CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/01/2020 às 15h06min - Atualizada em 07/01/2020 às 15h06min

Bombeiros Voluntários de Caçador promovem o 3° Encontro Estadual de Trauma

São esperadas 36 equipes de bombeiros voluntários, militares e Samu para o evento que ocorre de 6 a 8 de março. Pré-inscrições devem ser feitas de 6 a 31 deste mês

Loreni Franck
Assessoria de imprensa ABVESC
Bombeiro voluntário em atendimento simulado durante prova no 2°Encontro Estadual de Trauma, em março do ano passado, em Concórdia
Os Bombeiros Voluntários de Caçador, Meio-oeste do Estado, realizam o 3° Encontro Estadual de Trauma, de 6 a 8 de março. A expectativa é receber 36 equipes de atenção pré-hospitalar das corporações de bombeiros voluntários, militar e SAMU. A fase de pré-inscrição vai de 6 a 31 deste mês e caso o número extrapole a quantidade de vagas será dada prioridade para os primeiros inscritos. O evento tem apoio das associações dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES).
A principal novidade desta edição é a cidade sede e corporação realizadora —os dois primeiros encontros foram promovidos pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, também no Meio-oeste do Estado. Como no ano anterior, a organização aceita a inscrição de times não competitivos. Neste caso, os socorristas participam das provas, são avaliados e recebem as orientações dos avaliados como os demais; apenas não pontuam para o ranking que, de acordo com critérios da ABRESC, podem participar do encontro nacional. O propósito é proporcionar experiência às equipes iniciantes em desafios e incentivar a participação de cada vez mais grupos em eventos desse gênero.
De acordo com coordenador do Encontro, Jakson Alberto Mandelli, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência. “Quando tratamos de serviços de emergência, a educação é a única ferramenta para o desenvolvimento nesta atividade que não nos permite o uso de manuais in loco,” observa. “O aperfeiçoamento profissional também nos permite projetar para o futuro as ameaças dinâmicas, uma vez que precisamos estar preparados para o mundo em que vivemos, onde as técnicas, procedimentos e equipamentos ficam obsoletos em curtos períodos de tempo, necessitando de nós a permanente reorganização e aprendizados,” reforça o comandante Anderson Caetano.
As provas do 3° Encontro Estadual de Trauma serão realizados na Arena Multiuso da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) — próximo ao Corpo de Bombeiros Voluntários. Cada dupla, composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complexa em simulados com vítimas poli traumatizadas - esmagamentos, amputações, fraturas e queimaduras -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito entre outros).
A partir de fevereiro as equipes pré-inscritas receberão e-mail de confirmação de vaga e orientações para pagamento de taxas e apresentação de documentos. A recepção dos participantes e congresso técnico ocorre a partir das 10h do dia 6 de março também na Arena Multiuso Uniarp.
 
SERVIÇO
O quê
: 3° Encontro Estadual de Trauma
Quando: 6 a 8 de março
Onde: Arena Multiuso da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) (rua rua General Antônio Sampaio), em Caçador
Pré-inscrição: de 6 a 31 de janeiro no link https://forms.gle/JVx2ETVTaWcht9jV9
Informativo do 3° Encontro Estadual de Trauma: https://drive.google.com/drive/folders/1ixHveG-j3DjMbhDv67oetXU7kX3_5FWS
Link
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp