13/06/2024 às 11h40min - Atualizada em 14/06/2024 às 00h01min

Dúvidas sobre o primeiro emprego? Saiba como funciona o início de uma contratação CLT

Advogado trabalhista, Dr. Márcio Coelho, explica como é o contrato de experiência e quais os direitos do trabalhador em caso de desligamento nesse período

MáRCIA STIVAL ASSESSORIA
divulgação/internet

A conquista do primeiro emprego é um marco na vida de qualquer pessoa. Esse é o primeiro passo para a construção da sua autonomia financeira, mas junto com o primeiro registro na carteira de trabalho, vem uma série de dúvidas em relação a direitos e deveres.

 

O advogado trabalhista, Dr. Márcio Coelho, explica como se dá o início da contratação conhecida como CLT “Consolidação das Leis do Trabalho”: “Muitos iniciam sua vida profissional assinando um contrato de experiência, com prazo de três meses, prorrogáveis por mais três meses. Superado esse tempo, com as partes de acordo com a continuidade da prestação laboral, o contrato de trabalho deverá ser anotado na carteira profissional do jovem, com todos os direitos que daí decorrem”.

 

Caso o empregador opte por finalizar o vínculo antes desse prazo, o funcionário terá seus direitos garantidos: “Além do salário referente aos dias de serviço desde o último pagamento, o trabalhador deve receber férias e 13º salário proporcionais, além da liberação do FGTS sem o acréscimo da multa de 40%”, continua. 

 

Diante a diversas formas de contratação, o especialista afirma que o registro em carteira sempre dará mais segurança ao trabalhador: “O regime CLT garante os benefícios exigidos em lei que dão respaldo quando necessário, como em casos de doenças ou acidentes”, finaliza Coelho. 

 

Dr. Márcio Coelho atua nas áreas trabalhista e previdenciária há mais de 40 anos. Durante sua carreira, foi Presidente da Comissão de Acidentes do Trabalho da OAB-SP e é Conselheiro do Instituto Arnaldo Faria de Sá.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCIA ROSANE STIVAL
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp