09/06/2023 às 16h49min - Atualizada em 11/06/2023 às 00h02min

Destaque para o Tesouro Direto 

Rosimara Mendes Pedro Braga (*) 

SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

A poupança sempre foi a forma mais conhecida de guardar dinheiro para a maioria dos brasileiros. No entanto, mudanças significativas vêm acontecendo, nos últimos anos, no cenário financeiro e já é possível observar que as pessoas estão descobrindo alternativas mais atraentes e rentáveis, como por exemplo, os investimentos em títulos públicos como o Programa do Tesouro Direto.  

Uma modalidade que está ganhando destaques e atraindo a atenção dos investidores em todo o país. O Tesouro Direto, é uma forma de aplicação financeira oferecida pelo Governo Federal. Nessa modalidade, os investidores emprestam dinheiro ao governo em troca de juros e correções monetárias ao longo do tempo.  

Para termos uma ideia, o Tesouro Nacional divulgou, no mês de março, que as vendas de títulos públicos atingiram um volume histórico de R$ 6,842 bilhões. Esse valor representa um aumento de 65,6%, em comparação ao período anterior, onde as vendas foram de R$ 4,132 bilhões. Esses números demonstram um crescimento expressivo desta modalidade de investimento, indicando uma mudança de comportamento das pessoas em relação às opções anteriores, como a poupança. 

Assim, vale destacar alguns fatores importantes que contribuem para um aumento no interesse de investimento no Tesouro Direto:  

  • O tesouro direto apresenta uma alternativa de rentabilidade superior à poupança; 

  • Ele é classificado como um investimento de risco baixo, pois contam com a garantia do Governo Federal e do Banco Central. Isso leva os investidores a terem mais confiança, principalmente, nos momentos de instabilidade econômica ou volatilidade no mercado financeiro. 

  • Investir no Tesouro Direto permite que qualquer pessoa possa investir com baixos valores iniciais.  

  • É muito fácil comprar seu título, pois o processo se tornou simples e rápido. 

Mas, como começar a investir no Tesouro Direto? 

Para fazer esse tipo de investimento o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários. Após isso, é importante realizar o cadastro no programa do tesouro direto. Esse cadastro é gratuito e é realizado diretamente no site oficial do Tesouro Nacional. Com isso feito, você poderá escolher os títulos disponíveis, como por exemplo: Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado, cada um com suas características e prazos de pagamento. 

Porém, devemos lembrar que o interesse no tesouro direto pode variar de acordo com as condições econômicas, políticas e outros fatores. 

Além disso, o que podemos perceber é que os investidores estão cada vez mais conscientes da importância de diversificar suas aplicações financeiras e buscar alternativas onde ofereçam melhores retornos para seus investimentos. É nesse cenário da diversificação, que o Tesouro Direto se torna atraente.  

Diante disso, o que vemos é uma mudança radical no comportamento dos investidores. Isso se deve, sobretudo, a uma maior conscientização sobre a educação financeira das famílias, que aumentam a compreensão sobre a importância de investir e de diversificar seus investimentos.  

*Rosimara Mendes Pedro Braga é Contadora e Consultora Financeira Pessoal. Atualmente é Professora dos cursos de Pós-graduação em Contabilidade e Finanças do Centro Universitário Internacional – Uninter. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp