06/02/2024 às 16h23min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h00min

Tecnologias e Automatização: aspectos das inovações de fiscalização e controle tributário

A Inteligência Artificial e o Blockchain são fundamentais para para analisar padrões, identificar inconsistências, além de para garantir a segurança e transparência

Emanuella
Emanuella Costa Terra - Diretora de Negócios - Exodus, Gestão Tributária Inteligente - @exodus.exd ​​​​​​​
Acervo Pessoal
 

A atuação das tecnologias e da automação tem sido fundamental nas inovações que se referem à fiscalização e ao controle tributário em vários países. Tais inovações visam tornar os procedimentos mais eficazes, transparentes e capazes de lidar com imensas quantidades de informações.

 

Empresas que adotam a inovação tributária como uma prática eficaz encontram-se um passo à frente da concorrência, fortalecendo suas bases de negócio. Reconhecem a necessidade de se reinventar como uma estratégia vital para a sobrevivência no ambiente empresarial. “A tecnologia permite automatizar muitos processos, reduzindo erros e economizando tempo. Com tudo mais rápido e preciso, a gestão tributária fica mais eficiente e confiável”, afirma Emanuella Costa Terra, Diretora de Negócios do Grupo Exodus.

 

A tecnologia e a automação transformaram a fiscalização e o controle tributário. Antes, era tudo mais manual, demorado e sujeito a erros. Agora, com a automação, tudo ficou mais rápido e preciso. Isso ajuda tanto as empresas quanto os órgãos fiscais a fazerem um trabalho mais eficiente. “Tem muita coisa nova rolando. Estamos vendo o uso de big data, sistemas de gestão integrados, e até inteligência artificial que ajuda a analisar os dados. Isso tudo está tornando a fiscalização muito mais avançada e capaz de lidar com grandes volumes de informação”, acrescenta a Diretora de Negócios.

 

Benefícios e desafios da implementação dessas tecnologias na fiscalização tributária 

 

Emanuella destaca que as vantagens são várias: eficiência, precisão e velocidade. Mas os desafios também se sobressaem especialmente quando se trata de integrar essas tecnologias aos sistemas existentes e garantir a segurança dos dados. “Com tanta informação sendo processada, tem que ter um cuidado enorme com a privacidade e a segurança dos dados. É um equilíbrio delicado, porque você quer eficiência, mas não pode comprometer a confidencialidade”, conclui.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp