03/04/2024 às 15h36min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h01min

Piloto de drone: profissão que vem ganhando destaque nos últimos anos

Segundo pesquisa do LinkedIn, há diversas oportunidades em várias áreas, e a profissão é uma das que estão em ascensão em 2024

Interface Comunicação
Divulgação
A profissão de piloto de drone tem crescido significativamente nos últimos anos, com diversas aplicações em setores como agricultura, engenharia, imobiliário, além de áreas como segurança, vigilância, logística, entre outras. Os pilotos de drone são responsáveis por operar essas aeronaves remotamente para capturar imagens e coletar dados em diversas situações. Para operar Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s), o profissional precisa ter capacitação técnica e conhecimento das regulamentações locais. De acordo com pesquisa realizada pela rede social LinkedIn, há diversas oportunidades em várias áreas, e a profissão é uma das que estão em ascensão em 2024.



Ainda segundo o estudo da rede social, divulgado em janeiro, os homens dominam o segmento, ocupando 95% das vagas e destaca que o setor de agricultura é um dos que oferecem mais oportunidades, principalmente para pilotagem e configuração de drones pulverizadores.

Na engenharia também tem muitas oportunidades. Os pilotos de drone desempenham um papel crucial em diversas áreas, como topografia, inspeção de obras, monitoramento de projetos de construção, levantamento de terrenos e modelagem 3D. Eles utilizam drones equipados com câmeras e sensores especializados para coletar dados precisos e detalhados sobre o terreno, estruturas e infraestrutura. Esses dados são essenciais para o planejamento e execução de projetos de engenharia, permitindo uma análise mais precisa e eficiente do ambiente de trabalho. Além disso, os drones podem ser usados para monitorar o progresso das operações, identificar potenciais problemas e garantir a conformidade com os padrões de segurança e qualidade. Em resumo, os pilotos de drone desempenham um papel fundamental na modernização e otimização dos processos de engenharia.

No caso da Aero Engenharia, os pilotos de drone utilizam o equipamento para realizar serviços distintos como nas áreas de mineração, agricultura de precisão, energia renováveis, infraestrutura, planejamento urbano, meio ambiente e saúde pública, sendo este último o que mais vem se destacando no mercado nacional por sua característica inovadora.Pioneira na solução, a empresa realiza o processo de identificação, controle e combate ao Aedes aegypti por meio de drones e tecnologia de ponta, além de gerar informações precisas estratégicas por meio de Business Intelligence (BI) que são entregues aos gestores de saúde pública por meio de uma plataforma SIG – Sistema de Informação Geográfica.
Denominada Techdengue, a solução possui tecnologia e metodologia exclusivas, atestadas em todo o território nacional. O processo envolve uma solução que entrega resultado ponta a ponta com identificação, qualificação e tratando dos possíveis focos de reprodução do mosquito.

A empresa inclusive está com vagas abertas para o cargo, que exige experiência com drones da fabricante DJI, preferencialmente o modelo Matrice 300 ou superior, e cadastro válido na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operação de VANT’s. O contratado será responsável por toda a operação, desde a obtenção das autorizações, elaboração de planos de voo, execução e cuidado dos equipamentos. Os salários variam de acordo com a experiência do candidato e a sua capacidade de responder a toda a operação. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail: renato.mafra@aeroengenharia.com .
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp