05/03/2024 às 16h28min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h01min

Auditoria Contínua: quais são seus impactos na empresa?

Especialista ressalta a importância de agir preventivamente

Eder Carvalho Magalhães
Eder Carvalho Magalhães - Escritor, contador, advogado e mestre em administração pela PUC Minas e Fundação Dom Cabral. Professor de cursos de MBA na PUC Minas.
Acervo Pessoal

Nos últimos anos, a auditoria contínua emergiu como uma ferramenta vital no mundo dos negócios, impulsionando a transparência financeira e a conformidade regulatória. Com a rápida digitalização e a crescente complexidade das transações comerciais, empresas de todos os setores estão recorrendo à auditoria contínua para garantir a precisão e a integridade de seus registros financeiros. Ela está sempre em busca de “red flags”, de pontos que saltam fora do padrão e que podem indicar algum erro, possibilidade de desperdício, possibilidade de economizar algo e, também, fraudes.

 

Agindo preventivamente, é possível estudar as falhas e aprender com pequenas ocorrências. O auditor Eder Carvalho ressalta que como especialista, ele consegue relatar para o dono do processo o que ele viu. “Eu tenho que ser humilde e ter sempre em mente que quem domina o processo é ele, ele é o dono. Eu só estou ali, querendo ajudar, tendo a minha percepção independente daquele processo. Mostrando, como um aliado, eu consigo trazê-lo para o meu lado, retiro qualquer trava no comportamento reativo de alguém que executa todos os dias sua tarefa e chega aquele auditor chato para apenas questionar. Isso traz diversos benefícios, diversas economias, interação entre o auditor e o cliente”, diz. 

 

Eder ainda acrescenta que o grande desafio na implementação da auditoria contínua é a disponibilidade dos dados. “Tenho lido diversos estudos que dizem que os dados são o ativo mais caro para uma organização. Tendo os dados bem tratados fica mais simples você analisá-los, mas quais são esses dados bem tratados? Qual é a informação correta? Mesmo estando dentro da mesma empresa é muito comum os dados não coincidirem dentro de áreas distintas. Há diversos conflitos nas informações, como por exemplo, qual o número de clientes, quantas unidades operacionais a empresa possui. Tendo informações não confiáveis a saída na análise também não será confiável. Resumindo, se a entrada foi ruim, não tem como a saída ser boa”, afirma. 

 

Corrupção #SQÑ

 

Corrupção #SQN é o relato vívido e intrínseco de casos indecorosos, sobre como, aproveitando-se de falhas em alguns processos internos de determinadas empresas, empregados e prestadores de serviços burlaram o sistema para cometer fraudes de somas vultosas. Os relatos aqui descritos estão sob a ótica de alguém que pôde estar presente dentro destas organizações e, em muitas vezes, foi o responsável pela condução dos trabalhos que levaram as empresas envolvidas a ter conhecimento de controles internos falhos ou ausentes. “No livro eu descrevo vários casos de auditoria contínua, várias fraudes que foram levantadas durante trabalhos que eu realizei”, finaliza o especialista.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp