CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/06/2023 às 20h06min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h05min

Turismo de SP lança a marca da região da Mantiqueira Paulista

Secretaria Estadual de Turismo recebeu a proposta do Alto da Mantiqueira para se tornar Distrito Turístico

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/desenvolvimento/turismo-de-sp-lanca-a-marca-da-regiao-da-mantiqueira-paulista/
DownloadDivulgação: Governo de SP

Com o objetivo de impulsionar o fluxo de visitantes e potencializar as vocações dos municípios que integram a região turística da Mantiqueira, o secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena, lançou no último dia 16, a marca “Mantiqueira-me” com a entrega do brandbook e vídeo. O nome faz refererência à região turística da região da Mantiqueira Paulista .

O trabalho é em parceria com prefeituras e toda a cadeia do turismo para desenvolver um projeto conhecido como place branding, processo de criação da identidade da marca de um lugar para posicionar de forma competitiva os principais destinos da região, criando vínculos emocionais com seus públicos de interesse. Isso inclui identidade verbal e visual e plano de implementação para os seis municípios da região da Mantiqueira Paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos.

A região ganhou um vídeo promocional que apresenta os principais pontos turísticos dos municípios, além de um manual com informações estratégicas da marca, com as diretrizes de como disseminar os atrativos turísticos da região entre os visitantes e orientar as práticas de aplicação da marca.

“A marca vai potencializar as características e as vocações de uma região que está se consolidando ainda mais como destino turístico. O esforço de criação de uma identidade verbal e visual amplia a projeção dos atrativos locais e facilita o reconhecimento do público, impulsionando mais a atividade turística”, explicou Lucena.

Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.

Durante a Reunião da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, que aconteceu na abertura do Festival de Vinhos de Inverno de Campos do Jordão, o secretário Roberto de Lucena recebeu formalmente a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho formado por lideranças da sociedade, empresários do turismo, prefeituras e secretarias municipais de Turismo das cidades que podem se tornar o distrito turístico “Alto da Mantiqueira”, são elas: São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão.

“O conceito do Distrito Turístico “Alto da Mantiqueira” é resultado de uma mobilização de mais de 18 meses dessas lideranças para desenvolver e identificar uma parte territorial que envolve os três municípios com clara vocação turística, e combinar investimentos privados, estaduais e municipais em prol de produtos turísticos na região”, explica Roberto de Lucena.

A proposta traz a carta de anuência dos municípios, o resultado de consultas públicas realizadas nos três municípios, um Plano Básico de Implementação e proposta para formação de Conselho Gestor. A partir de agora, a documento será analisada pela Comissão de Distritos Turísticos e, caso aprovaa, será recomendado ao Governador do estado de SP, Tarcísio de Freitas, a criação por Decreto, do “Distrito Turístico Alto da Mantiqueira”.

A inciativa está no âmbito das possiblidades da Lei dos Distritos Turísticos, a Lei Estadual 17.374, que possibilita a criação de Distrito Turístico em áreas territoriais com alto potencial para turismo nacional e internacional, uma vez cumpridos requisitos.

Na reunião da Câmara Setorial, o secretário Lucena esteve ao lado do secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Antônio Junqueira. Durante o encontro, o principal assunto debatido foi o enoturismo, que é o turismo gastronômico voltado para conhecer e apreciar o universo dos vinhos, com passeios pelas regiões que se dedicam à produção vitivinícola.

“O evento mostra a força da viticultura de São Paulo e seu potencial para o turismo, em várias regiões do estado”, disse o secretário Lucena. A Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados é presidida atualmente por Célia Carbonari, que durante a reunião apresentou os trabalhos que estão sendo realizados no setor.

Também estiveram presentes, Gustavo Grisa, consultor InvestSP/Setur, o coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos Faria, o presidente da Câmara Temática de Lazer e Turismo Rural, Fábio Ferracini, a prefeita de São Bento do Sapucaí, Ana Catarina Martins Bonassi, e de Santo Antônio do Pinhal, Anderson José Mendonça (Parrão), além do secretário municipal de Turismo de Campos do Jordão, André Barbedo.

O post Turismo de SP lança a marca da região da Mantiqueira Paulista apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp