07/03/2024 às 09h33min - Atualizada em 09/03/2024 às 00h01min

Vertown inova no setor de rastreabilidade de resíduos, promovendo sustentabilidade e compliance ambiental

A startup acumulou mais de 6,7 milhões de toneladas de resíduos coletados em sua plataforma, entre janeiro e outubro de 2023

Redação
Crédito Rafael Motta

A Vertown, empresa líder no setor de tecnologia e sustentabilidade, está revolucionando a forma como a rastreabilidade de resíduos é gerenciada em toda a cadeia produtiva. Com um compromisso com a responsabilidade ambiental e a conformidade regulatória, a empresa tem se destacado como uma pioneira na integração de sistemas de rastreabilidade de resíduos com os órgãos ambientais, proporcionando uma solução inovadora para empresas de diversos setores.

Segundo levantamento da Abrelpee, cerca de 40% dos resíduos gerados no Brasil não recebem destinação correta. Além disso, as empresas enfrentam o desafio das legislações recentes que responsabilizam o gerador do resíduo por sua destinação e histórico, muitas vezes sem o conhecimento necessário para rastreá-los adequadamente. “ Hoje o gerador de resíduos é responsável por ele em todo o seu ciclo de vida e a nossa tecnologia garante toda a rastreabilidade do processo incluindo indicadores e gráficos para que as empresas consigam acompanhar e melhorar seu processo desde a geração até a destinação do resíduo", explica o CEO,  Guilherme Arruda.

O CEO da companhia destaca ainda que o  risco de multas ambientais é uma preocupação constante para empresas que ainda realizam o acompanhamento e legalização da geração de resíduos de forma manual, e com a plataforma da Vertown, o processo de emissão de documentos como MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) e CDF (Certificado de Destinação Final) é simplificado, reduzindo significativamente o risco de multas milionárias. “Além de mitigar os riscos, a gente oferece oportunidades de otimização de processos por meio de insights gerados com Inteligência Artificial e dados armazenados em Blockchain. Essa abordagem não apenas proporciona maior transparência às operações, mas também automatiza processos que antes eram realizados manualmente, otimizando o tempo da equipe”, comenta Arruma.

Números que comprovam

Somente em 2023, a solução da Vertown registrou mais de 6,7 milhões de toneladas de resíduos gerados  Hoje, a empresa atende grandes players dos mais diversos segmentos, entre eles:  Suzano, BRF,  Maganize Luiza, Ale, Atacadão, além da  ArcelorMittal e a Irani, que por meio de seus CVCs aportaram R$ 7 milhões no negócio para acelerar seu crescimento.

“Nós acreditamos que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na promoção da sustentabilidade e na melhoria do desempenho ambiental das empresas. Hoje as empresas tem muita dificuldade em criar indicadores de ESG para comprovar os investimentos que estão sendo feitos na área e nossa solução é entrega exatamente isso", disse o CEO. "Estamos comprometidos em fornecer soluções inovadoras que não apenas atendam às necessidades de nossos clientes, mas também impulsionam a mudança positiva em direção a um futuro mais sustentável”, conclui.

Mais sobre a Vertown - Fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2017, a startup passou por um processo de internacionalização e, desde 2021, atende empresas de diferentes países. Hoje, acumula mais de 72 grupos econômicos, com mais de 2 mil unidades operacionais, em seu portfólio. A plataforma Vertown realiza a rastreabilidade dos resíduos gerados em toda a cadeia produtiva. Assim, seu negócio está sempre em compliance com a legislação. Além disso, a plataforma fornece dados confiáveis para medição e melhoria dos principais indicadores ESG como emissão de CO² e índice de reciclagem. A Vertown auxilia na comercialização de resíduos que seriam descartados, obtendo ganhos financeiros e reduzindo os custos com aqueles que precisam de tratamento. A empresa indica fornecedores confiáveis e é responsável pela homologação do fornecedor enquanto o contrato estiver ativo e, ainda, auxilia na execução de projetos de aterro zero e redução da emissão de CO2 referentes à gestão de resíduos e busca tecnologias de destinação mais sustentáveis para resíduos, reduzindo o impacto ambiental.

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp