CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/03/2024 às 12h44min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h00min

Conheça 7 empresas que são comandadas por mulheres

Apesar das dificuldades, pouco a pouco, elas estão vencendo os preconceitos e ocupando cargos como supervisão, direção e Chief Executive Officer (CEO)

Redação
Imagem/reprodução: Freepik
 

Em março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, é essencial destacar o progresso e a representatividade feminina nas esferas de liderança empresarial. De acordo com o recente estudo "Panorama Mulheres 2023", realizado pela Talenses Group em parceria com o Insper, a presença feminina em posições de poder nas empresas brasileiras vem crescendo significativamente. O levantamento aponta que mulheres agora representam 21% dos membros de conselhos administrativos e 17% das posições de CEO no Brasil, marcando um avanço importante desde o início da pesquisa em 2017.

Este progresso não só evidencia um avanço na igualdade de gênero dentro do ambiente corporativo, mas também reforça a importância de políticas de diversidade e inclusão. As empresas com planos de ação focados em diversidade de gênero mostram uma proporção duas vezes maior de mulheres em seus conselhos, comparado àquelas sem estratégias específicas. Além disso, em cargos de liderança executiva, as mulheres têm demonstrado sua competência e liderança, ocupando 26% dessas posições e, em pequenas empresas, este número sobe para impressionantes 59%.

Neste contexto de transformação e reconhecimento, destacamos algumas empresas lideradas por mulheres, que não só estão quebrando barreiras em seus respectivos campos mas também estão estabelecendo novos padrões de liderança, inovação e sucesso. Essas líderes exemplificam o potencial ilimitado que pode ser alcançado quando talentos femininos são reconhecidos e promovidos a posições de alta gestão.

 

Nimbi - Carolina Cabral

 

Carolina Cabral é mãe do Gustavo e esposa da Patricia, nascida em Joinville (SC), formada em Administração. Ingressou na Nimbi em 2006 como estagiária no escritório localizado na Cidade de Joinville (SC), a CEO tinha apenas 19 anos. Ela passou por grandes projetos nas Cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em áreas como BPO, Central de Compras, Leilão, Consultoria de Compras, Logística, Implantação, Relacionamento com o Cliente, Comercial e Marketing. Após 15 anos chegou a posição de CEO da companhia repleta de desafios. A Nimbi é uma empresa de Tecnologia, que tem como objetivo impulsionar a economia por meio da democratização do acesso a soluções tecnológicas para Procurement, trazendo mais eficiência e competitividade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, a empresa conta com 100 colaboradores e o clima de oportunidade e diversidade é um dos diferenciais da companhia para manter o seu crescimento. 

Make the Way - Mônica Cerqueira




 

A Make the Way, startup dedicada à transformação digital, que oferece soluções baseadas em IA, business intelligence e analytics, para promover a fusão entre a tecnologia e o universo corporativo tributário, é comandada por Mônica Cerqueira. Ela é a irmã mais velha de três meninos e filha de pais que buscavam uma situação de vida melhor para a família. Mônica já trabalhou como entregadora de panfletos, manicure, recepcionista e atuou em uma indústria de poliuretano. Aos 22 anos, teve sua primeira oportunidade na área fiscal onde era digitadora de uma grande empresa. Foi nessa companhia que percebeu que as empresas não tinham autonomia com seus dados e, tampouco tinham suportes eficientes para compreender como poderiam ser corretas com o governo e, em contrapartida, se beneficiar do que é delimitado nas diretrizes impostas pelo mesmo. Com essas informações e conhecimentos adquiridos, ela pediu demissão e decidiu empreender nesse ecossistema aos 28 anos. Fundou a Make the Way que, atualmente, conta com 32 funcionários. Com a empresa, ela conseguiu realizar realizou um dos seus sonhos de estudar em Cambridge; teve a oportunidade de entender como o mundo estava aplicando a IA e o ML; fundou um POC em Lisboa e na Áustria.
 

Colliers - Paula Cristina Alonso Casarini

A Colliers, líder global em serviços imobiliários e administração de investimentos. Executiva com 30 anos de experiência, atualmente lidera um time com mais de 160 pessoas que atua na comercialização de imóveis e em serviços técnicos tais como: avaliação, consultoria, gestão de projetos e obras, administração predial, facilities management e gestão de contratos.

Há 17 anos na Colliers, Paula que já dirigiu a área de avaliação e consultoria e, como responsável pela área de operações liderou a transformação digital e a modernização da companhia com foco numa cultura  volta para as pessoas e direcionada para a obtenção de resultados crescentes, agora ocupa a posição de Managing Director e de CEO no Brasil.

Lidera um time de profissionais empreendedores e colaborativos, flexíveis e com alto senso de urgência, capaz de atender aos clientes em todas as suas necessidades no setor de real estate.

É patrocinadora e incentivadora do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão e responsável pela implementação de práticas ESG.
 

Lev Negócios - Dayanne Husein 

 

 

Vinda de uma família refugiada da Cisjordânia para o Brasil, Dayanne apresenta uma sólida trajetória profissional somada a história familiar impressionante com forte apreço pelo empreendedorismo, instigado pelo seu avô, que ao sair de um local de guerra e chegar ao país, sem ao menos falar português, vendia roupas de porta em porta e faleceu como um grande empresário de confecções.

Sua paixão pelo empreender foi iniciada desde o colegial com experiências em vendas de produtos como Natura, Avon e chocolates durante a faculdade. Dayanne também é graduada em Administração de Empresas e buscou aprimorar suas habilidades com cursos em coaching, liderança, PNL e psicologia positiva, culminando no título de Master Coach pelo Instituto Brasileiro Coaching (IBC). 

Com seis anos de trabalho na Unimed, Husein consolidou sua expertise e ascendeu na Bevi Cred, chegando ao cargo de Diretora Comercial. Em 2021, assumiu a posição de CEO e sócia na Lev, liderando uma significativa transformação na empresa de 13 anos de mercado. Realizou reestruturações, implementou mudanças de marca e estratégias, contribuindo para o crescimento e sucesso contínuo da organização. Destaca a conquista pessoal de conciliar a maternidade com o papel de CEO, vendo seu trabalho como uma contribuição para construir um futuro melhor para seus filhos. Busca ser exemplo de determinação e realização, transmitindo a importância do comprometimento e felicidade na vida profissional e pessoal. 
 

Ingrid dos Santos - CEO da Indra Energia 


Ingrid dos Santos é uma profissional dedicada a impulsionar a transição do mercado livre de energia para um futuro mais sustentável e econômico. Possui mestrado em Engenharia Nanoeletrônica e é engenheira eletricista pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de SP. Com grande experiência em liderança estratégica na comercialização de energia, Ingrid colabora ativamente com stakeholders chave para fortalecer parcerias e expandir a presença no mercado. 

Desde outubro de 2019, Ingrid dos Santos atua como CEO do Grupo Indra Energia, liderando estrategicamente a comercializadora de energia. Sua gestão se destaca pela colaboração ativa com stakeholders chave, fortalecendo parcerias e ampliando a presença no mercado. Sob sua liderança, a empresa alcançou eficiência operacional significativa, principalmente na área comercial, através de uma supervisão eficaz das operações diárias. Ingrid tem sido fundamental no impulsionamento da visão da empresa para um futuro mais sustentável e econômico no mercado energético.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp