CIDADE NO AR Publicidade 728x90
16/07/2024 às 15h53min - Atualizada em 17/07/2024 às 00h01min

10 mitos da liderança que precisam ser esclarecidos para a construção de líderes eficazes

Cynthia Castro

Por Maryana com Y* 

Surpreenda ou seja surpreendido. No ambiente de trabalho, isso significa que precisamos nos desenvolver como líderes para que as oportunidades de carreira não nos peguem de surpresa. Um erro básico de muitos profissionais é não desenvolver habilidades de liderança só porque não ocupam um cargo de gestão.

Precisamos estar prontos para potencializar nossa mentalidade de liderança, mesmo sem um crachá oficial. Afinal, quem age como líder sempre chega na frente. O primeiro passo é conhecer e combater os principais mitos da liderança.

  • Liderança é dom!

Mito! Não dá para acreditar que algumas pessoas nascem predestinadas a serem líderes, né?! A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida com treinamentos, mentorias e práticas.

  • O líder forma seguidores!

Mito! Líderes eficazes capacitam suas equipes, incentivam a autonomia, acolhem ideias, promovem colaboração e, por fim, formam outros líderes. O líder que busca seguidores está mergulhado no próprio ego.

  • Todo gestor é líder!

Mito! Esse é um dos maiores mitos e dores das empresas atualmente. Não é porque alguém assumiu um cargo de gestão que automaticamente veste a capa de líder. Por isso, é fundamental que todos desenvolvam habilidades de liderança independentemente do cargo. A liderança vai além da hierarquia, é uma mentalidade que pode e deve ser treinada.

  • O líder sabe todas as respostas!

Mito! Um bom líder admite quando não sabe algo e valoriza a busca por conhecimento e a colaboração da equipe. Admitir quando não se sabe algo gera conexão com a equipe e não perda de autoridade, como muitos presumem.

  • Time que está ganhando não mexe

Mito! Inovação é essencial, portanto, é imprescindível avaliar constantemente processos e o desempenho da equipe. Para uma liderança positiva, é necessário estar aberto a melhorias contínuas.

  • Eu mando, você obedece!

Mito! Não existe liderança autoritária. Esse formato impositivo de gestão é ultrapassado e ineficiente. Quer ser um líder admirado e respeitado? Pratique a liderança servidora: ouça, envolva-se e trate todos com respeito.

  • Trabalho não é para ser divertido

Mito, mito e mito. Quem disse que líderes não podem ser leves? É possível cultivar um ambiente leve sem comprometer os resultados. Bom humor e leveza não são sinônimos de irresponsabilidade. Um ambiente de trabalho com pressão excessiva pode gerar impactos negativos na saúde mental e, consequentemente, no desempenho da equipe. De acordo com a International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com mais casos de burnout no mundo. Uma liderança leve e bem-humorada impulsiona ainda mais os resultados das equipes!

  • Sempre fizemos assim!

A resistência à mudança é um dos maiores mitos da liderança. Um líder eficaz está sempre aberto a novas abordagens e valoriza a adaptabilidade e novas ideias.

  • Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

Mito. Liderança é um exercício diplomático que exige comunicação, empatia, resiliência e negociação. O modelo de liderança vertical é ineficiente e ultrapassado.

  •  Líderes gritam, faz parte!

Mito. Agressividade não é sinal de boa liderança. Se você é esse tipo de líder, é hora de abandonar esse modelo de comando e controle. No maior Congresso de Treinamento e Desenvolvimento do Mundo, o ATD, foi dito que líderes impositivos e agressivos estão fadados ao fracasso. Pratique a comunicação assertiva e respeitosa, inspire e não intimide. Liderança não é autoritarismo. Um líder eficaz é calmo, assertivo e respeitoso.


No final das contas, para sermos líderes eficazes, é imprescindível desafiar e superar os mitos sobre liderança. Liderança não é um dom inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com práticas, treinamentos e mentoria. Liderar é empoderar equipes, promover autonomia e fomentar um ambiente de colaboração e respeito. Inovação, melhorias constantes e valorização do bem-estar mental são essenciais para uma liderança positiva. Ao rejeitarmos modelos autoritários e adotarmos uma abordagem mais servidora e empática, criamos um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, onde todos podem crescer e prosperar.

 

*Maryana com Y é humorologista, especialista em desenvolvimento de talentos com um toque de humor. Palestrante internacional, coautora do livro “Balanced Skills”, do best seller "Soft Skills" e guardiã do Sebrae Delas. Fundadora da Humorlab, transforma pessoas e empresas com o poder do humor e da positividade.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CYNTHIA SILVA CASTRO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp