10/07/2023 às 17h13min - Atualizada em 12/07/2023 às 00h05min

VISIU, nova HR Tech do ecossistema FESA, nasce com o objetivo de fomentar mercado de RH e gerar insights a partir da análise de dados 

Startup deve ajudar as empresas a terem mais conhecimento sobre negócios e pessoas

Ana Maria Cajado
Da esquerda para direita: Igor Menezes, Ana Menezes (psicóloga e doutora em psicologia organizacional), Carlos Guilherme (CEO da FESA Group), Clayton Pedro e Daniel Freitas.

Em meio à economia digital, que impulsionou as transformações no mercado de trabalho e revelou a importância da inovação no mundo corporativo, as corporações precisaram aderir à tecnologia na área de Recursos Humanos (RH) para otimizar processos e manter os profissionais engajados. Na esteira da modernização, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do mercado de RH e gerar insights a partir da análise de dados, nasce a VISIU, HR Tech de soluções para People Analytics.

A startup foi idealizada pelos sócios Clayton Pedro, que é o responsável por Vendas e Operações, Igor Menezes, que está à frente da área de Pesquisa e Desenvolvimento, e Daniel Freitas, que comanda o setor de Ciência de Dados e Tecnologia na VISIU.

Fundada em parceria com o Laboratório de Psicometria da Universidade de Hull (Reino Unido) e como parte do ecossistema FESA Group, o maior de RH do Brasil, a startup tem como intuito ajudar as empresas a terem mais conhecimento sobre negócios e pessoas, com base na análise de dados. Para isso, busca entender comportamentos organizacionais para instrumentar as companhias, resolvendo problemas de negócios que também envolvem os indivíduos.

“Observamos que as empresas estão focadas em cuidar e melhorar a experiência do colaborador, estratégia também conhecida como employee experience (EX). Essa tendência requer diversos dados. Dentro desse contexto, o mundo corporativo passou a consumerizar o funcionário, que tem sido visto como o primeiro cliente de uma organização”, explica o sócio Clayton Pedro, acrescentando que a VISIU tem o propósito de permitir que as áreas de RH humanizem cada vez mais os colaboradores por meio da utilização de dados.

Entre os produtos oferecidos, HR Tech apresenta o ONA (Organizational Network Analysis) - análise das redes organizacionais, em tradução livre. Levando em consideração que as organizações são coleções de redes complexas, a VISIU auxilia os clientes a enxergar as dinâmicas dessas redes, trazendo compreensão de temas como liderança e plano de sucessão, DE&I (Diversidade, Igualdade e Inclusão), engajamento, desenvolvimento, redução e predição do turnover, entre outros.

“Trazer reflexões às companhias por meio de dados pode contribuir para mudanças estruturais internas. Por exemplo, ao mostrar dados sobre diversidade, a plataforma também indica se há conexão entre os talentos diversos com os membros mais seniores da equipe. Além disso, é possível analisar se existem áreas menos inclusivas do que outras. A partir dessas informações, o setor de RH consegue, de forma mais assertiva, implementar estratégias para ampliar a diversidade e estimular os profissionais”, esclarece Clayton Pedro.

A startup também oferece um produto voltado aos indivíduos. O relatório comportamental analisa as pessoas, medindo seis características baseadas nos modelos de personalidade e de liderança colaborativa. Na prática, os participantes respondem ao teste por meio da plataforma VISIU. “Disponibilizamos itens de texto e imagens para tornar a experiência do colaborador mais dinâmica e engajadora”, comenta o sócio Igor Menezes.

O especialista acrescenta que a ferramenta também aborda aspectos como cidadania social e organizacional, empatia e diversidade, por exemplo, indicando a concepção do indivíduo ligado a esses assuntos. “Avaliamos 63 características do comportamento individual. O relatório mostra o score relacionado a cada uma das facetas, trazendo uma análise mais detalhada do perfil de cada profissional”, analisa Menezes.  


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp