25/06/2024 às 10h17min - Atualizada em 27/06/2024 às 00h01min

Quais os direitos de um trabalhador terceirizado?

É mais vantajoso contratar um terceirizado que um CLT?

TODA COMUNICAçãO
Dra. Juliana Stacechen
 
Desde a criação da Lei da Terceirização em 2017, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sofreu mudanças significativas, permitindo que empresas terceirizem suas atividades-fim. Essa alteração abriu novas oportunidades no mercado de trabalho e levantou questões sobre os direitos dos trabalhadores terceirizados. Este artigo explora os direitos garantidos aos trabalhadores terceirizados e quando a terceirização de funcionários pode ser vantajosa para as empresas.
 
"O trabalhador terceirizado tem todos os direitos previstos na CLT, pois seu vínculo empregatício é com a empresa que presta serviços terceirizados", diz a advogada trabalhista patronal Juliana Stacechen.
Entre os direitos assegurados estão:
 
- Assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Salário mensal
- Aviso prévio
- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
- 13º salário
- Férias
 
Além desses, o trabalhador terceirizado também tem direito a benefícios como vale-transporte, descanso semanal remunerado, licenças maternidade e paternidade, e reajustes salariais conforme a categoria.
 
A empresa terceirizada é responsável por garantir todos esses direitos, pois é com ela que o trabalhador mantém o vínculo empregatício. A empresa contratante dos serviços terceirizados, por sua vez, não tem obrigações trabalhistas diretas com o colaborador terceirizado.
 
"Com a promulgação da Lei da Terceirização (Lei n.º 13.429/17), terceirizar se tornou uma opção atraente para diversas empresas. Agora, todas as atividades, incluindo as atividades-fim, podem ser terceirizadas", conta a especialista.
Entre as principais vantagens estão:
 
1.Redução de Encargos Trabalhistas: A empresa que contrata serviços terceirizados paga pela prestação do serviço e não pelos trabalhadores diretamente, eliminando a necessidade de pagar FGTS, salários, férias e outros encargos trabalhistas.
 
2.Agilidade na Contratação: A terceirização simplifica o processo de contratação, eliminando etapas como seleção de funcionários, recrutamento e treinamento, que são gerenciadas pela empresa terceirizada.
 
3.Maior Qualidade Profissional: Empresas terceirizadas geralmente são especializadas em determinadas áreas e oferecem profissionais mais qualificados para realizar as tarefas demandadas.
 
4.Redução no Tempo de Gestão: A empresa contratante não precisa se preocupar com a gestão de banco de horas, controle de faltas, folha de pagamento, férias e outras questões administrativas, que ficam a cargo da empresa terceirizada.
 
A legislação determina que os trabalhadores terceirizados devem ter acesso às mesmas instalações que os funcionários diretos, como ambulatórios médicos, banheiros e refeitórios. Além disso, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) destaca que, para a terceirização ser válida, não deve haver pessoalidade e subordinação direta entre o trabalhador e a empresa contratante. O colaborador terceirizado deve ser gerido pela empresa terceirizada e suas funções podem ser executadas por qualquer outro funcionário desta empresa.
 
A terceirização, regida pela Lei da Terceirização, proporciona às empresas uma série de vantagens financeiras e operacionais, ao mesmo tempo em que garante direitos essenciais aos trabalhadores terceirizados. Contate seu advogado trabalhista de confiança para checar a devida gestão e atenção às normas legais, a terceirização pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelas empresas.
 
Serviço: Juliana Stacechen
Advogada especialista em Direito Trabalhista
@julianastacechen
(41) 999048404
https://www.julianastacechen.com/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA LETICIA PACHECO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp