CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/03/2024 às 11h03min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h01min

Em 2023, a HM Engenharia aumentou em mais de 45% o número de mulheres em cargos de liderança

Especialista explica como a empresa está quebrando barreiras de gênero e promovendo lideranças femininas dentro da organização

MGA Press
divulgação
 

Tradicionalmente ocupada por homens, a área da engenharia vem, ao longo dos anos, ganhando cada vez mais a presença feminina. De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3% (199.786 mulheres engenheiras) do total de 1.035.103, no país.

Seguindo esse movimento de dar mais espaços para as mulheres, a HM Engenharia, construtora e incorporadora, vem implementando algumas iniciativas de diversidade e inclusão, visando não só aumentar a representação feminina em todos os níveis organizacionais, mas também garantir um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todas. 

Em 2023, a HM Engenharia celebrou um marco notável ao aumentar o número de mulheres em posições de liderança para 43, representando 45,26% do total de lideranças, um avanço significativo em comparação com o ano anterior. 

Esses números refletem o sucesso das iniciativas da empresa, como o programa "Líderes em Construção", que tem como objetivo o desenvolvimento formal da liderança feminina dentro da organização, alcançando um percentual de 48% de mulheres líderes, e 53% especificamente no escritório, com a diretoria sendo composta por 67% de mulheres.

Recentemente, a HM nomeou Taiza de Paula Silva como a primeira Gerente Regional de Obras na história da empresa. Sua contratação representa um marco histórico no setor de construção civil, pois ela será responsável por gerenciar as obras da HM, destacando o compromisso da empresa em promover a diversidade e igualdade de gênero em posições de alta liderança.

A construtora e incorporadora também acredita na importância da mentoria e do apoio ao desenvolvimento das mulheres. Por conta disso, introduziu na rotina da empresa programas de mentoria e patrocínio específicos. "Este esforço é complementado por iniciativas voltadas para o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, incluindo licença-maternidade estendida e opções de trabalho flexíveis, que têm um impacto significativo na promoção da igualdade de gênero dentro da empresa", explica Glaucia Moura, Gerente de Gente e Gestão da HM Engenharia. 

Consciente dos desafios enfrentados pelas mulheres na indústria da construção civil, a HM Engenharia adota uma abordagem holística para superar obstáculos como desigualdade competitiva, dupla jornada e assédio, garantindo uma política de remuneração justa, apoio à saúde mental e física, e um ambiente de trabalho seguro e respeitador. A empresa se destaca por sua estrutura de Compliance e por promover um ambiente de trabalho que valoriza o respeito mútuo e a ética profissional.

"A presença de mulheres em cargos de liderança não apenas impacta positivamente a cultura organizacional da HM Engenharia, mas também contribui para o sucesso e inovação da empresa. As mulheres na HM destacam-se pelo cuidado, organização e habilidade em contornar situações de conflito, demonstrando como a diversidade de gênero na liderança é crucial para a evolução contínua e a sustentabilidade do negócio", comenta Glaucia. 

Para os próximos anos, a HM Engenharia planeja continuar seu investimento em diversidade e inclusão, com foco especial na liderança feminina, por meio do fomento de programas de capacitação e desenvolvimento, e dando maior ênfase ao processo de mentoria para mulheres.

 

Sobre a HM Engenharia 

Há mais de 47 anos, a HM Engenharia, uma empresa do Portfólio Mover, trabalha para transformar o sonho da casa própria em realidade para milhares de famílias. É reconhecido o valor do primeiro imóvel para as pessoas, por isso é comemorado cada empreendimento como um marco na história de vida dos clientes, eles estão no centro do negócio. A excelência no atendimento e tecnologia fazem parte do DNA da companhia.

Desde que a história começou, já foram projetadas e construídas mais de 140 mil unidades habitacionais, estando presente em mais de 120 cidades do país. A construtora e incorporadora trabalha com empreendimentos completos, etapa por etapa: da concepção da planta aos últimos detalhes do acabamento. Visite o site


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp