24/01/2024 às 10h43min - Atualizada em 25/01/2024 às 00h00min

Liderança de Excelência: Qualidades Fundamentais para se tornar um Líder em 2024

Lucas Atanazio Vetorasso é CEO da ATNZO Franchise Co. com mais de 3.000 franquias espalhadas pelo mundo

Lucas Atanazio Vetorasso
atanazio.com
Divulgação
Está aí um tema que sempre é abordado junto a mim, seja em entrevistas, almoços e até roda de amigos onde o assunto vira e mexe volta ao mundo dos negócios. Com o tempo, essa imersão profunda e contínua em liderar e resolver, sendo até metaforicamente redundante, já que liderar é resolver, acaba fazendo parte do que somos. Mas isso é treinável? Claro que é. Brinco sempre que se eu fosse guiado pelo zodíaco, acabaria morrendo de fome, já que meu signo – libra, é conhecido por indecisão. Mas isso é papo pra outra escrita. Essa jornada de tanto tempo a frente de pessoas e negócios possibilitaram que eu identificasse qualidades cruciais para a formação de excelência em um líder. Claro, fazem parte de uma lista que, se desdobrada, poderia ser um grande e exaustivo livro. Vamos nessa explorar esses atributos e analisar cada um deles.

Visão Estratégica:
A primeira qualidade essencial é visão! Estratégia é movimentar as peças já pensando na próxima jogada. Citando Bonaparte: “A grande arte é mudar durante a batalha. Ai do general que vai para o combate com um esquema”. Citação esta que condiz muito com a visão estratégica de um líder que deve saber quando e onde mudar qualquer rota antes mesmo desta ser necessária.

Comunicação Clara e Inspiradora:
Uma comunicação clara e inspiradora é necessidade básica para a liderança eficaz. A capacidade de articular ideias de maneira envolvente é fundamental. Martin Luther King Jr., por meio de seu discurso "Eu Tenho um Sonho" é um testemunho de como as palavras podem transformar a realidade.

Intropatia
Empatia e inteligência emocional são a cola que une equipes. Diferente dos que utilizam-se da máxima “dividir para conquistar”, o foco do bom líder deve ser sempre em unir. O entendimento de conflitos entre gerações e até sobre psicologia e filosofia são necessários para seu desenvolvimento. Filosofia? Oras, claro! A palavra tem origem grega da mistura de: Filos - amor, amizade, afeição, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. Ou seja, conhecimento dos sentimentos humanos. Gente. Mais uma vez, gente é o foco principal.

Resiliência e Adaptação:
Assim como um bambu flexível na pior das tempestades, os líderes devem ser resistentes para se adaptarem às mudanças. Aliás, se há algo factual nesta vida, é a mudança. O líder nasce, normalmente, em um estado de exceção. Sempre quando é preciso que haja um líder, nunca em momentos de paz e alegria. Para isso, é preciso conseguir apanhar e não cair.

Tomada de Decisão Firme:
A capacidade de tomar decisões firmes é vital para um líder. Líderes vacilantes podem minar a confiança da equipe. Friedrich Nietzsche, em suas reflexões sobre a vontade de poder, destaca a importância de decisões feitas na construção do caráter. Para quem não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve e, acredite, ninguém seguirá nunca alguém sem rumos e objetivos, sejam, eles quais forem.

Capacidade de Delegar:
Não estou me referindo ao mito disseminado na internet que líderes devem ser 100% estratégicos. Isso é coisa de guru que nunca construiu nada e nunca soube o que é botar a mão na massa. Estou me referindo à capacidade de delegar corretamente. É como uma manobra de xadrez. Sempre saber escolher as peças certas para as funções e missões corretas.

Foco no Desenvolvimento Pessoal e Profissional:
Conhecimento não ocupa espaço. Investir no próprio desenvolvimento e no crescimento da equipe é uma prática essencial. Escolher do que se alimentar e do que não se alimentar mentalmente está sempre em suas mãos. Você pode escolher continuar “scrolling” por danças no Tik Tok ou se alimentar de coisas que vão agregar à sua vida.

Integridade e Ética:
Como disse Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., "A ética não trata de ser uma pessoa decente, mas de como podemos melhorar a nós mesmos". Esta citação, atemporal em sua sabedoria, destaca a essência de cultivar a virtude como fundamento para uma liderança íntegra. A equipe deve ser reflexo de quem você é. A pergunta é: quem você quer ter ao lado?

Inovação e Criatividade:
"A criatividade é a inteligência se divertindo". Essa antiga citação de Sócrates ressalta a ideia de que a criatividade não é apenas um processo, mas uma expressão vibrante da mente em busca de soluções inovadoras. Líderes visionários compreendem que a inovação não é um luxo, mas uma necessidade imperativa para enfrentar os desafios do presente e esculpir o futuro.

Humildade e Reconhecimento:
Confúcio com sabedoria nos lembra da importância do equilíbrio em todas as circunstâncias. "Quando vencer, não ouse ficar muito contente. Quando perder, não ouse ficar muito triste". Lembre-se que todo excesso é consequência de uma falta.

Frieza e Equilíbrio
Puxando o ensejo do item anterior, equilíbrio, meu caro e minha cara. Equilíbrio. Líderes dotados de serenidade e equilíbrio conseguem enfrentar desafios com calma, tomando decisões ponderadas mesmo sob pressão intensa. Frieza aqui não implica em alguma espécie de gelo emocional, mas sim na habilidade de separar emoções pessoais das decisões estratégicas, mantendo uma visão clara dos objetivos.

Em resumo, para mim, a liderança eficaz é uma sinfonia, uma composição complexa dessas e de muitíssimas outras qualidades que devem ser criadas, desdobradas, manuseadas e reformadas dia após dia. Espero que este pequeno guia possa inspirá-lo de alguma maneira. Até logo!
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp