04/04/2024 às 16h47min - Atualizada em 05/04/2024 às 00h00min

Projeto “Profissionais do Amanhã” auxilia estudantes de Itaúna (MG) na busca do primeiro emprego

Por meio de oficinas gratuitas, que acontecerão entre abril e junho, os alunos aprendem técnicas de comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, entre outras

Da redação
Bruna Campos

O projeto “Profissionais do Amanhã” irá auxiliar os alunos da Escola Estadual José Gonçalves de Melo, em Itaúna (MG), na preparação para a busca do primeiro emprego por meio de oficinas que terão início no dia 09 de abril e irão ocorrer até 11 de junho na instituição de ensino.

Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2023 com uma taxa média de desemprego de 7,8%, portanto, esse ainda é um assunto recorrente no país, além de ser uma pauta de constantes discussões e projetos de lei.

Com o objetivo de contribuir com o tema, o projeto "Profissionais do Amanhã" realiza oficinas gratuitas de artes cênicas para jovens alunos, que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.

Os jovens aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa.

As atividades serão desenvolvidas durante 3 meses com cada turma, trabalhando a autoexpressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. No fim das oficinas, no dia 18 de junho, os alunos realizarão um espetáculo teatral, aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação.

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Oficinas

No total serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas, para grupos com até 30 jovens, com duração de 90 minutos cada. Nessas oficinas, serão aplicadas técnicas como comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. O projeto é indicado para jovens com idades entre 13 e 17 anos.

"Este projeto, composto por dez oficinas de atuação, concentra-se em proporcionar habilidades cruciais para o sucesso profissional, enquanto visa remover barreiras como a timidez, promovendo a desenvoltura e confiança necessárias para enfrentar os desafios do mundo corporativo", explica Iberê Pereira, coordenador das oficinas.

"A metodologia do projeto 'Profissionais do Amanhã' se diferencia ao integrar práticas teatrais como instrumento pedagógico, uma abordagem única que tem se mostrado eficaz em outras iniciativas semelhantes. O uso do teatro não apenas contribui para a expressão artística dos alunos, mas também aprimora suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe", complementa Iberê.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio do Grupo MBL e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

"O Grupo MBL tem o prazer de abraçar o projeto 'Profissionais do Amanhã', uma iniciativa que reflete profundamente os valores e a missão de nossa empresa em contribuir para um desenvolvimento que seja não apenas econômico, mas também social e cultural. Ao longo dos nossos 46 anos de atuação, sempre estivemos comprometidos em integrar a sustentabilidade em nosso modelo de negócios, e é com imensa satisfação que apoiamos um projeto que promove a educação e a cultura, especialmente em nossa querida Itaúna, onde nossas raízes são tão profundas", afirma Dáfane Silva, diretora do Grupo MBL.

 

"O apoio ao 'Profissionais do Amanhã!' está alinhado com nossas iniciativas de ESG, pois acreditamos que investir nos jovens através das artes cênicas é uma forma poderosa de desenvolver habilidades essenciais para o futuro, como criatividade, empatia e colaboração. Essas são competências que transcendem o palco e preparam os jovens para diversos desafios, inclusive no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, fortalecemos o tecido social da cidade, criando laços mais fortes entre os jovens, suas famílias e a comunidade em geral. Esta é a nossa maneira de construir um legado sustentável, apoiando a próxima geração e incentivando a vitalidade cultural de Itaúna", completa Silva."

 

O projeto Profissionais do Amanhã representa a continuidade da aposta da Sancell Produções em projetos que pretendem desenvolver, por meio das artes cênicas, as habilidades de comunicação de adolescentes prestes a ingressar no mercado de trabalho, para torná-los confiantes para novos desafios.

 

 

Sobre o Grupo MBL: Mais de quatro décadas de Excelência e Inovação. Com mais de 46 anos de história, o Grupo MBL se estabeleceu como referência no setor de mineração, contribuindo significativamente para o progresso do centro-oeste mineiro. A organização, que começou com a extração e comercialização de pedras e britas, expandiu sua atuação para os mercados de pré-moldados de concreto e gestão imobiliária, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade.

 

O Grupo MBL é um conglomerado que engloba as empresas MBL Pedreira, Novabrita, Silva Empreendimentos Imobiliários, Prenova e MBL Asfaltos. Cada uma destas empresas, com suas operações licenciadas e em conformidade com as mais rigorosas normas de segurança e ambientais, reflete a missão do Grupo de prosperar por meio da exploração e transformação de recursos naturais.

 

O Grupo MBL mantém um forte compromisso com a segurança de seus colaboradores e com a preservação do meio ambiente. Através de uma equipe de Meio Ambiente altamente especializada, o Grupo implementa uma gestão ambiental de excelência, promovendo o desenvolvimento sustentável e o aprimoramento contínuo em suas práticas operacionais. A valorização do capital humano é fundamental para o Grupo MBL, que reconhece em sua equipe de cerca de 300 funcionários seu principal ativo. Investir em treinamentos, promover a saúde e o bem-estar e garantir um ambiente de trabalho motivador são manifestações concretas dessa valorização.

 

O Grupo MBL não apenas atende aos mais exigentes padrões do mercado da construção civil, infraestrutura viária e imobiliário, mas também se dedica a contribuir para o bem-estar das comunidades locais. O suporte a projetos sociais e religiosos, alinhados com os valores corporativos, atesta sua responsabilidade sociocultural e reforça o impacto positivo de suas ações.

 

Com escritórios em Itaúna e Belo Horizonte, o Grupo MBL se posiciona de forma estratégica para atender e superar as expectativas de seus clientes e parceiros, mantendo-se à frente no fornecimento de materiais e soluções para as mais variadas demandas do mercado.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Profissionais do Amanhã” em Itaúna/MG
Datas e horários:

Local: Escola Estadual José Gonçalves de Melo.

Endereço: Rua: Tácito Nogueira, 68, Centro, Itaúna - MG.

 

ABRIL

9/4 - 2º horário (7h50 - 9h30) Aula 1 (Abertura das Oficinas)

16/4 - 3º horário (9h45 - 11h25) Aula 2

23/4 - 2º horário (7h50 - 9h30) Aula 3

30/4 - 3º horário (9h45 - 11h25) Aula 4

 

MAIO

 

7/5 - 2º horário (7h50 - 9h30) Aula 5

14/5 - 3º horário (9h45 - 11h25) Aula 6

21/5 - 2º horário (7h50 - 9h30) Aula 7

28/5 - 3º horário (9h45 - 11h25) Aula 8

 

JUNHO

 

4/6 - 2º horário (7h50 - 9h30) Aula 9

11/6 - 3º horário (9h45 - 11h25) Aula 10


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp