17/11/2023 às 17h49min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h00min

Operações Legais: o jurídico é oportunidade de negócio

Ebook inédito e gratuito apresenta uma nova visão aliada à tecnologia sobre a gestão das atividades jurídicas

Ana Cristina Rosado
www.finchsolucoes.com.br
divulgação
Desde 2018, a contratação de profissionais de Operações Legais aumentou em 76% em departamentos jurídicos, segundo a consultora Gartner. De acordo com a FGV Direito SP, 61% das habilidades exigidas para a advocacia são conhecimentos extrajurídicos: gestão de negócio, habilidades socioemocionais e conhecimento tecnológico são buscadas por gestores e contratantes. Pensando nesse mundo jurídico que exige profissionais multidisciplinares, a Finch lança o e-book gratuito “Operações Legais: o jurídico é oportunidade de negócio”, neste mês de novembro, para abordar os desdobramentos e os impactos do assunto no Brasil.
 
A implementação de Operações Legais (Legal Operations - Legal Ops) tem sido considerada fundamental para potencializar as rotinas e demandas do universo jurídico, em que as atividades jurídicas não são um custo necessário para as empresas, mas oportunidades de negócio – com possibilidade de potencializar os resultados financeiros, sociais e culturais.  No entanto, é preciso entender como implementar e aprimorar essas práticas em cenários com sobrecarga de processos, como ocorre no país, onde somente em 2022, foram mais de 100 milhões de ações em tramitação, correspondendo a cerca de 6 mil processos para cada juiz atuante no judiciário, segundo o Conselho Nacional de Justiça.

“É preciso gerir com eficiência. Revisar a forma como o operacional é estabelecido. Com o avanço das tecnologias, o setor jurídico precisa de investimento em gestão. Ao delegar a softwares as rotinas de operação, somados a um modelo de gestão eficiente, a atividade intelectual dos advogados é priorizada e valorizada. O advogado se torna agente protagonista com a tecnologia”, afirma Renato Mandaliti, CEO da Finch. 
 
O livro destaca a importância fundamental de três pilares nas Operações Legais: pessoas, processos e tecnologias. Para as pessoas, a ênfase recai na qualificação e na adequação dos profissionais para cada função, incentivando habilidades especializadas, comunicação aberta, diversidade e trabalho em equipe. Investir em um time diverso e motivado, capaz de lidar com desafios, é crucial para o sucesso. No que diz respeito aos processos, a definição de uma estratégia e a sua estruturação é fundamental, com perguntas-chave para guiar o desenvolvimento de operações eficientes. Os processos devem ser claros, apoiados por recursos adequados, oferecendo métricas de desempenho e padronização para garantir eficiência, sem depender de indivíduos específicos. É enfatizado que os processos são suscetíveis a mudanças e devem se adaptar conforme os objetivos e estratégias evoluem. Quanto às tecnologias, elas desempenham um papel de suporte para otimizar operações e o tempo dos colaboradores, incluindo automação de processos, suporte ao desenvolvimento organizacional e análise de dados para o planejamento estratégico.
 
“As Operações Legais não existem sem estratégia e processo. Dependem da combinação eficiente entre pessoas qualificadas, processos bem estruturados e o suporte tecnológico adequado. A formação de equipes diversificadas, a clareza dos processos operacionais e a utilização de tecnologias para otimização e análise de dados contribuem efetivamente para uma operação jurídica de excelência, por meio de uma abordagem integrada e adaptável às mudanças do ambiente corporativo”, afirma Emilia Cappi, diretora de Novos Negócios, Arquitetura de Soluções e Marketing e Comunicação da Finch.
 
O trabalho ainda inclui casos de sucesso como o de um escritório de advocacia, com mais de 150 advogados, que enfrentava desafios na eficiência operacional. A equipe da Finch identificou gargalos na operação, como processos indefinidos, alocação indefinida de tarefas e desafios entre os setores de Controladoria e Operações Legais. Após um mapeamento aprofundado, a consultoria propôs um novo processo de trabalho, resultando em um plano de ação de 90 dias para corrigir desperdícios, estruturar o trabalho e aprimorar indicadores. A imersão no ambiente do escritório foi crucial para gerar dados valiosos, novas métricas de desempenho e estratégias embasadas.
 
Outro estudo apresentado foi o do departamento jurídico de um banco digital, onde a equipe da Finch identificou repetições de impedimentos não registrados no sistema, criou funcionalidades para registrar falhas e estabelecer datas e prazos, e habilitou um novo fluxo de trabalho na carteira trabalhista, eliminando os entraves do fluxo operacional. O diferencial foi a adaptação do X-Gracco, sistema de gestão de processos da Finch, aos melhores usos das ferramentas e sua personalização para o departamento.
 
E o terceiro exemplo conta a operação em um departamento jurídico de uma rede de televisão, que buscava agilidade na gestão de demandas e integração da equipe. A consultoria da Finch gerou mais de 30 insights e planos de ação personalizados melhorando a integração da equipe, comunicação interna, uso de ferramentas tecnológicas e gerando feedbacks dos principais stakeholders.
 
Estes casos demonstram de forma concreta como uma empresa de tecnologia trouxe soluções personalizadas e estratégicas para resolver desafios operacionais em diferentes contextos jurídicos, utilizando abordagens imersivas, adaptação de sistemas e foco na otimização de processos.
 
“A grande chave para o Legal Ops é o conhecimento do negócio, aplicado a estratégias e processos personalizados para cada operação. Sob uma cultura Data Driven, por exemplo, os advogados verificam os melhores cenários para tomadas de decisão mais inteligentes, com base em dados estruturados. A tecnologia serve como aliada, capaz de analisar milhares de ações judiciais e identificar padrões de decisões, e estimar os ganhos e perdas de cada ação”, finaliza Renato.

Ao final, a obra aborda sobre o avanço da inteligência artificial que revolucionou o campo jurídico, permitindo aos profissionais do Direito o acesso às diversas tecnologias jurídicas. As aplicações da IA nesse contexto abrangem a gestão eficiente de documentos, análises preditivas para identificar oportunidades e riscos, automação de tarefas repetitivas, permitindo que os advogados se concentrem em atividades mais complexas, e o fornecimento de dados estruturados para embasar decisões estratégicas. Além disso, o livro também menciona a IA Generativa, um ramo que abarca a IAs com capacidade criativa, treinadas a partir de uma base de dados extensa. No contexto jurídico, essas inovações tecnológicas têm o potencial de redefinir e aprimorar as práticas e os processos da área.
 
O e-book “Operações Legais: o jurídico é oportunidade de negócio” é gratuito e pode ser baixado por meio do link: https://conteudo.finchsolucoes.com.br/e-book-operacoes-legais-o-juridico-e-oportunidade-de-negocio.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp