CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/07/2024 às 10h39min - Atualizada em 10/07/2024 às 00h00min

Caso Americanas: como aprender a partir de exemplos negativos e melhorar minha liderança?

Prisão do ex-CEO oferece um conjunto de lições sobre liderança para todos os profissionais que aspiram a uma carreira de sucesso

GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
Divulgação
Na semana passada, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Disclosure contra as possíveis fraudes contábeis nas Lojas Americanas que, segundo as investigações, chegaram a R$ 25 bilhões. Foi expedido um mandado de prisão contra Miguel Gutierrez, ex-CEO da marca. Ele foi preso em Madri, na Espanha, e solto um dia depois.

O caso oferece um conjunto de lições sobre liderança para todos os profissionais que aspiram a uma carreira de sucesso. Eu separei cinco: ter uma comunicação transparente; assumir responsabilidades; ser íntegro, no sucesso e no fracasso; estar presente; e ter empatia. Vamos falar sobre eles:

Ter uma comunicação transparente
Miguel Gutierrez foi criticado pela falta de transparência na comunicação com investidores e stakeholders, especialmente em relação às práticas contábeis e à real situação financeira da empresa. Esse exemplo negativo pode servir como um alerta para os líderes sobre a importância de manter uma comunicação clara, honesta e regular com todas as partes interessadas. Desenvolver a transparência como valor central ajuda a construir confiança e credibilidade, tanto internamente quanto externamente.

Assumir responsabilidades
A responsabilidade é outro valor que pode ser reforçado ao analisar a gestão de Gutierrez. Ele foi criticado por não assumir a responsabilidade plena pelos problemas que surgiram durante seu mandato. Líderes podem aprender que assumir a responsabilidade por ações e decisões, especialmente as que não resultam conforme o planejado, é uma demonstração de empatia e respeito com todos os envolvidos.

Ser íntegro, no sucesso e no fracasso
A integridade é um valor fundamental em líderes. As questões contábeis e financeiras controversas que surgiram sob a liderança de Gutierrez podem ensinar sobre a importância de aderir a princípios éticos rigorosos e de garantir que todas as práticas de negócios sejam legais e justas. Promover a integridade não só evita problemas legais, mas também estabelece uma cultura organizacional sólida e respeitável.

Estar presente
Segundo reportagens sobre o perfil de Gutierrez, a interação do Ex-CEO das Americanas com o mercado era limitada a teleconferências trimestrais de resultados, onde ele fazia apontamentos gerais, mas não mantinha um diálogo contínuo e acessível com os colaboradores. Em contraponto, líderes devem ser acessíveis e visíveis dentro da organização. Isso cria um senso de proximidade e confiança, demonstrando envolvimento e comprometimento com o trabalho.

Ter empatia
Gutierrez foi criticado por sua abordagem autoritária e pela falta de consideração pelos colaboradores. Líderes podem usar esse exemplo para entender a importância de se colocar no lugar dos outros, ouvindo suas preocupações e mostrando genuíno interesse pelo bem-estar da equipe. A empatia cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivador.

Sobre Wanderley Cintra Jr.
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.

Já deu entrevistas para O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Exame.com, O Globo, dentre outros grandes veículos. Tem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, dentre outros temas.

Para mais informações, acesse: https://www.wanderleycintra.com.br/
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp