04/07/2024 às 14h05min - Atualizada em 08/07/2024 às 00h00min

Capital pernambucana recebe evento do G20

Realizado pela Abstartups em parceria com a Prefeitura do Recife, terceira edição do Startup20 acontece nos dias 4 e 5 de julho e terá representantes de governos e delegações do Reino Unido, Estados Unidos, Arábia Saudita, Índia, Rússia, Bangadlesh, União Europeia e Brasil

GABRIELA ANDRADE | PINEPR
PinePR
(Foto/reprodução: Prefeitura do Recife)
 

A Associação Brasileira de Startups (Abstartups), principal entidade no setor de startups no Brasil,  e a Prefeitura do Recife anunciam a próxima edição do Startup20, iniciativa global que faz parte das ações de engajamentos, do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e também a União Africana. Desta vez, o evento  – que já passou por Macapá e pelo Rio de Janeiro –  acontece na capital pernambucana, nas próximas quinta e sexta, dias 4 e 5 de julho, no Mirante do Paço, no Bairro do Recife.

A iniciativa, faz parte da agenda do grupo de engajamento de startups e PMEs do G20 e reunirá representantes de governos e  delegações do Reino Unido, Estados Unidos, Arábia Saudita, Angola, Índia, Omã, Rússia, Bangladlesh, Portugal, União Europeia e Brasil, promovendo um ambiente de inovação e colaboração internacional.

O Brasil assumiu, no final de 2023, a presidência temporária do G20. O mandato tem duração de um ano e se encerra em 30 de novembro próximo. Desde então, o país vem organizando reuniões de grupos de trabalho – entre elas a Startup20 – culminando com a Cúpula de Chefes de Governo e Estado, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024. 

PILARES - Em alinhamento com as pautas definidas pelo Governo Federal como prioritárias para a presidência do G20, o Startup 20 seguirá três pilares: ESG, focado em diversidade, bioeconomia e sustentabilidade em geral; investimentos, abordando estratégias e oportunidades para facilitar o acesso a capital para startups; e regulação e políticas públicas, incluindo a regulamentação do sistema financeiro brasileiro e das inteligências artificiais, entre outros temas.

A programação dos dois dias também incluirá discussões sobre a importância da colaboração entre grandes empresas e startups,  as inovações e tecnologias emergentes no Recife, capital que sediará o fórum. Além disso, serão produzidos relatórios detalhando as entregas das reuniões de cúpula, oferecendo uma visão abrangente dos debates e decisões.

Para Ingrid Barth, presidente da Abstartups, a edição em Recife favorece a visibilidade do empreendedorismo brasileiro, além de aprofundar as discussões dos últimos encontros. “Os encontros do Startup20 têm sido extremamente proveitosos para discutir uma colaboração global em inovação. Assim como foi em Macapá e no Rio de Janeiro, esperamos que a edição em Recife colabore para ampliar o olhar dos demais países do G20 sobre o tamanho e a diversidade da inovação brasileira. Nosso objetivo é que os frutos colhidos desses encontros reverberem por todo o território nacional,” destaca a presidente.
Já o prefeito João Campos, anfitrião do fórum, ressalta: "Este evento internacional reforça o papel de destaque do nosso ecossistema de inovação e proporciona uma oportunidade única para promover a colaboração e o intercâmbio entre representantes de diversas nações". Ele dará as boas-vindas aos participantes. Também estarão presentes Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Pierre Lucena, presidente do parque tecnológico Porto Digital; o cientista e professor, Silvio Meira; e Rafael Figueiredo, Secretário de Ciência e Tecnologia da PCR.

Este é o terceiro encontro do grupo de engajamento. A primeira reunião foi realizada nos dias 23 a 26 de fevereiro em Macapá; já o segundo encontro, foi durante o Web Summit no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 18 de abril. A última reunião acontecerá em São Paulo, de 9 à 12 de setembro.

Além da Prefeitura de Recife e da  Empresa Municipal de Informática – EMPREL, o Startup20 também conta com o patrocínio da Nomad,  Google for Startup, Fiesp, WebSummit, Invest.Rio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Startupbootcamp.

Serviço

Data e horário: 4 e 5 de Julho, das 09h00 às 17h30.

Local: Mirante do Paço - Recife, Pernambuco.

Informações para a imprensa:

Bianca Carolina - [email protected]

Gabriela Andrade - [email protected]

Emeline Domingues - [email protected]

Mariah Freitas - [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp