CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/12/2019 às 15h48min - Atualizada em 17/12/2019 às 15h48min

Associação Paulista Viva promove “III Festival da Cerâmica” e “I Feira Paulista de Artes” no vão livre do MASP no dia 21/12

Eventos celebram os 128 Anos da Avenida Paulista no Vão Livre do MASP, recebendo mais de 50 artistas e artesãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Piauí

COMMUNICA BRASIL
A Associação Paulista Viva (APV) promove no sábado, dia 21 de dezembro, das 10h às 17h, no Vão Livre do MASP – Museu de Arte de São Paulo, a 3ª edição do “Festival da Cerâmica” e a 1ª edição da “Feira Paulista de Artes”, reunindo artistas da cerâmica contemporânea brasileira, artesãos e designer. Os eventos foram idealizados e contam com curadoria de Fernando Zelman da Galeria Central e direção de arte de Danilo Blanco. A entrada é franca e Classificação Livre.
 
O presidente da Associação Paulista Viva – APV, Lívio Giosa, afirma que “a Associação Paulista Viva reconhece a cerâmica e as práticas artísticas presentes neste evento como patrimônio cultural de nossa cidade”. Segundo ele, “a arte e o artesanato sempre foram importantes meios culturais econômicos de nossa população, razão de comemorarmos os 128 anos da Paulista com aquilo que mais nos representa, o fazer manual”, diz Giosa que é jornalista, engenheiro, administrador e autor de livros.
 
Já se tornando um evento tradicional na cidade, o “Festival da Cerâmica”, que sempre ocorre no MASP, reúne quase 20 artistas e artesãos que irão comercializar obras diversas a partir de R$ 20,00 na técnica milenar da cerâmica. O visitante poderá apreciar ou adquirir objetos utilitários como pratos, panelas, xicaras além de painéis artísticos, esculturas e muito mais, direto do ceramista e a preços especiais.
 
Segundo o curador, Fernando Zelman, a proposta do Festival “é difundir a cultura e arte da cerâmica brasileira ao promover atividades gratuitas, como oficinas e demonstrações com os artistas do Festival, o contato com as obras de arte e junto aos objetos comercializados na Feira da Cerâmica”.
 
Sustentável em sua produção e no uso cotidiano, os utilitários em cerâmica são queimados em alta temperatura, garantindo sua solidez e indicada para o uso em aparelhos domésticos, como forno de micro-ondas, lava-louças e forno convencional, produzidas com argilas e esmaltes naturais.
 
Em conjunto com o “Festival da Cerâmica”, a “Feira Paulista de Artes”, também no Vão Livre do MASP reúne quase 40 artistas, artesãos, estilistas e designers que juntos comercializam criações de materiais e técnicas diversas, antenadas no contexto da sustentabilidade e Economia Criativa.
 
A seleção de todos os participantes ocorreu via edital tendo como proposta contemplar a diversidade de técnicas e estilos, reunindo artistas consagrados como Ana Bozelli, de Sorocaba/SP, mestre, sua produção de utilitários é referência no design nacional; bem como Germana Arthuso, de Parati/RJ, que tem sido destaque em todo o país, entre outros. Como ação social, o evento contará com a participação especial do Projeto Ser ÂMICA que comercializa peças produzidas por jovens da periferia da cidade, reunindo mais de 30 jovens.
 
A Feira Paulista de Artes conta também com nomes de referência, como a aquarelista Carla Petrini, que tem seu trabalho reconhecido na Europa; o artista plástico de São Paulo Roberto Flores e o Coletivo Substrato de Marchetaria, que executa peças produzidas com sobras de madeira sob design e orientação do artista visual e educador social Danilo Blanco. Outro destaque é a participação de artesãos de múltiplas técnicas do estado do Piauí sob coordenação da grande mestra Santana
 
Os visitantes poderão adquirir obras diversas como Pintura, Joalheria, Bijuteria, Moda, Encadernação, Fotografia, Aquarelas além de comidinhas, doces e queijos de pequenos produtores do Sul das Minas Gerais. Haverá ainda a participação especial do Bistrô Glacê do chefe Clayton Freitas, que irá coordenar a parte de alimentação dos visitantes e expositores.
 
Ao longo do evento serão realizadas oficinas e demonstrações junto ao público visitante, que irá colocar a “mão na massa”, contemplando pessoas de todas as idades. A inscrição é no local e gratuita.
 
A CERÂMICA ARTISTICA CONTEMPORÂNEA - PATRIMÔNIO CULTURAL De SP
A cerâmica trata-se da técnica mais antiga produzida pelo homem na construção de artefatos modelados em argila e queimados em elevada temperatura. No Brasil, a cerâmica faz parte de nossa cultura, a partir da prática indígena, transformando-se ao longo dos tempos através da miscigenação de técnicas europeias e orientais. O Brasil é considerado como o 2o polo mundial da produção em cerâmica industrial e desponta como um dos principais da cerâmica artística, por conta da pluralidade de estilos e o emprego de técnicas diversas. Segundo o curador Fernando Zelman “a cerâmica além de estar relacionada com nossas raízes é absolutamente atual e sustentável. A comida preparada em uma cerâmica é muito mais saudável que em qualquer outro material, mantém a temperatura do alimento e se descartada não polui” revela o curador, colecionador e pesquisador em cerâmica, que nos últimos anos vem se dedicando a promoção de ações culturais com foco na cerâmica.
 
SERVIÇO:
“III Festival da Cerâmica” e “I Feira Paulista de Arte” no Vão Livre do MASP
Data: Dia 21 de dezembro, sábado, das 10h às 17h
Local: MASP: Vão Livre – Esplanada Lina Bo Bardi, Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo, SP |
Curadoria e Produção: Fernando Zelman – Galeria Central
Direção de Arte: Danilo Blanco | Apoio Prefeitura de São Paulo e MASP
Acesso à pessoa com deficiência | próximo ao Metrô Trianon-MASP | Aceita todos os cartões | classificação livre | entrada franca |
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp