CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/02/2024 às 13h25min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h00min

Coworking em foco: como os espaços impactam a rotina de trabalho de mulheres?

*Por Carolina Gilberti, CEO da Mubius em coautoria com Luciana Grechi, COO da KeyPlace

NB Press
Mubius e KeyPlace

A pandemia acelerou tendências quando o assunto é trabalho. Hoje, um profissional pode desempenhar funções de qualquer lugar do mundo. No entanto, a escolha do espaço físico ainda é importante e impacta diretamente o dia a dia, principalmente de mulheres. Plataformas de coworking, por exemplo, proporcionam ambientes seguros que protegem contra assédios e discriminações. Além disso, podem oferecer treinamentos sobre diversidade e inclusão, promovendo a conscientização sobre questões de gênero no ambiente de trabalho. 

Há ainda mais privacidade, conforto e horários flexíveis para conciliar a vida profissional e familiar. Ou seja, flexibilidade e liberdade são cruciais para que empreendedoras se sintam inspiradas, confiantes, criativas, potentes e empoderadas. Os espaços também estão se adaptando às necessidades de cada mulher. Alguns oferecem salas para amamentação e cuidados com crianças, já outros, benefícios como licença-maternidade estendida ou creche no local.  

Além do mais, um espaço bem organizado e equipado favorece a produtividade, ajuda na criação de ideias e potencializa a motivação. O ideal é encontrar um ambiente que atenda às necessidades específicas, seja em termos de localização, tamanho, equipamentos ou serviços oferecidos.   

Sororidade e colaboração 

Espaços compartilhados voltados às mulheres também têm o poder de promover conexão com quem passa pelos mesmos desafios e experiências, gerando sensação de pertencimento. Há ambientes que oferecem até eventos e atividades que facilitam a interação e a colaboração entre as empreendedoras, como workshops, palestras e networking. Uma cultura organizacional de respeito e inclusão, em que elas se sintam valorizadas e apoiadas, fortalece ainda mais os laços de sororidade. 

Como produzir mais e melhor? 

Vale ainda se atentar a algumas dicas que podem contribuir com qualquer rotina de trabalho em coworkings 

1. Crie um espaço confortável e inspirador: escolha móveis e acessórios que sejam funcionais e adequados. Elementos decorativos também podem ajudar na inspiração e motivação; 

2. Mantenha o local em ordem: reserve um tempo para organizar o ambiente de trabalho e deixá-lo mais agradável; 

3. Evite distrações: use o celular com moderação, feche as abas desnecessárias do computador e avise aos colegas que precisa de concentração; 

4. Mantenha o foco: estabeleça metas e prazos para se manter focado e motivado; 

5. Faça pausas regulares: levante-se e se movimente a cada 30 minutos. Isso pode ajudar a evitar o estresse e a fadiga; 

6. Atenção à saúde: mantenha-se hidratado e siga uma alimentação saudável e balanceada; 

7. Considere suas necessidades e preferências individuais: experimente diferentes opções até encontrar o que funciona melhor para você.  

 

*Por Carolina Gilberti, CEO da Mubius Womentech Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil em coautoria com,  Luciana Grechi, COO da KeyPlace.  

 

Sobre a Mubius WomenTech Ventures  

Parte da FCJ Venture Builder, a maior venture builder da América Latina em expansão (criada em 2013, em Belo Horizonte), a Mubius WomenTech Ventures é a primeira WomenTech do Brasil. Com metodologia própria e validada no mercado de startups, busca investir em lideranças femininas por acreditar que se trata de um novo olhar e de uma nova forma de se relacionar e de fazer negócios. Para mais informações, acesse: https://mubius.ventures/.     


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp