CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/04/2024 às 10h16min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h00min

Adolescente de 15 anos conquista U$ 100.000 por ideia de infância

Estimular a criatividade desde a infância pode fazer toda a diferença no futuro dos adolescentes.

Jancieli Dalla Costa
Freepik.com

Nathaniel Wellen, de apenas 15 anos, conquistou os investidores do programa Shark Tank e recebeu uma proposta de U$100.000,00 por 18% de sua empresa. A novidade, que atraiu os bons olhares de grandes empresários, propõe a inovação de um utensílio do nosso dia a dia.

Já pensou receber mais de cem mil dólares por uma ideia que teve quando era criança? À primeira vista, muitos irão pensar que se trata de algo banal ou até bobo vindo de alguém tão jovem, mas Nathaniel Wellen provou todos com essas concepções errados.

Com 15 anos, o adolescente Nathaniel Wellen apresentou sua ideia para os investidores do programa Shark Tank, que teve ainda em sua infância, com apenas 8 anos de idade. A ideia, que pode parecer banal no início, na verdade traz uma grande inovação a um objeto do dia a dia e facilita - e muito - a vida das pessoas.

Mas, afinal, o que ele criou? Como surgiu a ideia? Qual foi a reação dos investidores?

Para descobrir como Nathaniel conseguiu cem mil dólares por 18% da sua empresa, com apenas 15 anos de idade, continue conosco até o final. 

O que é o programa Shark Tank?

O Shark Tank é um programa de negócios estadunidense que estreou em 2009. A ideia central consiste em empreendedores apresentando seus negócios e produtos para cinco empresários, investidores de startups, chamados “sharks” - traduzido para tubarões.

No decorrer das apresentações, é comum que os investidores encontrem defeitos, fraquezas e problemas, determinantes para o momento final - que é a decisão ou não pelo investimento no produto ou empresa apresentado. Enquanto alguns empresários pegam mais leve, outros são mais assertivos.

A versão brasileira, chamada de Shark Tank Brasil, estreou apenas em 2016 e continua em exibição até os dias atuais. Com a mesma premissa, os empresários brasileiros têm a chance de apresentar seus produtos e empresas não apenas para os cinco grandes empresários ali presentes, mas para todo o público que os assiste.

Adolescente de 15 anos ganha U$ 100.000,00 com ideia de infância

Não se trata apenas de chegar e apresentar sua empresa, contar sua história e mostrar o seu produto. A seleção do programa é rigorosa e filtra muito os empreendedores que, de fato, ficarão cara a cara com os investidores. 

Em 2018, foram registrados entre 35.000 a 40.000 aplicações de empreendedores para o programa americano. Apenas 1.000 passaram para a próxima fase, dos quais 150 chegaram a conversar com os empresários, mas apenas 100 foram exibidos no programa de televisão.

Ou seja, não é qualquer um que consegue essa oportunidade, mas Nathaniel Wellen conseguiu sua chance.

Com apenas 15 anos de idade, ele se colocou diante dos empresários do Shark Tank e apresentou seu produto, que nada mais era que uma concretização de uma ideia de infância. Após receber o não de três deles, Robert Herjavec viu o potencial de sua empresa. 

A proposta inicial, feita por Welen, era de U$100.000,00 - quase R$500.000,00 na conversão atual -  por 10% de sua empresa, que  ainda estava em fase de pré-receita e atuando apenas com protótipos, sem o lançamento de seu produto para o mercado.

Herjavec, por sua vez, ofereceu aceitou os U$100.000,00 mas por 20% da empresa. Depois de uma negociação entre as partes, ambos chegaram aos 18%.

A maior parte dos investidores demonstrou certa preocupação com a idade escolar de Nathaniel, mesmo após o teste de protótipos apresentados e o reconhecimento do potencial que seu produto mostrou ter. 

A principal questão, colocada como empecilho crucial para a negociação, foi a capacidade de Wallen se dedicar completamente ao negócio, visto que ele ainda estava cursando o Ensino Médio. Kevin O’Leary, um dos investidores, citou a necessidade de poder contatar os CEO's a qualquer momento.

Mas, afinal, qual o produto de Wellen?

Wellen é o fundador da The Duo, um novo modelo de guarda-chuva. Mesmo sendo um objeto comum, de uso cotidiano, Nathaniel trouxe inovações ao que todos conhecemos tão bem, adaptando-o a um determinado contexto.

Trata-se, portanto, de um guarda-chuva com uma segunda alça suspensa, para que duas pessoas segurem o objeto ao mesmo tempo e, portanto, não se molhem e não tomem chuva. Assim, duas pessoas podem andar sob o mesmo guarda-chuva sem que uma delas tenha que se molhar, enquanto a outra, que geralmente segura a alça, sai ilesa.

Como o negócio e a ideia surgiram?

Uma das maiores surpresas veio do fato de Nathaniel ter tido a ideia do The Duo ainda enquanto criança, com apenas 8 anos de idade. Segundo seu relato, a epifania veio em um dia chuvoso, voltando para a casa com o pai. 

Nas palavras do próprio adolescente:

“Só quem segura o guarda-chuva tem uma boa experiência. Eu então pensei: e se houvesse uma segunda alça de guarda-chuva para eu segurar?”.

Então, com a parceria e ajuda do pai, deu-se início ao projeto do The Duo, até patentearem o modelo de guarda-chuva criado. Em 2022, ambos se uniram à ShedRain, uma marca de acessórios climáticos que passou a deter 49% da empresa familiar.

A ideia, então, é desenvolver um produto que ofereça uma boa experiência para ambas as pessoas que estiverem sob o guarda-chuva, sem que uma delas tenha que se sacrificar e acabar se molhando apenas por causa do mau uso do produto.

Por que uma ideia ou marca pode valer tanto dinheiro?

A premissa do Shark Tank é que ideias valem dinheiro - e muito -, mas tudo depende do comportamento de quem a teve, do que você irá fazer com essa ideia. Se Nathaniel não tivesse recorrido ao Shark Tank, provavelmente você não o conheceria agora e, muito menos, ele estaria com um investimento de U$100.000,00 em mãos. 

As ideias são olhares inovadores ao mundo, seja para produtos que ainda não temos, mas que precisamos, ou objetos já existentes que podem se tornar ainda mais úteis em nosso dia a dia, por mais cotidianos que sejam.

Para Paulo Eduardo Ballestrin, fundador da Valutech, o investimento faz muito sentido. Ele comenta: “Ideias isoladas geralmente não valem nada. Por exemplo, uma ideia sem um plano concreto de execução ou um cronograma definido raramente atrairá investidores ou gerará receita; basicamente, ela não tem valor. Apesar disso, o caso de Nathaniel é diferente. Sua ideia já estava avançada, incluindo protótipos e no estágio pré-receita. A maioria dos investidores do Shark Tank (três, para ser exato) optou por não financiar o projeto, mas um deles, Robert Herjavec, percebeu um potencial significativo. Foi esse potencial que levou a um investimento substancial na ideia, atribuindo-lhe um valor monetário real. Herjavec não apenas investiu financeiramente; ele também enxergou a oportunidade de atuar com "smart money", podendo auxiliar na execução do projeto com sua expertise, o que ampliou ainda mais o apelo econômico da proposta. Portanto, enquanto uma ideia por si só pode não valer muito, uma ideia respaldada por um plano sólido, seu potencial de receita e uma equipe competente pode alcançar uma avaliação de centenas de milhares ou até milhões de dólares.”

Por isso, uma das principais maneiras de avaliar o valor de uma ideia ou marca é compreender o que ela pode gerar como resultado prático para as pessoas. A ideia apenas traz resultados quando é executada, apresentada para o mundo, e para as pessoas certas.

Então, a sua ideia pode valer muito dinheiro, desde que você aja e saiba posicioná-la e se posicionar no mercado. Só pensar não é o suficiente, a ação é uma grande aliada é parte fundamental de todo o processo de atribuição de valor ao seu produto, empresa ou negócio.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp