CIDADE NO AR Publicidade 728x90
29/12/2023 às 11h07min - Atualizada em 03/01/2024 às 00h00min

8 estratégias para alcançar a aprovação em entrevistas para cargos de liderança em 2024

Patricia Y. Agopian, especialista em carreira, oferece orientações para os candidatos terem 100% de aprovação em uma entrevista para um novo cargo

Consuelo Magalhães
FreePik

Com a chegada de um novo ano, a esperança de conquistar um emprego melhor em 2024 se renova, aumentando a procura de profissionais por novas oportunidades para alavancar suas carreiras. De acordo com o levantamento realizado pela empresa ManpowerGroup, o Brasil ocupa a 10ª posição entre os países que mais pretendem contratar no primeiro trimestre de 2024, com uma expectativa de emprego de 32%. A pesquisa contou com a participação de mais de 40 mil entrevistas em 41 países e territórios, incluindo o Brasil. Para especialista em carreira, Patricia Y. Agopian, saber contar a sua história é a grande estratégia para se destacar durante uma entrevista de emprego. "Sem frases decoradas. Lembrar que você precisa encantar o entrevistador", diz.

Patricia explica que pessoas estão em busca de salários melhores e de reconhecimento, principalmente com a chegada de um ano novo. "Bons profissionais não querem ficar estagnados, buscam ascensão na carreira", diz a CEO da Bússola Executiva, maior Escola Digital de Formação e Aceleração de Carreiras Executivas do Brasil. Pensando nisso, a especialista oferece dicas de como se preparar para se destacar em uma entrevista. 

1. Dê uma boa primeira impressão:

É comum que uma entrevista de emprego seja iniciada com os recrutadores perguntando para os candidatos falarem um pouco melhor de si, para conhecer-los melhor. "Sempre que for falar de você, comece por um breve resumo da sua vida pessoal: status civil, com quem mora, o que gosta de fazer, se tem filhos... Depois, entre na trajetória profissional em ordem cronológica. Sempre de forma íntegra e verdadeira. Fale dos resultados que gerou para empresas por onde passou. Pode ser uma conquista ou um grande aprendizado. Se puder levar números, nunca absolutos e sim em porcentagem. Lembre-se: quando você se prepara para uma entrevista, suas chances são maiores", afirma a especialista em formação e aceleração de carreira executiva.

2. Conquiste o entrevistador:

Patrícia explica que candidato precisa de brilho no olhar e firmeza na voz. Demonstrando orgulho em ter feito parte do projeto ou daquele resultado, sem entrar em detalhes, mas falando de seu legado. "Mostre abertura ao novo. Observe a reação de quem entrevista você, faça a leitura do outro e vai testando sua fala. Um exemplo de como criar conexão: você fala que tem filhos e o entrevistador sorri, pega esse gancho para criar uma ligação com ele, pergunta se ele também tem. E diz como os filhos trazem felicidade", recomenda a profissional.

3. Faça bom aproveito do tempo:

Atualmente o tempo é considerado como algo valioso por diversas empresas, e gastá-lo é um dever constante entre seus colaboradores, pensando nisso, Patrícia sugere um bom uso dos minutos durante a entrevista de emprego, já que o entrevistador tem uma agenda a cumprir, um tempo determinado, sendo um dos principais motivos parar não entrar nos detalhes.

5. Todos possuem fraquezas e cometem erros:

Outro ponto comum durante um processo seletivo é omitir seus pontos fracos, na maioria das vezes por sentir receio de perder a oportunidade da vaga por conta da sua sinceridade ou por se sentir desconfortável ao expor suas fraquezas, a especialista em carreiras explica que esse comportamento é um equívoco.

"Os erros fazem parte, mostre como transformou o erro em aprendizado. Leve isso para entrevista de forma leve, sem enfatizar os gaps. Os assuntos têm a importância que o candidato dá. Se você é perguntado sobre alguma habilidade que não possua, não se desmotive. Mostre que está disposto a desenvolvê-la, que está aberto ao novo. Nunca se sinta como um devedor em uma entrevista. Faz toda a diferença a forma como transmite seu relato", afirma a CEO da Bússola Executiva.

5. Não omita sua jornada profissional:

Outro ponto que gera um receio da parte dos entrevistados é explicar quanto tempo teve de permanência em antigas empresas, porém, Patrícia indica mostrar que a diversidade de empresas na jornada profissional trouxe oportunidades de vivenciar e conhecer diversas culturas e gestores diferentes. Mas, que agora quer fazer carreira em uma empresa sólida e busca estabilidade.

6. Demonstre sua gratidão:

"Ser grato pelas experiências mostra reconhecimento. Por exemplo: o diretor da época, me ensinou muito. Naquele momento, eu apresentava um gap x, mas ele me desenvolveu e eu aprendi", pontua a especialista em formação e aceleração de carreira executiva.

7. Como abordar a pretensão salarial:

Considerada como a parte mais delicada durante uma entrevista de emprego por diversos candidatos, apesar do receio de falar sua pretensão e parecer que está pedindo além ou menos do que o ideal, Patrícia orienta responder de forma indireta, algo como: "Acredito que a empresa tenha uma política de salário, ferir a política não é o caminho, mas é importante fazer sentido pra mim. Posso te falar meu último salário e podemos conversar em cima disso. Mostrar que acredita que os benefícios que a empresa oferece são de certa forma salários indiretos (plano de saúde, ticket, participação nos lucros...)", indica a especialista.

8. E se não tiver as qualificações necessárias para a vaga?

Se a entrevista é para um cargo de liderança, mas o candidato ainda não teve a oportunidade de fazer a gestão de uma equipe, Patrícia diz que não há problema nisso, o que importa é ser sincero. "É necessário falar que oficialmente nunca foi líder, mas que acredita que há várias formas de liderança e contar algum projeto que você ficou à frente, mencionando os resultados obtidos por você e pela equipe envolvida", explica a especialista em formação de carreira.

 

Sobre Patrícia Y. Agopian:

Patrícia é referência como especialista em formação de carreira executiva, alta performance e em aceleração da jornada profissional. Com mais de 20 anos de atuação no mundo corporativo, já teve passagem por grandes empresas, como C&A, Centauro e Etna. Hoje, como CEO e fundadora à frente da escola on-line Bússola Executiva, já formou mais de 3.500 alunos que almejam um cargo em uma cadeira executiva. Com MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec, atua como palestrante e mentora de executivos e profissionais em busca ou que ocupam cargos de liderança.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp