CIDADE NO AR Publicidade 728x90
09/06/2023 às 11h22min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h03min

Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape celebra a cultura tradicional em junho

Palestras e bate-papos com profissionais da educação, festa junina e mostra artística são alguns dos destaques programados para o mês

SALA DA NOTÍCIA Mariana Lima
https://www.fabricasdecultura.org.br/index.php?t=i
Rita Sales | Cena do espetáculo “Menina Rabeca” da Cia. Burucutu que ocorre na Festa Junina da unidade localizada no Vale do Ribeira

O mês de junho será animado na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Além das celebrações dedicadas à cultura tradicional, a unidade realiza a Mostra de Processos, evento especial que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos aprendizes durante o 1º semestre, desde exposições até apresentações musicais. 

No sábado, 17/06, acontece o Encontro de Escolas e Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira que terá palestras e bate-papos das 9h às 17h. A ação busca promover o diálogo e a troca de experiências entre professores e gestores de escolas públicas do Vale do Ribeira que desenvolvem práticas pedagógicas com foco na valorização dos povos e das comunidades tradicionais da região. O objetivo é reconhecer o papel da diversidade cultural no ensino como forma de combate à discriminação social e racial de grupos étnicos.

O evento é resultado de uma parceria entre a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape com o NUPAUB/USP (Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras) e o NEPE/UFABC (Núcleo de Estudo e Pesquisa da Escola) das respectivas universidades. Durante a programação o público poderá acompanhar conversas sobre a cultura caiçara, ribeirinha, quilombola e indígena a partir do contexto educacional proposto por escolas de Iguape, Eldorado, Registro, Ilha Comprida e Pariquera Açu. Profissionais das escolas dessas cidades estarão na Fábrica para falar sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem pensando na diversidade do território. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura.

Logo depois, terá início a Festa Junina da Fábrica com uma agenda pra lá de especial. Às 17h, a Cia. Burucutu apresenta o espetáculo Menina Rabeca: onde vive o mar, produção que trata de temas da cultura caiçara com música ao vivo, desafios, danças e cantorias para mostrar a relação entre a mulher, a rabeca e o mar. Um pouco depois, às 18h, acontece a Erguida de Bandeira com a participação do grupo Fandango do Prelado que retoma uma antiga tradição das comunidades da região. 

E a festa segue com a apresentação do grupo de forró Pé de Manacá que subirá ao palco às 18h30 para levar a sonoridade da rabeca junto à presença marcante do coro feminino, destacando a história do forró pé-de-serra. As músicas autorais do grupo trabalham com ritmos variados, entre o forró, coco, xote, baião, galope e o baianá. Para finalizar a festa, o Grupo de Fandango do Rocio, composto por moradores do bairro do Rocio, em Iguape, que aprenderam a tocar e cantar o Fandango com seus pais e avós, se apresentará às 20h colocando todo o público para dançar. 

Venha ver!

De 28 de junho a 1º de julho, toda a comunidade iguapense poderá ver os trabalhos que os aprendizes inscritos nas Trilhas e Ateliês da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape desenvolveram ao longo deste semestre. A Mostra de Processos de Iguape faz parte de uma ação artístico-pedagógica realizada semestralmente em todas as unidades do programa. Confira os destaques:

As atividades irão acontecer das 18h às 21h, de terça a sábado, começando com Espaço 4. 0 com  games produzidos pelos aprendizes e  que serão  usados pelo público na prática. Já a ação Encanto de Cordel, desenvolvida em parceria com a equipe da Bibliotech, propõe uma aproximação da arte de cordel tradicional nordestina com a realidade iguapense.

Também vai acontecer duas exposições: Do Hip Hop ao Graffiti com painéis suspensos que retratam imagens do cotidiano da arte urbana observado pelos aprendizes do ateliê de Hip Hop Graffiti durante o semestre; e Fotográfica Multimeios que apresenta fotografias abstratas de lugares e pessoas de Iguape. Para saber a agenda completa, acesse o site das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape

Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

Cultura Tradicional

ENCONTRO DE ESCOLAS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA

17/6, sábado, das 9h às 17h | Livre | Presencial

Cultura Tradicional

FESTA JUNINA DA FÁBRICA 

17/6, sábado, das 17h às 21h30 | Livre | Presencial

MOSTRA DE PROCESSO DE IGUAPE

De 28/6 a 01/7 | das 18h às 21h | Livre | Presencial

-------------

Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h. 

Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

Sábados, das 9h às 17h

Domingos, das 12h às 17h

*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.

Funcionamento das bibliotecas: De terça a sexta, das 9h às 19h. 

Sábados e domingos: das 12h às 17h, com exceção de Capão Redondo (das 9h às 14h aos sábados). As bibliotecas de Iguape e Diadema não abrem aos domingos.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco tem rampa de acesso e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

------

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp