21/02/2024 às 09h48min - Atualizada em 23/02/2024 às 00h01min

Especialista explica como alugar imóvel sem fiador e com pouco dinheiro

Tecnologia contribui para redução de burocracia

Agência Sucellus
www.agenciasucellus.com.br
Divulgação / Fiantec
 

Mudar de casa ou apartamento pode ser uma jornada empolgante, mas também repleta de desafios, especialmente quando se busca alternativas para alugar um imóvel sem um fiador e com recursos limitados. Fernando Antônio, CEO e especialista da Fiantec, compartilha insights valiosos para facilitar este processo.

O primeiro passo, segundo Fernando, é evitar o erro comum de priorizar a busca pelo imóvel em si. Muitos se encantam por uma casa vista na internet e partem para a visita, sem considerar aspectos cruciais da locação. 

"Esse é um erro clássico. Você deve, na verdade, focar em pesquisar as imobiliárias", aconselha Fernando. Ele sugere a elaboração de uma lista de imobiliárias locais, investigando se trabalham com caução como garantia, uma alternativa viável ao tradicional fiador.

No que tange ao aspecto financeiro, Fernando orienta questionar as imobiliárias sobre o valor necessário para a caução. 

"Em uma ocasião, um colega se deparou com um depósito caução de 25 vezes o valor do aluguel. Isso é exorbitante e inviável para muitos", relata. Ele recomenda manter na lista as imobiliárias que exigem uma caução de 3 a 5 vezes o valor do aluguel.

Após filtrar as imobiliárias, é hora de buscar o imóvel desejado. O especialista ressalta a importância de pesquisar localização, infraestrutura e segurança. Ele também lembra que mudanças geram gastos adicionais e que o depósito caução, embora retorne ao final do contrato, muitas vezes é utilizado pela imobiliária para despesas de manutenção do imóvel.

Fernando enfatiza a importância de documentar o estado do imóvel ao se mudar, através de fotos e vídeos, para assegurar a devolução justa do caução. "Considere o caução como um 'adeus', previna-se e tenha uma boa locação", aconselha.

Com estas dicas práticas de Fernando Antônio da Fiantec, alugar um imóvel sem fiador e com economia se torna uma tarefa menos árdua e mais acessível para todos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp