15/03/2024 às 14h42min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h00min

Seis dicas de marketing para ajudar empresas centenárias a deslanchar no mercado

Suellen Evangelista, gerente geral da MADIS, empresa focada na comercialização de produtos e serviços de controle e que completou 100 anos recentemente, lista estratégias assertivas para empreendedores

Larissa Geovanna
Créditos: Freepik
 

Com o mundo empresarial em constante evolução, a longevidade de uma empresa, muitas vezes, é medida não apenas por quanto tempo ela já existe, mas também pela capacidade de se adaptar e prosperar em meio aos desafios. Em um cenário cada vez mais competitivo, principalmente no meio digital, as empresas centenárias enfrentam dificuldades não apenas em sobreviver, mas, principalmente, em deslanchar no mercado. Dessa forma, é essencial que estratégias de marketing sejam inseridas de forma assertiva para que a marca ou produto não seja esquecido e a divulgação consiga ser mais eficaz.

 

“Para uma empresa centenária, a  atenção com as novidades no marketing é essencial por muitas razões, mas uma das principais é a competitividade no mercado. Acompanhar as tendências de marketing ajuda a manter ou ganhar vantagem competitiva, garantindo que a empresa não fique para trás em relação aos concorrentes mais recentes”, explica Suelen Evangelista, gerente geral da MADIS, empresa focada na comercialização de produtos e serviços que oferecem soluções completas de controle e acesso, com hardwares e softwares próprios e de alta tecnologia, que completou 100 anos em 2023.

 

Por isso, pensando nos empresários que desejam investir nas estratégias certas, principalmente com empresas de anos de mercado e em nichos diferentes, a especialista separou algumas dicas fundamentais para deslanchar no meio. Confira, a seguir:

 
1. Presença Online

Ao se atentar às transformações digitais, é ideal utilizá-las a favor de uma empresa. Nesse caso, saber ter uma boa presença online, para ter mais conexão com o cliente, é essencial. “Uma boa estratégia é atualizar o site da empresa para garantir uma experiência positiva ao  usuário. Manter presença ativa nas redes sociais, compartilhando conteúdo útil, cases de sucesso, atualizações de produtos e notícias do setor, também ajuda nessa conexão, assim como alimentar um blog para compartilhar conhecimentos, melhores práticas e novidades”, ressalta Suelen.

 
2. SEO (Otimização para Motores de Busca)

Com o marketing, fazer o básico bem feito é uma das grandes sacadas para crescer e se destacar. Por isso, utilizar o SEO, uma ferramenta comum e eficaz, pode melhorar a visualização do seu negócio. “Otimizar o conteúdo do site para os motores de busca garante que a empresa seja facilmente encontrada por aqueles que procuram soluções relacionadas a relógios de ponto, controle de acesso e estacionamento, por exemplo, como é o caso aqui na MADIS”, reforça a gerente. 

 
3. Marketing de Conteúdo

Quanto mais informações o cliente tiver, mais interessante sua marca e o seu produto fica. “Desenvolver e compartilhar conteúdos relevantes, como e-books, whitepapers, infográficos e vídeos, entre outros que demonstrem o conhecimento da empresa em determinado nicho, ajuda as empresas que buscam esse objetivo”, pontua a expert. Planejar e construir todo esse material fará com que seu negócio seja referência no assunto e se destaque para um potencial cliente ou, até mesmo, para os já fidelizados.

 

4. Parcerias Estratégicas

Nem tudo é concorrência. Muitas vezes, aliar-se a outras marcas pode dar a visibilidade necessária para um produto lucrar ainda mais. Segundo Suelen, estabelecer parcerias com outras empresas, até mesmo para negócios com produtos específicos, pode aumentar a visibilidade da marca. “Ser estratégico em parcerias pode abrir diversas oportunidades, fazendo com que as pessoas olhem até de outra forma para um produto, principalmente se o nicho dele for mais complexo. Ser criativo e inovador nesses momentos da escolha de uma parceria com outra marca pode ser um grande passo para um negócio”, reforça. Para a gerente, outro ponto que ajuda muito é participar de feiras e patrocínios. “Para a MADIS, por exemplo, é ideal participar de eventos e fazer parcerias com integradores do segmento de segurança”, completa.

 

5. Campanhas Publicitárias Segmentadas

Uma das principais vantagens ao usar esse modelo de estratégia é que o anunciante consegue direcionar a mensagem da campanha para um público mais qualificado. “As campanhas publicitárias online e offline direcionadas ao público-alvo de uma empresa, destacando os benefícios e diferenciais dos produtos e serviços, são essenciais e assertivas. Além disso, atrelar essas publicidades com páginas atrativas e relacionadas ao nicho do negócio amplia ainda mais a visibilidade”, complementa.

 

6. Treinamento e suporte ao cliente

“Um dos nossos grandes diferenciais na MADIS é que investimos em programas de treinamento e educação para nossos clientes, ajudando-os a maximizar o uso eficaz dos produtos, o que pode ser um diferencial significativo. Oferecemos treinamentos online, webinars e suporte excepcional para garantir a satisfação e lealdade do cliente”, explica Evangelista. A gerente também conta sobre a importância de trazer essa valorização ao cliente dentro do negócio. “Quando os clientes se sentem capacitados, tendem a valorizar mais a parceria com a empresa. Também oferecemos garantias robustas e contratos de manutenção de longo prazo para nossos produtos”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp