CIDADE NO AR Publicidade 728x90
11/03/2024 às 10h08min - Atualizada em 13/03/2024 às 00h01min

Pesquisa revela que modelo híbrido trouxe mais oportunidades para mulheres de minorias étnicas no ambiente de trabalho

Cerca de 61% das entrevistas do grupo minoritário afirmam que o formato permitiu buscar promoções ou se candidatar a cargos mais altos

Redação
Tania Costa, diretora de expansão do IWG no Brasil
  • Mais da metade (53%) das mulheres foram capacitadas pelo trabalho híbrido a se candidatar a cargos mais altos, aumentando para 61% daquelas em um grupo minoritário;
  • Duas em cada cinco (44%) estão pensando em mudar de carreira, algo que não considerariam sem o trabalho híbrido;
  • 66% das mulheres dizem que o trabalho híbrido abriu novas oportunidades no trabalho que de outra forma não teriam, aumentando para 73% das mulheres em grupos minoritários;
  • Mulheres em grupos minoritários relatam impacto tangível no crescimento profissional como resultado do trabalho híbrido, tornando-as mais eficientes (44%), dando-lhes tempo para participar de treinamentos adicionais para apoiar sua carreira (29%) e aumentando sua visibilidade com a alta liderança (32%).
A ampla adoção do trabalho híbrido abriu caminho para mulheres de minorias étnicas se candidatarem a posições de liderança dentro das empresas. Isso é o que mostra o relatório “Avançando na Igualdade: Mulheres no Ambiente de Trabalho Híbrido”, realizado pelo IWG, líder global e nacional em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios. A pesquisa foi feita com mais de 1.000 trabalhadoras híbridas e descobriu que a flexibilidade permitiu que mais da metade (53%) buscassem promoções ou se candidatassem a cargos mais altos - o que, em um movimento encorajador para o avanço da igualdade, aumenta para mais de três em cada cinco (61%) das mulheres de minorias étnicas.

O estudo ainda mostra que, para quase três quartos (73%) das mulheres em grupos minoritários, o trabalho híbrido abriu novas oportunidades que de outra forma não teriam. Dois terços (67%) afirmaram que a modalidade ajudou a nivelar oportunidades para a progressão na carreira, enquanto 70% acham que o trabalho híbrido tornou seu trabalho mais inclusivo. Os dados abrangem mulheres que fazem parte de pelo menos um grupo minoritário, o que inclui aqueles que se identificam como LGBTQIA+, com deficiência ou de origem étnica minoritária.

Vida profissional x familiar
Para a grande maioria das mulheres (89%), o trabalho híbrido também ajudou a facilitar um melhor equilíbrio entre as responsabilidades do trabalho e os compromissos familiares, graças à modalidade que acelerou a criação de mais “cidades de 15 minutos”: conceito urbano residencial no qual a maioria das necessidades diárias pode ser atendida a pé ou de bicicleta a partir das casas dos moradores, permitindo que trabalhem mais perto de casa. As mulheres estão economizando tempo valioso em seus longos deslocamentos e, como resultado, mais de um terço (38%) disse que o trabalho híbrido lhes deu mais tempo para dedicar a paixões pessoais fora do trabalho.

Mudança de carreira
Como resultado, o relatório aponta ainda um número crescente de mulheres tomando decisões de carreira significativas - como mudar de emprego e trocar de setor. Na busca por flexibilidade muitas mudaram de setor completamente, com duas em cada cinco (43%) das mulheres em geral dizendo que o trabalho híbrido as permitiu ingressar em sua nova indústria. Mulheres de grupos minoritários relatam que esse crescimento na carreira vem da modalidade que lhes permite serem mais produtivas e eficientes (44%), ajudando-as a aprender mais sobre outros cargos em sua empresa (49%) e aumentando sua visibilidade com a alta liderança (32%).

Benefício também para empregadores
Um estudo anterior da IWG identificou o trabalho híbrido como uma estratégia crucial para os líderes de RH atraírem e reterem talentos. Isso é especialmente relevante para as funcionárias, com 40% indicando que a falta de flexibilidade no trabalho híbrido foi um fator decisivo para deixar seu emprego anterior. A ideia é apoiada por pesquisas acadêmicas do Professor Bloom, professor de economia de Stanford e especialista mundialmente renomado em trabalho híbrido, que afirma que empresas que oferecem esse tipo de flexibilidade podem esperar ver as taxas de saída diminuírem em até 35%.

IWG Brasil incentiva o desenvolvimento feminino:
Tania Costa, diretora de Expansão do IWG no Brasil, considera que o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024. Na companhia cerca de 73% da força de trabalho é feminina. 

“As conclusões do IWG revelam que as mulheres, especialmente de origens diversas, estão a moldar ativamente as suas carreiras em torno da flexibilidade que o modelo híbrido proporciona. O IWG Brasil está comprometido com a causa e atualmente trabalha para melhorar a igualdade feminina no mercado, patrocinando projetos que fortaleçam essa perspectiva. Entre eles estão o ´Future is now´, um centro de networking para líderes que lideram a nova economia, que também está localizado num escritório do Spaces; o ‘Think tank Amazonitas’, projeto liderado pela empresária Elisa Rosenthal, primeiro grupo feminino do setor imobiliário preocupado com a igualdade de gênero em toda a cadeia produtiva; e também o ‘Women in Real Estate’ da GRI, comitê que discute temas relacionados a negócios, liderança e networking. Estas são parcerias estratégicas do IWG focadas na igualdade feminina que estão permitindo que mais mulheres prosperem nas áreas que escolheram”.

Sobre o IWG, International Workplace Group
O IWG é líder global em soluções para o trabalho híbrido. Por meio de suas marcas e espaços compartilhados, o grupo cria valor pessoal, financeiro e estratégico para empresas de todos os portes – de algumas das companhias e organizações mais conhecidas do planeta, até microempreendedores e a próxima geração de líderes do setor. Todos podem aproveitar o poder desses locais de trabalho híbrido para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado. A cobertura de rede do IWG inclui aproximadamente 3.500 locais em mais de 120 países, sendo utilizados por 83% das empresas da Fortune 500. No Brasil, por meio das marcas Regus e Spaces, o IWG colabora para que milhares de pessoas e seus negócios possam trabalhar de forma mais produtiva, ao fornecer espaços de trabalho profissionais, inspiradores e colaborativos, além de serviços digitais, disponíveis por meio do aplicativo IWG. Para conhecer melhor visite o site ou clique aqui para obter mais informações sobre a parceria.

Informações à imprensa | Máquina Cohn & Wolfe       
Gabriel Pereira –
[email protected] – (11) 96828-5025    
Mikaella Pedrosa –
[email protected] 
Thayna Madruli
[email protected]    
[email protected]
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp