CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/07/2024 às 12h19min - Atualizada em 07/07/2024 às 00h00min

PMEs: 5 táticas para dobrar o faturamento em um ano

Ricardo Rocha, especialista em negócios e professor de MBA em Marketing, vendas e inovação na PUC-RS, explica quais estratégias podem ser adotadas

GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
Divulgação
Dobrar o faturamento de uma PME (Pequena e Média Empresa) em um ano é uma meta difícil, porém alcançável com as estratégias corretas. O caminho exige novas táticas que, quando implementadas de forma coordenada, criam um ambiente propício para o crescimento acelerado.

“Nos últimos anos, houve um aumento no número de novos empreendimentos. Apesar disso, existe uma grande dificuldade de o empreendedor fazer seu negócio aumentar o faturamento”, comenta Ricardo Rocha, especialista em negócios e professor de MBA em Marketing, vendas e inovação na PUC-RS.

No mês em que se comemora o Dia das Micro, Pequenas em Médias Empresas (27 de junho), confira cinco dicas de Ricardo Rocha sobre quais estratégias adotar para, em um ano, trabalhar para dobrar o faturamento da empresa:

Expandir a base de clientes
Para isso, considere algumas abordagens, “como investir em novas parcerias e colaborações, e participar de feiras e eventos”, explica Ricardo Rocha.

As parcerias com outras empresas são estratégias para alcançar novos mercados e públicos, pois o compartilhamento de recursos, conhecimentos e redes de contatos ajudam a aumentar a base de clientes.

Além disso, participar de feiras e eventos relevantes do segmento de atuação gera mais visibilidade. Eles são oportunidades para apresentar produtos ou serviços diretamente a potenciais clientes e parceiros. “A presença em feiras e eventos também permite o networking com outros profissionais do setor, troca de experiências e a possibilidade de fechar negócios diretamente”, diz Ricardo Rocha.

Reter clientes
Pense em estratégias que ajudam a aumentar a lealdade à marca. Crie programas que incentivam os clientes a continuarem comprando, promovendo um vínculo mais forte com o negócio.

Invista também em um atendimento de excelência para garantir a satisfação e fazer com que o cliente se sinta valorizado. Utilize feedback para aprimorar produtos ou serviços, criando um ciclo de melhoria contínua. “Lembre-se: manter clientes é mais econômico do que adquirir novos”, destaca Ricardo Rocha.

Aumente o ticket médio
Uma tática é o upselling e cross-selling, em que se sugere produtos ou serviços complementares aos que o cliente está adquirindo, por exemplo, acessórios ao vender um computador. Essa abordagem aumenta o valor da transação e melhora a experiência do cliente, oferecendo soluções completas para suas necessidades.

Outra ideia é criar ofertas e promoções que incentivam os clientes a gastar mais, como pacotes de produtos com desconto ou promoções “compre dois, leve o terceiro com desconto”. “Personalize produtos e serviços para atender às necessidades específicas de cada cliente. Isso ajuda a justificar preços mais altos”, ressalta Ricardo Rocha.

Diversifique produtos ou serviços
Isso ajuda a abrir novas fontes de receita. Para isso é preciso, se possível, realizar uma pesquisa de mercado para identificar novas oportunidades e entender as tendências e necessidades dos clientes.

“Porém, antes do lançamento completo, realize testes de mercado para avaliar a aceitação em menor escala e identifique ajustes necessários para minimizar riscos”, alerta Ricardo Rocha. Isso oferece uma visão clara sobre a viabilidade e o desempenho esperado do novo produto.

Otimize os processos
Busque por sistemas automatizados que permitam que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado, reduzindo erros e aumentando a produtividade.

Além disso, ofereça programas de treinamento regulares e oportunidades de desenvolvimento profissional aos colaboradores. “Isso mantém a equipe atualizada com as melhores práticas e novas tecnologias, resultando em processos mais eficientes e inovadores”, diz Ricardo Rocha.

Utilize também KPIs para monitorar e melhorar a eficiência dos processos. Trata-se de uma forma de tomar decisões baseadas em dados concretos, alinhando os processos com os objetivos estratégicos da empresa.

Sobre Ricardo Rocha
Ricardo Rocha, empreendedor, investidor, mentor, palestrante e escritor. Como Head de Plataforma Seller da Magalu, esteve à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil, foram mais de 300 mil empresas digitalizadas.  Além disso, Ricardo é professor de MBA em Marketing, vendas e inovação na PUC-RS.
   
Outras informações sobre RR: https://ricardorocha.com.br/
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp