CIDADE NO AR Publicidade 728x90
30/01/2024 às 14h51min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h00min

IA, soluções integradas e plataformas LMS estão entre as tendências para a Educação Corporativa em 2024

O cenário de treinamento à distância está posicionado para consolidar a posição do Brasil como referência global neste mercado

Assessoria de Imprensa
Divulgação

O ano de 2024 deverá ser um período de consolidação da educação corporativa, porque, diferentemente de algumas áreas em que ainda tem sido difícil fazer previsões, no quesito do treinamento à distância, o cenário está posto com maior clareza, posicionado não apenas para prosperar, mas também para consolidar a posição do Brasil como uma referência global nesse dinâmico mercado. 

Alceu Costa Junior, CEO e fundador do Grupo Take 5, acredita que os desafios enfrentados no período da pandemia e logo após fizeram com que as variantes do "à distância" (trabalho à distância, saúde à distância, educação à distância etc.) tivessem suas importâncias devidamente reconhecidas. Agora, é fazer os ajustes finos necessários para balancear a dosagem das coisas, garantindo a não saturação de cada uma delas.

Na tentativa de fazer com que esse impulso seja honrado com as melhores soluções possíveis, o principal desafio é aprimorar a famosa "experiência do usuário". Para essa tarefa, Alceu destaca algumas linhas de ação que devem ditar as tendências do que deve permear o mercado de Educação Corporativa em 2024. 

A primeira é a incorporação paulatina dos recursos de Inteligência Artificial nas ferramentas de educação corporativa. “Isso deve acontecer, apesar da clara empolgação que existe e ainda está dominando a correria dos negócios que cunham seus desenvolvimentos na euforia de serem os primeiros. Numa via paralela, empresas de todos os setores que buscam resultados de longa duração estão trabalhando com um pouco mais de cautela, gestando soluções e serviços que vão, de fato, ser relevantes a ponto de trazer ganhos sensíveis e perenes para a experiência dos usuários do segmento de educação corporativa”, diz. 

Ainda de carona na melhoria da experiência do usuário, uma outra tendência que deve prevalecer nas grandes corporações é a concentração de investimentos em soluções de educação corporativa do tipo "TurnKey", ou seja, providas por empresas que atuam com soluções integradas para o aprendizado corporativo. Segundo o executivo, o motivo é simples: elas são capazes de entregar não apenas uma plataforma ou serviço, mas um pacote completo de soluções que engloba desde a migração/implantação da nova plataforma, criação dos conteúdos customizados, ações de engajamento, projetos de gamificação, dashboards de resultados gerenciais (Business Intelligence) e tudo mais que for necessário para o sucesso de um projeto neste setor.

Por último, a expectativa para este ano é ver uma preferência maior para plataformas LMS especializadas em nichos (LMS é a sigla para "Learning Management System", ou Sistema de Gestão da Aprendizagem, em português), com soluções personalizadas para reduzir a curva de aprendizado dos usuários. Interfaces cada vez mais intuitivas e UX ("User Experience") refinada para estimular a absorção dos conteúdos e gerar resultados mais positivos também tendem a ser o centro das atenções. Alceu defende que, no final do dia, alcançar resultados é o que mais importa. “A preocupação em criar dashboards de dados e relatórios igualmente intuitivos (e abastecidos com dados confiáveis, é claro) é outro tópico que tende a dominar o setor e atrair grande parte dos investimentos, dado o fato de os profissionais já terem percebido a sua importância para transformar um projeto num "Best Case", demonstrar o ROI e garantir a sua longevidade”, esclarece. 

Em suma, a consolidação da educação corporativa desponta como uma realidade palpável. O cenário, delineado com clareza, antevê uma evolução auspiciosa no próximo ano, sendo que o foco na excelência da experiência do usuário não apenas promete inovação, mas garante resultados duradouros.

 

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp