18/01/2024 às 17h13min - Atualizada em 19/01/2024 às 00h00min

Empresa que realiza seus processos seletivos em formato 100% digital ensina técnicas para uma entrevista online certeira

Gerente de RH do Grupo GR acredita que modelo reduz tempo e custos e permite uma abrangência maior para selecionar os melhores candidatos

Igor Oliveira
Wikimedia Commons
A busca por colaboradores qualificados, que possam rapidamente assumirem as vagas abertas com competência, passou a fazer parte do cotidiano das áreas de Recursos Humanos. Para alcançar a excelência, um método utilizado por algumas empresas é o processo seletivo totalmente informatizado, com o cadastro de currículos nos sites e entrevistas online. O modelo reduz o tempo e os custos e permite às empresas aumentarem a área de abrangência geográfica para selecionar os candidatos.
“Cada vez mais os departamentos de RH se utilizam de recursos tecnológicos para obterem os melhores resultados no recrutamento de novos funcionários. É uma tendência que se intensificou durante a pandemia e que permaneceu, pelo alcance dos objetivos”, analisa Vitor Ferreira, gerente de RH do Grupo GR.
Segundo Ferreira, a escolha errada de candidatos para as vagas abertas acarreta custos desnecessários para as empresas, com a rotatividade das pessoas, pagamento de encargos trabalhistas e o não cumprimento das práticas do trabalho: “Por isso, é necessário que as empresas se estruturem para ter um RH mais eficiente, para chegarem ao objetivo de encontrar o candidato certo para a vaga certa.”
Estude bem a vaga e o perfil do candidato de que precisa
Para conseguir um bom resultado na entrevista online, o selecionador precisa estudar quais as competências principais da vaga e traçar o que precisa ser avaliado no perfil. Outro fator importante é encarar a entrevista como se fosse presencial, procurando humanizar a conversa para deixar o candidato mais confortável para responder às questões de modo natural.
“Nas entrevistas online, há situações que podem atrapalhar a conversa, como crianças e animais e queda de energia e de internet, que podem causar nervosismo no candidato. Procure mostrar simpatia e que entende que essas coisas podem acontecer”, afirma Ferreira.
Para que haja um melhor planejamento da estrutura para a conversa, é importante marcar a entrevista com antecedência, a fim de que o candidato possa baixar aplicativos ou softwares e receber todas as orientações possíveis.
Diferentemente de uma entrevista presencial, em que o candidato pode observar as instalações da empresa, no remoto é necessário que o selecionador traga informações sobre a cultura organizacional e identificar se o candidato está apto a ela. “Também é sempre bom ter uma lista de perguntas à mão, caso a memória falhe.”
Segundo o especialista, o recrutamento online traz mais elementos para que as equipes de RH façam uma escolha mais assertiva e democratiza a seleção, facilitando as inscrições e o envio de currículos, já que candidato pode fazer da sua própria residência, sem custos com os deslocamentos.
No Grupo GR, empresa empregadora referência em segurança e terceirização de serviços, todos os processos seletivos são realizados de forma online. As cerca de 200 vagas abertas por mês, por todo o Brasil, são divulgadas no site, no ícone “Trabalhe conosco” e os selecionados passam por entrevistas online, afirmou.
Sobre o GRUPO GR
O GRUPO GR é referência nacional na prestação de serviços especializados de Segurança Patrimonial, Portaria, Controle de Acesso, Bombeiro Civil, Recepção, Limpeza, Segurança Eletrônica e atende condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, sites logísticos, redes de lojas, construtoras, facilities e empresas de vários segmentos em todo o Brasil. Atuante no mercado desde 1992, possui sede na capital paulista.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp