CIDADE NO AR Publicidade 728x90
19/12/2019 às 18h13min - Atualizada em 19/12/2019 às 18h13min

Dicas para economizar energia

Agência A Assessoria

Temperaturas altas fazem aumentar a conta de luz, mas é possível economizar

 

Não tem jeito! Com a chegada do verão e as altas temperaturas é normal que gastemos mais energia elétrica, principalmente pelo aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Contudo, o uso excessivo desses mecanismos traz riscos sérios ao meio ambiente, além de causar surpresas com a chegada da conta de luz.

Mesmo diante deste cenário ainda é possível economizar energia no verão, mas sem perder o conforto. Quem dá as dicas é o empresário Juliano Mafra, que comanda a Foco Áudio & Vídeo, em Itapema. A loja é especializada em soluções de áudio, vídeo e automação residencial personalizada. Juliano explica que algumas mudanças nos hábitos já são suficientes para baixar a conta, mas sem sofrer com o calorão da estação.

Ele começa falando sobre ventilador e ar-condicionado. “Difícil suportar as altas temperaturas sem recorrer a refrigeração de ar, porém estes são os aparelhos que mais consomem, principalmente porque são os que ficam mais tempo ligados”, pontua. A dica é deixar portas e janelas fechadas quando eles estiverem ligados, evitando que o ar frio se dissipe. Outra dica é escolher modelos de ar-condicionado com a função inverter e com selo de eficiência energética, além de limpar o filtro do ar com frequência.

Segundo Juliano Mafra, um dos vilões da conta é o chuveiro elétrico, responsável direto pelo valor na fatura de luz, inclusive o ano todo. Porém, um banho mais quentinho tem seu preço. “No verão não tem necessidade de banhos quentes e mudar a chave do aparelho para o modo verão é essencial. Só aí a economia é de cerca de 30%. Quem não se importa com um banho mais fresquinho, pode inclusive desligar a chave e usar a água em temperatura ambiente”, acrescenta.

A iluminação da casa também pode ser um inimigo do seu bolso. Elas exigem muito consumo de energia. Por isso, opte por lâmpadas de cores claras. A iluminação de LED, por exemplo, não propaga o calor e é melhor que a lâmpada incandescente. Além disso, ajudam na climatização do ambiente, evitando que o local fique muito quente.

Já os aparelhos de refrigeração, como geladeira, freezer, ou frigobar precisam ficar ligados durante todo o ano, mas em épocas quentes, eles sofrem uma sobrecarga e consomem mais energia. Para amenizar os gastos a dica é não deixá-los próximos ao fogão, instalar o aparelho em um ambiente em que haja circulação de ar, além de manter a manutenção em dia e evitar abrir e fechar a porta o tempo todo.

Juliano ainda explica que aparelhos que não são usados o tempo todo, como televisão, roteador, rádio ou computador devem ser tirados da tomada. “Parece pouco, mas hábitos simples vão baratear sua conta no final do mês e a economia será percebida a curto prazo. Além de ajudar o meio ambiente você também vai ajudar o seu bolso”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp