01/07/2024 às 14h52min - Atualizada em 02/07/2024 às 00h00min

Principais erros de gestão de benefícios das PMEs

Especialista da Piwi comenta sobre contratações de benefícios “genéricos”, ferramentas ultrapassadas e traz dicas para melhorar o seu negócio

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Freepik

Estar a frente de uma empresa de pequeno e médio porte vai muito além do simples ato de comandar um negócio. Olhar com cuidado para a sua parte de benefícios é uma tarefa importante para aumentar o seu nível de competitividade diante do mercado. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Linkedin, 60% dos candidatos a alguma vaga de emprego tem como prioridade, além do salário, o pacote de benefícios.  

Em outras palavras, a gestão de benefícios possui um papel fundamental não só para o crescimento das organizações como também no sentido de atração e retenção de talentos. “Nos últimos anos, temos visto muitas PMEs enfrentando dificuldades para lidar com a gestão de benefícios pelo fato de possuírem equipes de RH muito enxutas que, na maioria das vezes, não conseguem lidar com todos os processos da gestão”, comenta Felipe Baeta, CEO da Piwi. corretora digital que visa resolver as dores das PMEs no momento da pesquisa, contratação e gestão de planos de saúde e benefícios. 

O executivo ainda aponta que muitas empresas acabam caindo em algumas armadilhas ao tentar lidar com toda a gestão. Por isso, existe uma procura por empresas que permitam a automatização dos processos de uma maneira estruturada e segura. Dessa forma, o especialista lista os principais erros de gerenciamento de benefícios e traz dicas para melhorar os processos. Confira: 

Não contratar uma corretora especializada em PMEs

Esse é o principal erro dentro da gestão de benefícios para pequenos negócios. Isso porque não faltam opções de corretoras de planos de saúde empresariais no mercado, porém poucas trabalham com PMEs. 

Essas organizações não têm a expertise necessária para ajudar o seu negócio a gerir benefícios com mais eficiência. Por isso, é importante fazer uma pesquisa mais ampla para encontrar corretoras especializadas em PMEs, como é o caso da própria Piwi. 

Contratar benefícios “genéricos”

Outro erro comum está na contratação de um pacote de benefícios que sirva para “todos”, que em um primeiro momento pode parecer ótimo pelo custo, mas não trará o mesmo resultado para a companhia. 

Uma boa saída seria pesquisar sobre benefícios, monitorar a utilização dos mesmos e entender qual seria a melhor estratégia para construir um pacote que seja flexível e atenda realmente às necessidades de todos, sem generalismos. Isso trará muito mais resultados para o seu negócio. 

Não cumprir requisitos de conformidade 

Diversos benefícios como os planos de saúde, por exemplo, demandam o cumprimento de requisitos de conformidade, os quais possuem prazos e contam com regulamentações que podem mudar de estado para estado. 

Em situações como esta é fundamental contar com o apoio de uma corretora de benefícios que mantenha o seu gestor de RH atualizado sobre as novas leis e requisitos de conformidade de benefícios. Dessa forma, o seu negócio se manterá em dia com todas as obrigações legislativas solicitadas. 

Não atualizar o plano conforme a sua grade de colaboradores 

Outra armadilha comum é não se preocupar em atualizar a gestão de benefícios de acordo com a inclusão, desligamento e solicitações de colaboradores. É importantíssimo que as empresas mantenham um contato próximo com a sua corretora de benefícios a fim de atualizá-la sobre as mudanças no seu quadro de funcionários. 

Dessa forma, sua empresa estará com as suas finanças em dia, por estar pagando os valores corretos, e continuará proporcionando aos seus colaboradores um pacote de benefícios de qualidade. 

Não contar com ferramentas automatizadas 

Muitas PMEs acabam enfrentando dificuldade ao contar com métodos de gestão ultrapassados. Com o apoio de uma plataforma automatizada, como a Piwi, por exemplo, empresas passam a contar com uma gestão de benefícios mais transparente e eficiente. O que economizaria tempo e ajudaria a equipe de RH a focar em ações que sejam mais estratégicas para a companhia. 

“Caso você tenha dificuldades em lidar com isso, o mercado conta com várias empresas especializadas no setor que podem auxiliá-lo a crescer dentro do seu mercado. Investir em uma corretora que conte com procedimentos automatizados que ajude a sua empresa a contar com um pacote de benefícios flexível e vantajoso para os seus colaboradores, torna o empreendimento mais eficiente, proporcionando uma melhor experiência não só para a própria empresa, como também para os seus colabores”, finaliza.   


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp