12/04/2024 às 09h10min - Atualizada em 14/04/2024 às 00h00min

Insurtech alcança breakeven com apenas 14 meses de operação

SmartLoad chega ao ponto de equilíbrio financeiro desenvolvendo tecnologias para simplificar a jornada de transporte e prevê 100% de crescimento em 2024

Tamires de Jesus Jesus Silva
SmartLoad

A SmartLoad, 1ª Insurtech de mobilidade de carga do Brasil, atingiu um marco importante ao alcançar o ponto de equilíbrio financeiro, também conhecido como breakeven, com pouco mais de um ano de operação. Após os períodos de investimento, desenvolvimento e início de faturamento, agora a empresa vive fase de inovação, com expectativa de dobrar de tamanho em 2024 e atingir 100% de crescimento.  

Ainda como startup, a empresa iniciou o desenvolvimento de suas tecnologias em 2020, por meio de investimentos de especialistas em seguro de carga, tecnologia e logística, que sofriam com diversas problemáticas na forma de averbação para comunicação de embarque e ativação efetiva dos seguros de transportes. O início da operação ocorreu apenas em setembro de 2022 e o breakeven chegou em novembro de 2023, somente 14 meses depois. 

Especialista em seguros para logística e fundador da SmartLoad, Sylvio Bispo destaca que a ideia surgiu de uma viagem para o Vale do Silício, em São Francisco (CA), onde teve contato com o que tinha de mais moderno em soluções securitárias para o B2C. “Como minha atuação sempre foi no B2B, dali comecei a lembrar das dores que tinha como corretor especialista e consultor de seguros para centenas de empresas transportadoras de carga e das tantas negativas de indenização que meus clientes tiveram por falta de averbação. Foi quando começou a nascer a ideia da SmartBox”, lembra o executivo.  

Apesar da complexidade em gerar alta tecnologia em um mercado extremamente burocrático e por vezes antiquado, a solução começou a ser desenvolvida sem grandes investimentos, com cerca de R$1.3 milhões, por meio de aportes de 600 mil reais do fundador, 500 mil reais de investimento semente e mais 200 mil reais de fomento da FAPESP, que também validou o modelo de negócios da SmartLoad, assim como de suas tecnologias, metodologias e processos. Mas foi o smart money que fez a diferença no crescimento rápido do negócio.

Com times formados por grandes especialistas em suas áreas e uma frente de desenvolvimento, tecnologia e inovação que conta com professores, mestres e jovens talentos, nos últimos meses a SmartLoad tem vivido uma realidade de disrupção. A SmartBox 3.0 muda por completo a forma de comunicar embarques e ativar o seguro de cargas, sendo a única ferramenta do mercado com 100% de acurácia, sem falhas na averbação, reduzindo a 0% a chance de negativa de indenização de sinistros de roubo ou acidente por falta de averbação, algo que era comum e gerava prejuízos para empresas que transportam. 

Com esse DNA de inovação e a parceria com diversas das principais seguradoras do mercado logístico, como Tokio Marine, Seguros SURA, EZZE Seguros, Berkley Brasil, Sompo, HDI Seguros, HDI Global, Starr, Essor Seguros, Akad Seguros e Fairfax, além de grandes corretores especialistas em seguros de transportes, a SmartLoad planeja crescer 100% seu faturamento em 2024. A empresa está confiante em sua capacidade de expandir sua base de clientes e de lançar novas soluções inovadoras ao mercado. 

“Investir em tecnologia tem sido crucial para nós. Com um mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo, estamos atentos às tendências e novas demandas do setor de mobilidade de carga do Brasil, buscando sempre inovar e se adaptar às necessidades para simplificar a jornada dos nossos clientes”, finaliza Sylvio Bispo.  

Além da SmartBox, a SmartLoad também conta com o SmartDriver, que atua no gerenciamento de risco inteligente e na oferta de soluções securitárias para transportadores de carga.  

Sobre a SmartLoad 

A SmartLoad é a 1ª Insurtech de Mobilidade de Carga do Brasil e atua na gestão da jornada do transporte. É criadora da SmartBox, 1ª plataforma de averbação de cargas com 100% de acurácia e do SmartDriver, módulo de gerenciamento de risco inteligente e inovador para gestão de profissionais de frota logística.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp