21/06/2024 às 17h36min - Atualizada em 23/06/2024 às 00h00min

Transformando sonhos em negócios: conheça as estratégias de planejamento para sua empresa não quebrar

Empreendedora conhecida como ‘Rainha dos Recheios’ dá dicas para quem está começando

Alex Gonçalves
Arquivo Pessoal

São Paulo, Junho de 2024 - Dados do Sebrae, baseados no Caged, mostram que no início de 2024, 62% dos novos empregos foram criados por micro e pequenas empresas, totalizando cerca de 112 mil novas vagas. Esse crescimento reflete o papel que esses empreendimentos desempenham na economia brasileira, impulsionando a criação de oportunidades em diversas regiões do país.

Carla Agostinho da Silva, 41 anos, de Recife, Pernambuco, é um exemplo vivo dessa tendência. Com mais de 15 anos de experiência na confeitaria, ela é conhecida como a 'Rainha dos Recheios' por desenvolver mais de 50 sabores exclusivos. Seu sucesso atual é resultado de anos de trabalho árduo e inovação, mas teve um início difícil e estratégias inusitadas, como distribuir fatias de bolo e brigadeiros gratuitamente para atrair clientes. “Não tinha lucro, era só prejuízo”, lembra. Hoje, além da confeitaria, Carla também capacita outras pessoas com cursos certificados para quem deseja começar no ramo.

Em dezembro de 2023, Carla enfrentou outra crise financeira, com baixo capital de giro e estoque. A solução veio com a fintech Zippi, que oferece capital de giro semanal via PIX para microempreendedores. “Com a Zippi, foi possível ter acesso a um crédito semanal que acompanha o fluxo de ganhos, dessa maneira, consegui me reerguer, reabastecer o estoque e seguir em frente. À partir daí o negócio só cresceu!”, relata a confeiteira. 

60 pessoas já se capacitaram por meio dos cursos de confeitaria ministrados por Carla que, após usufruir da solução da Zippi, fatura R$ 30 mil mensalmente, e complementa: “É um trabalho muito importante, vai além da confeitaria. Cada pessoa que faz o curso e consegue fazer vendas, abrir seu próprio negócio, impacta diretamente na economia local.”

Outro levantamento do Sebrae mostra que 29% dos microempreendedores individuais fecham seus negócios em até cinco anos. Em 2023, 1.818.486 microempresas e pequenas empresas fecharam, e de janeiro a abril de 2024, foram mais 533.480. A falta de preparo e planejamento são os principais motivos, mostra o levantamento do Mapa de Empresas do Governo Federal.

Para Carla, o planejamento é o ponto estratégico para um negócio de sucesso. “Eu errei no começo por não saber planejar o que deveria ser feito”, pontua. A confeiteira sugere três dicas importantes no planejamento para quem quer empreender:

  1. Entenda o mercado que deseja entrar: verifique se há uma demanda real para o seu produto. Tenha definido o seu público alvo, e sobretudo fique atento às novidades, buscando cursos e se aperfeiçoando para se destacar.
  2. Tenha uma boa gestão financeira para a sustentabilidade do negócio: projete um fluxo de caixa, tenha compreensão clara dos custos fixos (aluguel, salários,etc) e variáveis (matérias-primas,etc).
  3. Tenha metas: estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo, para saber como e quando chegar.

O CEO e fundador da Zippi, André Bernardes, reforça a importância do planejamento: “Empreendedores que planejam adequadamente conseguem superar desafios e aproveitar oportunidades. A história da Carla, exemplifica como a resiliência aliada ao planejamento podem transformar um negócio. Com planejamento estratégico e o apoio certo, é possível não apenas sobreviver, mas também prosperar.”

 

Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que entrega capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores. Fundada por ex-alunos do ITA e MIT, André Bernardes, Ludmila Pontremolez e Bruno Lucas, a fintech criou um meio de pagamento de crédito instantâneo para pequenas empresas. A Zippi soluciona os desafios de seus clientes por meio de produtos e serviços adaptados para as necessidades de pequenas empresas, microempreendedores e autônomos, focando na agilidade, relevância e eficiência, ajudando a atingir todo o potencial do negócio.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX SANDER DA SILVA GONCALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp