CIDADE NO AR Publicidade 728x90
29/01/2024 às 13h14min - Atualizada em 30/01/2024 às 00h00min

Fundação CASA lança Programa Novos Tempos

Evento online acontece na próxima quarta (31), às 14h, com abertura do presidente da Instituição, João Veríssimo Fernandes

Assessoria Fundação CASA
FCASA

A Fundação CASA, por meio da Gerência de Pós-Medida e Empregabilidade (GPME), lança na próxima quarta-feira (31), às 14h, em evento online transmitido pela plataforma Microsoft Teams, o Programa Novos Tempos, voltado a jovens e adolescentes que concluíram a internação ou a semiliberdade, executadas pela Instituição, e foram desinternados pelo Poder Judiciário com extinção da medida socioeducativa.  

Assista ao evento clicando aqui.   

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, fará a abertura do evento. A programação será conduzida pelo gerente de Pós-Medida e Empregabilidade, Paulo Henrique Lucas da Silva, com mediação de representante da Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA).  

O gerente abordará os objetivos do programa, apresentará o fluxograma sobre a aplicação das etapas durante a medida socioeducativa e mostrará os instrumentais facilitadores, via sistemas SIG e e-CASA, conforme o que foi estabelecido na Portaria Normativa nº 442/2023, que formalizou o Programa Novos Tempos.  

Os participantes do evento poderão enviar questionamentos ao palestrante a fim de esclarecer as dúvidas. 

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o lançamento do Programa Novos Tempos é um marco para a Fundação CASA. “Essa iniciativa é inovadora e tem tudo para ser o diferencial no processo de retorno desses jovens à sociedade. É uma iniciativa que oferece um futuro com novas possibilidades para eles”, concluiu.

Haverá a emissão de certificados pela UNICASA para quem acompanhar o evento. Para isso, os participantes devem acessar um link de presença, que será disponibilizado durante a transmissão online.   

 

Sobre o Programa Novos Tempos

O Programa Novos Tempos tem como objetivo encaminhar adolescentes e jovens para oportunidades de inclusão social, empregabilidade, formação profissional e/ou acadêmica logo após cumprirem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA.  

O Programa também visa garantir acesso aos direitos dos adolescentes, pós-medida socioeducativa, por meio do resgate e fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários, da articulação com redes de saúde e da assistência social, além de outras parcerias públicas e privadas. Outro objetivo é reduzir e interromper a reincidência em atos infracionais.  

As ações são focadas nos municípios, possibilitando aos adolescentes encontrarem oportunidades na cidade em que residem.   

A adesão dos jovens é voluntária e o conceito do programa é apresentado para eles durante a elaboração do plano individual de atendimento (PIA), no começo da execução da medida socioeducativa.   

Ao concordarem com a adesão, os profissionais da equipe de referência passam a incluir as propostas do Novos Tempos na perspectiva do projeto de vida dos adolescentes, que é uma das etapas da execução da medida.  

Ao término da medida socioeducativa, os adolescentes serão acompanhados por uma equipe local, sendo estimulados a buscarem as oportunidades sugeridas, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e do protagonismo social. 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp