09/11/2023 às 18h05min - Atualizada em 10/11/2023 às 00h00min

No Brasil, 25% das startups são lideradas por pessoas negras, aponta Maitê Lourenço durante a Semana de Inovação

A CEO da BlackRocks Startups destacou que esse percentual foi uma surpresa positiva, mas ainda há muito caminho a ser percorrido

Wal Sousa
Enap

Contextualizando informações sobre diversidade racial no ecossistema de startups, a fundadora e CEO da BlackRocks Startups, Maitê Lourenço, falou sobre a importância da tecnologia, da inovação e dos impactos para a população brasileira durante a Semana de Inovação 2023, que acontece virtualmente e presencialmente até esta quinta-feira (9), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

De acordo com Lourenço, atualmente, 25% das startups são lideradas por pessoas negras. “Para nós é uma surpresa positiva, mas sabemos o quanto ainda teremos que caminhar para chegarmos aos 56%, considerando o tamanho da população brasileira. Nós queremos voltar a fazer o mapeamento para entender como elas conseguem investimento, quais são os desafios que enfrentam e quais as possibilidades que encontram nesse mercado. 

Ela explica que o desafio das startups lideradas por pessoas negras é a concorrência. “Esse é um processo que elimina as possibilidades das startups acessarem os órgãos públicos. Deixo aqui a minha provocação para que sejam geradas cada vez mais ações afirmativas que possam proporcionar oportunidades às startups lideradas por pessoas negras, porque soluções existem”, enfatizou. 

A CEO ainda elogiou eventos como o da Semana de Inovação. “Isso pulveriza e capilariza as informações, principalmente no meu caso de diversidade racial dentro deste ecossistema. Estar aqui é importante, porque me sinto conectada cada vez mais com pessoas que estão envolvidas nesse processo e se sentem incentivadas a pensar e a desenvolver soluções que possam agregar valor a esse público pensando na população negra”.

Equidade

Equidade também foi o mote da palestra de Maitê Lourenço. Para ela, não há como falar em inovação sem olhar para a equidade. “A maior inovação possível é se tivermos equidade, e para isso é necessário ter uma proporcionalidade na população negra, nas mulheres, pessoas amarelas, indígenas que não estão nesse processo de inovação”, disse. 

A CEO pontuou que uma pesquisa realizada pela BlackRocks com 33 stakeholders mostrou que 71% nunca ou raramente receberam apresentações de pessoas negras para participar de programas de aceleração, e 81% responderam que trabalham com indicação de projetos. “A conclusão é que investir em startups e pessoas semelhantes faz com que os negócios e as tecnologias sejam sempre iguais”. 

SI 2023

O evento, totalmente gratuito e interativo, começou ontem e segue até o dia 9 de novembro, na sede da Enap, em Brasília (DF), e também virtualmente. As vagas presenciais estão encerradas, mas ainda é possível se inscrever para a agenda online por meio do site: semanadeinovacao.enap.gov.br. A expectativa é de que 20 mil pessoas participem, mais que o dobro do público de 2022. Para acessar todas as informações sobre a Semana basta baixar o aplicativo oficial do evento pela loja de apps do seu aparelho de celular (IOS ou Android). O tema escolhido para este ano é Reconectar para Reconstruir. 

Foram mais de 500 horas de programação divididas entre atividades presenciais e em uma plataforma virtual, que conta com transmissão ao vivo, atividades exclusivas para o público virtual e ações de gamificação, além de um espaço de networking, atividades culturais, oficinas e outras ações. 

SERVIÇO:
Semana de Inovação 2023 da Enap

Data: 7, 8 e 9 de novembro

Formato: Híbrido

Onde: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), SPO Área especial 2-A - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900

Mais informações e inscrições:  semanadeinovacao.enap.gov.br


Sobre a Semana:

A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento conta com o patrocínio da Dataprev, da Petrobras, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Instituto Unibanco, da Microsoft, da CAIXA, do Banco do Nordeste e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Anatel.

Tem também o apoio do Banco do Brasil, do Instituto Eldorado, da Embaixada da Dinamarca, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF),da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a participação de diversas instituições do Governo Federal, de organismos internacionais, de grupos da sociedade civil e de representantes do setor privado.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp