01/02/2024 às 17h07min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h00min

Cinco dicas para extrair o máximo de mentorias no ambiente corporativo

Presidente da Merz Aesthetics® compartilha como a mentoria ajudou em seu desenvolvimento como liderança

Clara Barcellos
Foto: Divulgação / Adobe Stock.

Nos últimos anos, a mentoria tem ganhado mais espaço nas grandes empresas como ferramenta de desenvolvimento profissional. Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review revelou que, dos 665 gerentes de RH de companhias de todo o mundo entrevistados, 86% concordam que o desenvolvimento personalizado de lideranças por meio de coachings e mentorias é necessário no ambiente de trabalho atual. 

 

No entanto, nem todo mundo entende esse conceito. Segundo Giovana Pacini, presidente da Merz Aesthetics® no Brasil, a mentoria é um processo de compartilhamento de aprendizados. "É uma grande troca, entre alguém que está começando um novo desafio, e um profissional mais experiente, que já passou por esse lugar", diz ela.

 

A executiva afirma que esse processo foi importante para sua formação em liderança executiva e reverbera até hoje em seu modelo de gestão: "Quando assumi a cadeira de presidente da Merz no Brasil, participei de um programa de mentoria que foi fundamental para que eu pudesse entender que presidir uma empresa não é necessariamente saber tudo de todas as áreas, mas é saber ouvir e direcionar soluções".

 

Ainda que o mentor possa auxiliar o mentorado com habilidades técnicas com as quais ele esteja enfrentando dificuldade, a mentoria é utilizada sobretudo para as chamadas soft skills, ou competências comportamentais. Segundo Giovana, a mentoria teve grande papel no desenvolvimento de sua gestão emocional.

 

Assim como dedicamos tempo e energia para nos desenvolvermos tecnicamente, também precisamos pensar no desenvolvimento comportamental, e isso exige constante aperfeiçoamento. Dessa forma, é importante frisar que a mentoria não é uma via de mão única: em seu processo, tanto os mentores quanto os mentorados se desenvolvem.

 

Giovana Pacini compartilha cinco dicas para aproveitar ao máximo a mentoria:

Invista na criação de um laço com seu mentor.

É importante investir um tempo da mentoria para a dupla mentor e mentorado se conhecerem. Para que o desenvolvimento possa ocorrer, precisamos nos sentir à vontade para colocarmos nossas fragilidades e os desafios que estamos enfrentando. Para isso, é fundamental que se estabeleça uma relação de confiança, e que o espaço da mentoria seja um lugar de acolhimento.

 

Liste suas skills e compartilhe-as com o seu mentor.

A chave para uma boa mentoria é o autoconhecimento. Para que você possa se desenvolver, antes, é preciso conhecer bem suas habilidades e, para isso, listar suas skills pode ser uma boa forma de identificá-las e sistematizá-las. Uma vez feito esse passo, você pode compartilhar com seu mentor para que ele entenda seu momento de carreira e possa apoiá-lo em seu crescimento.

 

Não tenha medo de expor suas fragilidades.

Nenhum profissional é perfeito. Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos, e saber reconhecê-los é o primeiro passo para se desenvolver. A mentoria pressupõe compartilhamento: o mentor só vai conseguir te ajudar se souber quais pontos você está querendo trabalhar.

 

Escolha a forma de mentoria que seja melhor para você.

Há muitas mentorias disponíveis atualmente, e a melhor delas é a que funciona para você. Assim, antes de escolher uma mentoria, pesquise bem sobre o que há disponível em vídeos, podcasts e outros veículos de informação. Conversar com alguém que já passou por esse processo também é uma boa forma de tirar suas dúvidas, para que você possa fazer a melhor escolha para seu momento de vida.

 

Esteja aberto para essa experiência!

A mentoria é uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Esteja aberto para essa troca e se entregue às situações que ela proporcionar. Mentor e mentorado tem muito a aprender um com o outro!


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp