CIDADE NO AR Publicidade 728x90
03/04/2024 às 09h52min - Atualizada em 05/04/2024 às 00h00min

Quer ir trabalhar nos EUA , veja quais são as categorias de emprego

Lucas Dias Sampaio
divulgação

A USCIS, a agência que trata do processamento de Green Cards no âmbito do governo federal, já havia afirmado que, para o ano fiscal de 2024, haveria 161.000 Green cards disponíveis com base no emprego (quantidade mais baixa desde 2020). Desde Janeiro de 2024 está se constatando através dos boletins de visto do departamento do Estado, a lentidão em qualquer avanço nas datas.

O visto mais popular nos dias de hoje, com base no emprego, é o chamado visto EB-2 NIW que oferece um caminho valioso para os cidadãos estrangeiros com habilidades excepcionais ou graus avançados para garantir o emprego nos Estados Unidos sem a necessidade de uma oferta de emprego específica.

De acordo com os dados mais recentes do relatório USCIS, em outubro de 2023, as taxas de aprovação para petições EB-2 National Interest Waiver (NIW) demonstraram progressos consideráveis nos últimos anos. Em 2021, a taxa de aprovação foi de 86%, com um total de 9,650 casos aprovados. No ano seguinte, em 2022, houve um aumento significativo nas aprovações, totalizando 19.090 casos, resultando em uma impressionante taxa de aprovação de 90,3%. No entanto, em 2023, a taxa de aprovação registou uma ligeira descida para 79,7%, com um total de 31 750 casos aprovados. Apesar dessa diminuição, a taxa de aprovação em 2023 permanece digna de nota, ressaltando o contínuo interesse da categoria de visto EB-2 NIW.

No entanto, é igualmente crucial reconhecer que alguns casos podem ser negados, destacando a importância de uma preparação minuciosa e do cumprimento dos requisitos do USCIS. Com a abordagem correta, o visto EB-2 NIW pode abrir portas com surpreendentes oportunidades para indivíduos qualificados que procuram contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nação. No ano fiscal de 2023 houve 1.385 vistos NIW negados.

A advogada de imigração, Ingrid Domingues McConville, com mais de 29 anos de experiência nos Estados Unidos, explica que o visto EB2-NIW permite aos trabalhadores estrangeiros que cumprem determinados critérios se candidatar em seu próprio nome. Isso significa que ele não precisa necessariamente de uma oferta de emprego de um empregador americano para ser elegível, em vez disso, deve demonstrar que o seu trabalho seria do interesse nacional aos Estados Unidos.

O tempo do processo de um visto EB2-NIW varia, mas geralmente leva entre 12 a 18 meses. No entanto, existem casos de profissionais aprovados em menos de 5 meses devido a importância ou necessidade de mão-de-obra nos EUA.

Obtenha mais informações sobre imigração: @dmvisalaw


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp