14/07/2023 às 17h27min - Atualizada em 17/07/2023 às 00h02min

Sicoob UniCentro Br inaugura sua agência 100 levando o cooperativismo para a Avenida Faria Lima

Unidade faz parte de cronograma de inaugurações de dez novas agências no estado de São Paulo

Kasane Comunicação Corporativa
A Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, considerada o coração financeiro do país, foi a escolhida pelo Sicoob UniCentro Br para sediar a agência de número 100 da cooperativa. A solenidade de inauguração aconteceu no dia 11 de julho e reuniu autoridades do mercado financeiro, como o ex-ministro da fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O novo ponto físico de atendimento faz parte de um cronograma de inaugurações de novas agências do Sicoob UniCentro Br em São Paulo no mês de julho, incluindo duas agências inauguradas no litoral, em Santos e Guarujá, consolidando sua posição frente ao mercado. O Sicoob UniCentro Br está hoje entre as cinco maiores cooperativas do Sistema Sicoob.

“Parabenizo a todos que percorreram um grande caminho desde a fundação da instituição, há 31 anos, em Goiânia. O Sicoob UniCentro Br cresceu, se fortaleceu, aumentou o número de ativos, de cooperados e mais importante, aumentou o seu portfólio com empréstimos, captação, prestação de serviços, tudo que é importantíssimo para todos os setores. A economia brasileira é impulsionada pela agricultura, pela produção, e hoje o Brasil tem como grande vetor econômico seja para a geração de empregos, seja para geração de renda, a agricultura. É onde está a força competitiva para a economia brasileira. E vocês representam tudo isso, estão aqui representando o que há de melhor, o que há de mais forte, portanto, é uma satisfação para mim estar aqui”, declarou o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O diretor-presidente da cooperativa, Raimundo Nonato, ressaltou a importância do modelo cooperativista para o desenvolvimento econômico. “É um motivo de orgulho a inauguração dessas agências em São Paulo. É uma demonstração clara de que quando um trabalho é bem feito, gera frutos, e o que estamos colhendo é essa expansão maravilhosa da nossa cooperativa. O nosso intuito é principalmente estar próximo ao nosso cooperado, fomentando novos negócios, oferecendo o suporte da nossa equipe altamente qualificada, promovendo justiça financeira, desenvolvimento da região, e claro, realizando ações em prol da comunidade”.

Expansão do cooperativismo

O movimento de expansão da cooperativa vai na contramão do que se tem visto no mercado financeiro, visto que grandes bancos têm fechado suas agências. Dados divulgados nesta quarta-feira, 12 de julho, pelo Banco Central apontam que as cooperativas de crédito mantiveram-se como o segmento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) que mais cresce. Os números mostram que o setor encerrou 2022 com 9.122 unidades de atendimento, aumento de 1.010 unidades (12,5%) em relação ao ano anterior.
Além disso, o segmento opera em 55,3% dos municípios brasileiros, totalizando 3.080 localidades. Apenas no ano passado, 174 novos municípios passaram a contar com uma unidade de atendimento de cooperativa de crédito.


“Enquanto as instituições financeiras tradicionais estão migrando para o atendimento 100% digital e virtual, nós, como cooperativa, acreditamos na força do atendimento pessoal e personalizado, sempre próximo às comunidades em que estamos inseridos. Por isso, nosso plano de expansão envolve investimento na manutenção e incremento nas nossas agências físicas”, explica o diretor de Relacionamento e Inovação do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia.

O arrojado projeto de expansão de agências da cooperativa vem sendo executado desde o ano passado, o que fez com que o Sicoob UniCentro Br se consolidasse, de fato, como uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil – já são mais de 104 mil cooperados. Em 2022, a cooperativa obteve ainda o crescimento de quase 40% em relação aos ativos totais administrados, atingindo o montante de 6.3 bilhões de reais. A previsão para 2023 é chegar na marca de 119 mil cooperados, superando 8 bilhões em ativos.

Grande marco

A centésima filial é um marco na história da cooperativa. O Superintendente do Sicoob UniCentro Br em São Paulo, Émerson Ferreira, frisa o quão vantajoso é estabelecer a agência na Avenida Faria Lima. “Inaugurar uma cooperativa de crédito em uma localização tão estratégica fortalece nosso compromisso com a cultura cooperativista, baseada na colaboração, transparência, personalização e responsabilidade social. Estamos certos de que nossa primeira agência na avenida irá beneficiar não apenas nossos cooperados, mas impulsionar a economia local e consolidar a comunidade empresarial”, afirma.

Altamente interativa, a agência 100 possui diferenciais relacionados à sustentabilidade e tecnologia, como, por exemplo, o fato de ser 100% digital. Não há uso de papéis, os meios tradicionais de comunicação como cartazes e panfletos foram trocados por tablets e telas interativas. Copos de plástico também foram substituídos por copos descartáveis ecológicos, 100% biodegradáveis.

Já a fachada da nova sede foi pensada para ser ativa – constituída com uma tela de led, é possível transmitir campanhas de interesse em datas especiais. Além dos tradicionais caixas eletrônicos, a agência conta com totens interativos para consulta de produtos e serviços, simulação de taxas e investimentos, e aprendizado sobre finanças. Os cooperados vão poder usufruir de coworking com disponibilidade de Wi-Fi, e ainda acessar espaço exclusivo com cafés especiais, água gaseificada e o tradicional leite com canela da cooperativa financeira.

Sendo um símbolo tão importante para o Sicoob UniCentro Br, a agência 100 terá ainda locais dedicados especialmente para celebrar sua trajetória – o cooperado vai experienciar um espaço com tela interativa, que contará os principais marcos da cooperativa desde sua fundação até a chegada na centésima agência. Somado a este, os presentes também poderão simular um passeio pela Avenida Faria Lima em ambiente com bicicleta e tela digital, além de aproveitar um ambiente instagramável com interação lúdica.

Sobre Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 6.6 bilhões de ativos e conta com mais de 104 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp