CIDADE NO AR Publicidade 728x90
04/07/2024 às 12h38min - Atualizada em 07/07/2024 às 00h00min

3 dicas para criar uma rotina produtiva e fazer seu negócio decolar

De acordo com Ricardo Rocha, especialista em negócios, uma rotina produtiva ajuda a reduzir o estresse e a sensação de sobrecarga

GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
Divulgação
Ter uma rotina produtiva no trabalho é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Quando bem estruturada, ela ajuda a manter o foco, a disciplina e a organização – elementos-chave para alcançar os objetivos.

Uma rotina produtiva permite otimizar o tempo, garantindo que as tarefas sejam realizadas de forma eficiente. “Isso reduz o estresse e a sensação de sobrecarga, já que as atividades são distribuídas de maneira equilibrada ao longo do dia”, comenta Ricardo Rocha, especialista em negócios. Além disso, uma rotina bem planejada possibilita a realização de pausas adequadas, o que é essencial para a saúde física e mental.

A seguir, confira três dicas de Ricardo Rocha sobre como criar uma rotina produtiva:

Estabeleça metas claras
Ao estabelecer objetivos claros, você cria um mapa que guia suas ações e maximiza as chances de sucesso. Para isso, é fundamental que essas metas sejam estruturadas de forma precisa, por exemplo, diárias, semanais e mensais.

As metas diárias são para alcançar pequenos marcos ao longo do dia, mantendo a motivação. As semanais permitem planejar atividades em um período mais amplo, incluindo a conclusão de projetos maiores. “Já as metas mensais oferecem uma visão abrangente do progresso, sendo importantes para monitorar o desempenho ao longo do tempo e ajustar estratégias conforme necessário”, diz Ricardo Rocha.

Priorize as tarefas
Uma dica é utilizar a técnica da Matriz de Eisenhower. Ela divide as tarefas em quatro quadrantes com base em dois critérios: importância e urgência.

No primeiro, estão as tarefas importantes e urgentes, que demandam atenção imediata. No segundo, estão as importantes, mas não urgentes, que devem ser planejadas com cuidado. No terceiro, estão as tarefas urgentes, mas não importantes, que podem ser delegadas ou eliminadas. E no quarto estão as tarefas não urgentes e não importantes, que devem ser evitadas ou minimizadas.

“Com essa matriz é possível visualizar claramente quais tarefas merecem sua atenção imediata e quais podem ser planejadas com mais calma. Isso ajuda a otimizar o tempo e recursos, garantindo que você esteja focado nas atividades que realmente impulsionam seu progresso e sucesso”, afirma Ricardo Rocha.

Faça pausas estratégicas
Programar pausas regulares ao longo do dia é uma estratégia inteligente para preservar sua energia e manter o foco. Uma técnica popular para isso é a Pomodoro, que divide o trabalho em blocos de tempo específicos, geralmente 25 minutos de trabalho seguidos por 5 minutos de pausa.

Os intervalos curtos durante o trabalho aumentam a concentração e a produtividade, pois a proximidade da pausa motiva a eficiência. As pausas regulares evitam a fadiga mental, permitindo que você recarregue sua mente. Durante esses intervalos, atividades relaxantes ajudam a aliviar a tensão e recarregar as energias para o próximo período de trabalho.

“Essa abordagem estruturada ajuda a dividir o trabalho em partes gerenciáveis, evitando a sobrecarga e permitindo que você mantenha um desempenho consistente ao longo do dia”, conclui Ricardo Rocha.

Sobre Ricardo Rocha
Ricardo Rocha, empreendedor, investidor, mentor, palestrante e escritor. Como Head de Plataforma Seller da Magalu, esteve à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil, foram mais de 300 mil empresas digitalizadas.  
   
Outras informações sobre RR: https://ricardorocha.com.br/ 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp