18/03/2024 às 16h55min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h01min

Inteligência emocional e carreira das mulheres é o tema destaque em evento que reunirá mulheres do setor automotivo

Cresce a presença feminina no setor automotivo, incluindo altos cargos

Denis Victor Dana
Divulgação / Concept Be Safe
Inteligência emocional e carreira das mulheres é o tema destaque em evento que reunirá mulheres do setor automotivo
Em celebração ao mês das mulheres, a Concept Be Safe, uma das referências nacionais em blindagem automotiva, realiza no próximo dia 20 de março, às 19h, o evento “Como a Inteligência Emocional Impacta a Carreira das Mulheres”. O convite é voltado para as mulheres que atuam especialmente no setor automotivo.
“A expectativa é da presença de 40 executivas que atuam no ecossistema automotivo, grande parte ocupante de cargos de liderança. São diretoras, superintendentes, empreendedoras e algumas gestoras de áreas, o que evidencia não só o aumento das mulheres nesse segmento, como também o crescimento e o sucesso profissional que têm alcançado”, destaca Fábio Rovêdo de Mello, diretor de novos negócios da Concept Be Safe.
O evento contará com participações de Solange Waileman, palestrante, mentora, conselheira e sócia-fundadora da SunUp e W-CFO, e de Talita Motta, Headhunter e Fundadora da Inside Executive Search.
Participação feminina crescente
Apesar dos desafios e barreiras, as mulheres têm conseguido conquistar seu espaço dentro do setor automotivo. De acordo com informações baseadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), atualmente, 23% dos cargos de diretoria nas empresas do setor são ocupados por mulheres.
No número total de profissionais atuantes no mercado automotivo, em 2011, as mulheres correspondiam a 16,8% do setor. Em 2021, esse número subiu para 19,4%. “Pode parecer modesto, mas, diante de tantas dificuldades e desafios, esse crescimento de cera de 3% é bem significativo e demonstram evolução da participação feminina, o que nos motiva a organização desse tipo de encontro onde poderemos dividir experiências, novas visões e fomentar oportunidades de negócios entre as empresas, uma vez que grandes corporações estão representadas pelas executivas”, ressalta Gláucia Janczak, diretora do Canal Frotas.
Entre alguns diferenciais observados com a presença feminina no setor automotivo, podem ser destacados a abordagem detalhista no design automotivo, uma vez que as mulheres tendem a ser mais detalhistas e consideram aspectos que muitas vezes passam despercebidos pelos homens; o foco na segurança e conforto, já que a conscientização sobre a importância da segurança e do conforto é uma característica marcante das mulheres nesse setor; a inclusão e criatividade, em razão das perspectivas das mulheres, com suas novas ideias e olhares para o mundo dos carros, o que enriquece o processo de inovação e desenvolvimento; além da liderança inspiradora, revelando-se exemplo a ser seguido pelos colaboradores.
Glaucia lembra que além de tantos diferenciais, promover a presença feminina em cargos de liderança também é um dos compromissos essenciais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Empresas que participam do Pacto Global se comprometem a atingir uma das duas metas estabelecidas: ter 30% de suas lideranças ocupadas por mulheres até 2030 ou alcançar a paridade de gênero, com 50%, até 2050.”
Serviço:
“Como a Inteligência Emocional Impacta a Carreira das Mulheres”
20/03 – 19h
Concept Be Safe – Avenida dos Bandeirantes, 1.747 (Concept Lounge) – Vila Olímpia, São Paulo
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp