobramentos do cenário esportivo, o papel do gestor neste cenário vem ganhando destaque que, segundo o jornalista, é vasto e promissor, mas exige muita preparação e atualização. “E o mais importante: ter uma mente livre de preconceitos e aberta para as inovações, sem perder de vista as bases construídas de cada modalidade”, aconselha.

Sobre Maurício Noriega
Paulista de Jaú, cidadão de Bariri, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, com Master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Em mais de 30 anos de carreira, trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Diário Popular, A Gazeta Esportiva, Lance! e na Rádio Bandeirantes. Organizou a operação editorial brasileira do portal esportivo internacional SportsJÁ! Participou de diversas coberturas internacionais, entre elas, Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos, Copa América, Eurocopa, Copa do Mundo, GPs de Fórmula 1, Atletismo e Mundiais de Vôlei e Basquete. Foram mais de 20 anos como comentarista e apresentador do canal SporTV, com passagem pelo jornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo. Ganhou por cinco vezes o prêmio Ford/Aceesp de melhor comentarista esportivo. Pela Contexto publicou os livros “Os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro”, “Rivellino” e “Oswaldo Brandão”.

Sobre a Fundace
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.

A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP USP.

A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).

Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp