CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/06/2024 às 10h38min - Atualizada em 14/06/2024 às 00h01min

10 dicas de como fazer um vídeo criativo para os processos seletivos 

UIRá BANHEZA
Banco de imagens

Muitas vezes, ao se candidatar a um determinado processo seletivo, as pessoas se veem diante de um pedido de uma apresentação sua, gravada em vídeo. Isso tem se tornado cada vez mais comum e acaba gerando muitas dúvidas na hora da produção, a começar pela timidez dos próprios candidatos. 

Não é fácil estar em frente às câmeras, mas desistir da vaga apenas por esse motivo não é uma opção! É possível deixar o seu conteúdo bastante atrativo, criativo e autêntico, se apresentando de forma adequada. Por isso, o time de especialistas da Eureca, consultoria e plataforma digital especializada em recrutar e desenvolver jovens talentos, contaram quais são os principais desafios dando dicas de como melhorar a apresentação do candidato. Confira:

 
  1. Conheça o Público-Alvo: Antes de começar a produção, é essencial entender para quem o vídeo será direcionado. Pesquise sobre a empresa ou instituição para a qual está se candidatando e adapte o conteúdo do vídeo para corresponder aos valores e cultura organizacional.
  2. Cuidado com o tempo: Leia o regulamento e as regrinhas básicas antes de enviar o vídeo. Alguns podem ter um limite de tempo e você não deve ultrapassá-lo ao contar a sua história. Respeite o tempo dos recrutadores e mantenha o vídeo conciso e direto ao ponto. 
  3. Seja autêntico e conte uma história: Mostre sua personalidade e autenticidade no vídeo, ou seja, seja você mesmo! Utilize-o como uma oportunidade para contar sua história de forma cativante, porém objetiva. Os recrutadores procuram candidatos genuínos e que se destacam pela sua objetividade
  4. Responda ao que foi perguntado: Em muitos processos há uma pergunta a ser gravada em vídeo. Não fique com rodeios e destaque suas realizações e conquistas profissionais, demonstrando suas habilidades e competências que respondam a essa pergunta. 
  5. Cuide da qualidade técnica: Um vídeo bem produzido é fundamental para transmitir profissionalismo, ou seja, preste atenção à iluminação e utilize a melhor câmera que dispor no momento. O posicionamento da câmera (que nunca deve estar contra a luz), a qualidade do áudio (ainda mais fundamental do que a imagem) e a qualidade visual, importam. 
  6. Pratique antes de gravar: Faça algumas tentativas e pratique suas falas antes de começar a gravar. Ou seja, pensar antes de falar e colocar as ideias no papel, criando um mini roteiro, são de grande valia na hora de lidar com o tempo e auxilia a organizar os pensamentos. Isso ajudará a evitar erros e garantirá uma apresentação mais fluida. 
  7. Olhe sempre para frente: lembre-se de que você está “conversando” com alguém, por isso, não olhe para baixo ou para janela. Grave várias vezes, se for necessário, e encare a câmera.
  8. Utilize recursos criativos: Apesar de não ser uma regra e nem uma exigência das empresas, explorar recursos visuais e gráficos, dentro do que for possível, pode tornar o vídeo mais dinâmico e atrativo. Animações, infográficos e música de fundo podem agregar valor à sua apresentação. Mas lembre-se: esse não é um vídeo para o seu canal do Instagram, portanto, seja profissional.
  9. Capriche na edição: complementando a dica acima, utilize programas de edição de vídeo para aprimorar o resultado final, cortando partes desnecessárias e adicionando elementos visuais se necessário.
  10. Peça feedback: Após a produção do vídeo, solicite feedback de amigos, familiares ou colegas de trabalho. Opiniões externas podem oferecer insights valiosos para aprimorar sua apresentação.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
UIRA BANHEZA DE ALMEIDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp