26/01/2024 às 11h00min - Atualizada em 26/01/2024 às 20h00min

Quer transformar seu 2024 e tornar suas metas em realidade? Confira 5 dicas essenciais

Casa própria? Volta ao mundo? Graduação? Orientadora de carreira ensina estratégias para tirar os sonhos do papel e colocá-los em prática hoje mesmo

DENISE FREIRE
Gotcha

Resoluções de início de ano são práticas comuns, assim como o seu não cumprimento. Algumas, inclusive, são esquecidas ou deixadas de lado por pura falta de planejamento. Entretanto, com as estratégias certas fica mais fácil cumprir metas e construir uma nova realidade para si.

O que você deseja realizar nesse ano? Seja arrumar um emprego, iniciar uma graduação, mudar de carreira, cuidar da saúde ou viajar, o caminho é o mesmo e exige foco e disciplina. 

“Não existe sonho impossível e a primeira pergunta que você deve se fazer é: onde eu quero chegar?”, fala Ellen Murray, orientadora de carreira da Refuturiza, plataforma de educação e empregabilidade. “A pessoa tem que saber onde quer chegar e, sabendo isso, é necessário traçar um plano a curto, médio e longo prazo”, ensina a profissional.

A seguir, confira cinco dicas para colocar em prática hoje mesmo e realizar as suas metas.

 
  1. Defina metas claras e objetivas
 

Escrever as metas em um papel, de forma objetiva, é o primeiro passo para a realização delas, pois assim é possível visualizá-las e saber o que se quer. Por isso é essencial saber exatamente qual é o seu desejo.

Por exemplo, uma das suas resoluções para 2024 é “ganhar mais dinheiro”. Embora boa, a premissa não é tão objetiva por não determinar o que significa, de fato, o que significa ganhar mais dinheiro. “O nosso cérebro não sabe administrar ordens que sejam muito amplas e que podem ter infinitas soluções, por isso defina melhor a sua meta. Por exemplo: qual é o valor mensal que você deseja alcançar? Em quanto tempo?”, ensina Ellen.

Depois, desmembre a sua meta em objetivos menores de modo a indicar para você mesmo o caminho para alcançar o que deseja.

Seguindo o exemplo acima, provavelmente sejam necessários alguns planos e prazos para aumentar o salário, como melhorar a capacitação educacional, se matriculando em um MBA e também atualizar e cadastrar o currículo em uma plataforma de empregabilidade.

As metas precisam ser acompanhadas de um plano detalhado. Sem um plano claro e realista, é mais difícil saber por onde começar e como progredir.

 
  1. Estabeleça metas e prazos realistas
 

A realização de metas exige tempo e planejamento, sendo preciso traçar metas a curto, médio e longo prazo. Metas alcançáveis são mais propensas a manter a motivação. Por outro lado, a criação de prazos irreais é um dos maiores inimigos no cumprimento de metas.

“Sua meta é um carro? A casa própria? Viajar o mundo? Muitas vezes, as metas estão a longo prazo, 18, 20 anos. Então você precisa traçar um plano a curto, a médio e a longo prazo e, ao desenhá-lo, você precisa se confrontar e ser o mais analítico possível, e às vezes pode ser dolorido demais”, explica Ellen.

Aqui novamente papel e caneta são aliados e ajudam a visualizar todas as etapas do processo. Por isso, desenvolva um plano detalhado que inclua as etapas específicas que você precisará seguir para alcançar cada parte de sua meta. “Para atingir o seu objetivo, é preciso passar pelo processo. Por isso, determine o que é relevante a curto prazo para alcançar o médio prazo, e o que é relevante como base e estrutura você ter no médio prazo para alcançar o longo prazo”, ensina a profissional.

 
  1. Priorize as suas tarefas
 

Gerir o tempo e priorizar aquilo que você precisa fazer é essencial para transformar suas metas em realidade. “Gestão de tempo é primordial e fazer um curso é uma excelente maneira de aprender como gerenciar o próprio tempo”, indica a orientadora de carreira.

Algumas correntes da Gestão de Tempo dizem que é possível dividir as tarefas em quatro categorias: 1) urgente e importante; 2) não urgente e importante; 3) urgente e não importante; 4) não urgente e não importante.

Embora o ideal seja se ocupar apenas com as tarefas que fazem parte das duas primeiras categorias, as duas últimas fazem parte da nossa rotina e acabam roubando nosso tempo. Rolar tela de celular, assistir a programas vazios de informação e atender a solicitações de terceiros que não contribuem para a rotina são alguns exemplos de tarefas que roubam a atenção e desviam o foco do propósito.

Sendo assim, identifique e elimine, ou minimize, as distrações que podem impedir seu progresso. Isso pode incluir desligar notificações de dispositivos ou criar um ambiente de trabalho livre de distrações.

 
  1. Crie hábitos
 

Muitas vezes as resoluções envolvem a criação de um novo mindset, ou seja, uma mudança de mentalidade que produza um novo (e melhor) jeito de ser e agir. E esse mindset vem sempre acompanhado de novos (e melhores) hábitos: comer fruta em vez de doces; praticar atividades físicas três vezes por semana; antecipar o cumprimento de prazos; meditar por 15 minutos todos os dias etc.

Para que novas atitudes virem hábitos, é necessário um trabalho estratégico e contínuo. James Clear, autor do best-seller “Hábitos Atômicos”, dá algumas dicas para obter sucesso nessa missão, como: 

- Identificar os gatilhos que criam os seus hábitos;

- Vincular recompensas imediatas aos hábitos desejados para aumentar a sua motivação; e

- Investir em pequenas mudanças que tenham um impacto significativo é melhor do que tentar mudar um padrão de comportamento “do dia para a noite”.

 
  1. Busque apoio e celebre suas conquistas
 

A falta de apoio social ou recursos pode dificultar o alcance de metas. Por isso, ter um sistema de apoio pode fornecer encorajamento, feedback construtivo, suporte prático e fazer com que você reconheça e celebre suas realizações, mesmo as pequenas. Isso ajuda a manter a motivação e a lembrar-se do progresso alcançado.

 

Compartilhar suas metas com amigos, familiares ou colegas de trabalho pode ser benéfico, já que ter uma rede de apoio e responsabilidade pode te motivar a permanecer no caminho certo quando bater o desânimo. Além disso, ter com quem discutir seus objetivos também proporciona oportunidades para obter conselhos e alcançar novas perspectivas. Então, compartilhe suas metas com esses amigos, familiares ou colegas. 

Por outro lado, evite comentar seus sonhos e metas com pessoas que não vão acrescentar ou te impulsionar a realizá-los. Sabe aquela pessoa que sempre tem um comentário negativo? Aquele “amigo” ou parente que, quando você conta que começou a fazer algo novo e positivo para a sua vida, vem logo com um comentário negativo? O ideal é não expor seus projetos para essas pessoas.

Quando você estabelece propósitos sérios para a sua vida, que vão te ajudar a alcançar os seus sonhos, é fundamental abandonar tudo aquilo que te abala e desanima, e se aproximar daquilo que te fortalece. A transformação de metas em realidade é um processo contínuo e exige consistência e dedicação ao longo do tempo.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp