CIDADE NO AR Publicidade 728x90
27/06/2024 às 11h00min - Atualizada em 29/06/2024 às 00h00min

'Sou líder, e agora?' Três dicas essenciais para quem acabou de assumir essa posição

Liderar uma equipe pode ser desafiador até para os mais experientes; especialista da área de Gestão de Pessoas reúne algumas dicas de como se preparar para o cargo

LUIZ VALLOTO
Divulgação
“Como ser um bom líder?” – essa é uma das principais preocupações dos profissionais ao assumir uma posição de liderança. O cargo pode ser o sonho de muitos, no entanto, chega repleto de dúvidas e anseios. Patrícia Sanchez, Head de Pessoas na fintech Up.p, com mais de 18 anos de carreira em posições de liderança, afirma que não existe uma fórmula mágica para se desenvolver como líder – mas compartilha algumas práticas que podem facilitar o processo.

“Algumas pessoas sempre tiveram o sonho de atuar como líder, outras podem receber essa promoção de forma inesperada – independente do caso, o questionamento sempre vem: E agora, como liderar com sucesso? Apesar de termos que analisar as particularidades de cada ambiente de trabalho, ter em mente alguns princípios básicos sobre liderança pode ajudar”, explica. 

Patrícia selecionou três aprendizados valiosos que adquiriu ao longo de sua trajetória como líder. Confira:
 

Comunicação – Praticar uma comunicação assertiva e transparente com sua equipe é o primeiro passo. Existem ferramentas e canais que facilitam a transmissão de informações, no entanto, investir tempo conversas individuais – seja presencial ou remoto – segue sendo um forte aliado do líder. Por uma boa comunicação entende-se delegar projetos de forma clara e precisa, além de manter os canais abertos para esclarecer dúvidas e garantir o devido acompanhamento das entregas, mitigando as cobranças excessivas e volume de e-mails, permitindo que os colaboradores tenham mais liberdade e confiança para exercer suas funções.

Ambiente saudável e confiável – Pautas sobre a saúde mental estão sendo cada vez mais discutidas, e sabemos que um ambiente tóxico pode comprometer o resultado individual e coletivo. Seja empático, contribua para a construção de um ambiente respeitoso e seguro para expressar vulnerabilidade, ouça as pessoas de forma genuína e fomente a cultura do feedback. Dessa forma, o time irá te procurar, e não fugir de você. Confiança se constrói com bons exemplos!

Seja inspirador – Mais do que apenas exigir resultados, o líder é aquele que debate possíveis caminhos para alcançá-los. Uma equipe motivada, que recebe incentivos e apoio para entregar as suas metas, é muito mais produtiva do que aquela que não recebe a devida atenção de seus superiores. É preciso entender o que está funcionando e o que não está, e, se necessário, recalcular a rota para guiar seus colaboradores – o líder não é aquele que sabe tudo, mas sim, o que está constantemente em busca de melhora para si mesmo e para os outros.

No ano passado, o número de demissões no Brasil bateu recorde: foram 7,3 milhões de trabalhadores que saíram de seus empregos voluntariamente, segundo pesquisa realizada pela LCA Consultores, a partir de informações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em um mercado onde profissionais estão cada vez mais conscientes de seus direitos e não tem medo de buscar por melhores condições de trabalho, o líder tem papel fundamental na hora de manter os talentos engajados e proporcionar um ambiente que valorize os colaboradores.

“Liderar pessoas não é uma ciência exata. Muito mais do que apenas delegar e cobrar resultados, é entender o que sua equipe precisa, inspirando com entusiasmo e positividade para extrair o melhor de cada um. Um bom líder torna-se referência mesmo diante das adversidades porque abre espaço para os erros serem compartilhados e transformados em oportunidades de aprendizado e crescimento”, finaliza Patrícia.

Sobre a Up.p
Fundada em 2019, a Up.p é uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil especializada em crédito com garantia e consignado para pessoas físicas. Membro da Associação Brasileira de Crédito Digital, a fintech tem a melhor antecipação FGTS do Brasil, com taxas a partir de 1,29% ao mês. Entre seus produtos, além da antecipação do FGTS, oferece empréstimo consignado INSS e para servidores públicos federais (SIAPE), além de empréstimo com garantia de previdência. Em 5 anos de mercado, a Up.p já concedeu centenas de milhões de reais em empréstimos para clientes em todo o Brasil.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp