16/01/2024 às 17h02min - Atualizada em 16/01/2024 às 20h00min

Três dicas para promover a saúde mental e bem-estar dos colaboradores

Especialista em treinamento humanizado destaca ações que colaboram para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Luiza Menezes
Pam Stracke, CEO e cofundadora da Kiwi, Crédito da imagem Jade Scarlato

A Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que a depressão será a principal causa de incapacidade até 2030. Diante deste cenário, é necessário que as empresas reconheçam a importância de realizar ações que promovam a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Para colaborar com empresas e líderes, Pam Stracke, CEO e cofundadora da KIWI, uma empresa de consultoria e treinamento humanizada que produz soluções em educação corporativa, inclusão, equidade, diversidade e auxilia outros negócios a avançarem em pautas ESG, separou três dicas para promover a saúde mental e bem-estar dos colaboradores. Confira abaixo: 

1. Invista em um ambiente socialmente seguro

Para a executiva, as companhias possuem um papel fundamental na busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador. “É por meio do envolvimento das empresas que é possível criar um ambiente de trabalho mais justo e produtivo. Investir em um ambiente socialmente seguro e saudável não só beneficia e valoriza os trabalhadores, com um ambiente mais positivo e apoiador, como também traz o aumento de produtividade e retenção de talentos. Além disso, ajuda a criar uma cultura de respeito e apoio mútuos”, complementa Pam.

2. Promova ações que incentivem a saúde mental

Difundir ações saudáveis de cuidado em saúde mental ajuda os trabalhadores a  lidar com as crises do dia a dia desencadeadas por temas que tenham relação com o trabalho e a vida profissional. Entre as ações que as empresas podem oferecer, estão: treinamento da liderança e colaboradores, palestras, eventos, boletins informativos sobre o tema e apoio psicológico. “Isso permite que as pessoas reconheçam os sinais de alerta e se sintam cada vez mais confortáveis para buscar ajuda”, esclarece a CEO da KIWI.

3. Avalie o melhor formato de trabalho 

Uma das grandes mudanças que a pandemia de Covid-19 trouxe foi a migração para o regime de trabalho remoto. Hoje, temos muitas empresas que estão no processo de retorno aos escritórios, total ou parcialmente, mas como isso impacta na saúde mental? “O capital humano é fundamental para o crescimento econômico dos negócios. Por isso, pensar e desenvolver políticas com jornadas flexíveis é o caminho a ser seguido. As interações sociais são importantes e fundamentais, bem como ver outros ambientes. Mas possibilitar um formato de trabalho adaptável que permita autonomia do colaborador em saber identificar quais tarefas funcionam melhor no escritório de outras que são melhores de fazer de forma remota ajudam no relacionamento entre o trabalho e a saúde mental”, finaliza Pam. 








 

Sobre a KIWI

A KIWI é uma empresa de consultoria e treinamento humanizada que produz soluções em educação corporativa, desenvolvimento de liderança consciente e sustentabilidade (ambiental, social e de governança corporativa). Fundada por Pam Stracke, Fernanda Caruso e Carol Martins, a companhia leva aos seus clientes conteúdos customizados respeitando o tempo e o processo de cada pessoa. Seus serviços focam na mudança de pensamentos e comportamentos; e carregam conhecimento, ferramentas e ações, que podem ser aplicados por meio de facilitações, mentorias, workshops, palestras, experiências presenciais e online e outros. A companhia, que é especialista em transformar boas intenções em soluções de grande impacto, já capacitou mais de 500 profissionais, desenvolveu mais de 30 projetos e atuou com mais de 10 empresas e entre elas Wavin, Wickbold, JBS, TNC e outras, tem como CEO, Pam Stracke, empreendedora e mestre em empreendedorismo social, que já fez projetos em mais de 80 empresas, como: Google, Magazine Luiza e Natura.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp