24/01/2024 às 10h43min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h00min

Programa Embaixadores da Saúde Mental da Amanco Wavin promove rede de apoio entre colaboradores

Iniciativa conta com atuação de 63 voluntários da companhia para promover bem-estar emocional

Amanco Wavin
Amanco Wavin
A saúde emocional dos colaboradores de uma empresa se tornou um ponto de atenção especial nos últimos anos. Com a pandemia e as consequências enfrentadas por todos durante e após a quarentena, contar com apoio no que diz respeito ao bem-estar físico e mental passou a fazer parte do dia a dia de todos, especialmente de quem seguiu sua rotina normalmente durante um período de incertezas e instabilidade.

Sabendo da importância humana e estratégica de oferecer suporte para os seus colaboradores por meio da abordagem do tema “saúde mental” de forma mais aberta e frequente, a Amanco Wavin criou o programa Embaixadores da Saúde Mental. A iniciativa reúne funcionários voluntários que atuam prestando algum tipo de auxílio para quem precisa, tornando-se referência de cuidado e acolhimento dentro do ambiente de trabalho.

Capacitação - O programa recruta pessoas dentro das operações da Amanco Wavin com o objetivo de capacitá-las por meio de treinamentos com os módulos introduzindo a segurança psicológica, gerenciando o estresse e a pressão no trabalho, saúde mental e bem-estar no trabalho e embaixadores como promotores da cultura de cuidado.

Atualmente a inciativa conta com 63 voluntários das áreas de produção, logística e Comercial, que atuam lado a lado com os colegas formando uma rede de apoio interna desempenhando um papel de escuta ativa que vai desde o apoio para lidar com questões de saúde mental – orientado como o colaborador pode pedir ajuda – até a indicar benefícios oferecidos pela empresa ou direcionar outras questões específicas internamente.

“A ideia surgiu durante a pandemia de covid-19, quando notamos um aumento nas questões relacionadas à ansiedade, inclusive nos colaboradores que atuavam nas fábricas. Sabendo da dificuldade de muitos em se abrir e lidar com questões de saúde mental, pensamos em contar com o apoio dos próprios funcionários para abrir um canal de diálogo em que todos pudessem se sentir confortáveis em acessar e pedir ajuda”, diz Renato Polonio, coordenador de Recursos Humanos da Amanco Wavin.

Evolução - De 2020 para cá, o papel dos embaixadores evoluiu e foi além de apenas uma escuta, se tornando mais ativo. Após o treinamento recebido, com o apoio de um fornecedor especializado em serviços de terapia online, o voluntário segue uma rotina que envolve um trabalho semanal. Durante os Diálogos Diários de Segurança, eles levam informações relevantes sobre temas envolvendo saúde mental, além de terem a oportunidade de conversar e trocar experiências com os outros colaboradores. Junto a isso, mensalmente o embaixador responde a uma pesquisa que se torna um termômetro emocional da equipe.

“É importante reforçar que os nossos voluntários não atuam como psicólogos, médicos ou recursos humanos. Por meio da escuta ativa, eles são uma ponte importante tanto para os colegas que precisem de apoio emocional, quanto para a companhia que encontra nos seus colaboradores uma forma de melhorar ainda mais o ambiente interno e a saúde mental de seus colaboradores”, avalia Renato.

A iniciativa, que também tem servido de modelo para outras empresas, deve ser ampliada nos próximos meses recebendo novos embaixadores. A intenção é ir além do chão de fábrica e atingir outras áreas da companhia em que os desafios, questões internas e diálogos de cada um são ainda mais diversos, exigindo uma abordagem diferenciada.

“Sabemos que a forma como o colaborador se abre para o seu líder é diferente da forma que ele se abre para o colega, por isso acreditamos tanto nos resultados dessa inciativa. Esse é um programa de muito orgulho pois encontramos através dos voluntários um novo canal para levar apoio emocional aos colaboradores”, finaliza o gestor.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp