01/04/2019 às 18h20min - Atualizada em 02/04/2019 às 00h33min

Educadores de Brasília participam de missão para aprimoramento e capacitação em Portugal e Espanha

A 12ª Missão Técnica Internacional do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal ocorre entre os dias 3 e 17 de abril

DINO - https://sinepe
http://www.dino.com.br/releases/educadores-de-brasilia-participam-de-missao-para-aprimoramento-e-capacitacao-em-portugal-e-espanha-dino890201720131


Movidos pela busca permanente por inovação e aprimoramento da educação particular, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) realiza sua 12ª Missão Técnica Internacional entre os dias 3 e 17 de abril. Desta vez, o destino escolhido foi a Europa. Durante os quinze dias da missão, 26 integrantes participarão de cursos de capacitação e farão visitas a estabelecimentos particulares de ensino de Portugal e Espanha.

Criadas em 2008, as missões técnicas internacionais do SINEPE/DF integram o plano de investimentos e capacitação da entidade. Além de possibilitar o intercâmbio cultural e educacional, os integrantes das comitivas buscam conhecer práticas educacionais de excelência em outros países, promovendo o contato com diferentes visões e experiências praticadas por escolas estrangeiras.

"O objetivo é trazer novos conhecimentos para os colégios particulares do DF, inovando e aperfeiçoando ainda mais nossos projetos pedagógicos e a experiência dos alunos", explica o presidente do Sindicato, Álvaro Domingues, que integrará a missão.

Em Portugal, os educadores deverão visitar três escolas e ainda participarão de uma capacitação na Escola Superior de Educação de Lisboa. Na Espanha, os membros da missão participarão de um curso de extensão na Universidad de Alcalá, em Salamanca. Com duração de 21 horas, o curso terá como tema o Sistema educativo español para educadores brasileños: entre la práctica y la teoría. Ainda na Espanha, os educadores visitarão cinco escolas do País.

Ambos os países já haviam sido visitados pelo projeto em 2015. Desta vez, os educadores conhecerão outras instituições. "Voltar a Portugal e à Espanha nada tem de repetição. A programação é inovadora. Esta escolha tem foco nos excelentes resultados obtidos por Portugal no Programa Internacional de Avaliação do Estudante - PISA. O crescimento de Portugal nas classificações do PISA desde 2000 é resultado de um trabalho focado na melhoria da qualidade do ensino português"- explica Álvaro Domingues. Em 15 anos, Portugal conseguiu crescimento de 38 pontos em matemática e destaca-se entre os países europeus como o único a conseguir ampliar continuamente seus resultados nas três áreas do conhecimento (matemática, leitura e ciências).

A comitiva da 12ª Missão Técnica Internacional é composta por educadores e gestores das seguintes instituições de ensino do DF, filiadas ao SINEPE/DF: Escola Atual; Escola Casa de Brinquedos; Centro Educacional Sigma; Escola Pedacinho do Céu; Oficina do Saber; Colégio do Sol; La Salle Águas Claras; Escola Arara Azul; Centro de Ensino Santa Rita de Cássia; INEI - Centro Educacional; Colégio La Salle Brasília; Colégio Pia-Máter; Educandário de Maria Idealizar; Colégio Arvense; Colégio Marista João Paulo II e Colégio Anchieta, além de representantes do SINEPE/DF.

Missões Técnicas Internacionais

Criado em 2008, o programa do SINEPE/DF já visitou 16 países em diversos continentes. Na última missão, realizada em abril de 2018, os educadores visitaram Canadá e Estados Unidos. Ao longo dos últimos dez anos, as missões envolveram mais de 180 participantes, entre gestores de escolas particulares do DF, educadores e parceiros. Foram visitados ainda os seguintes países: Chile; Alemanha; Inglaterra; Holanda; Dinamarca; França; Finlândia; China, Coreia do Sul; Portugal, Espanha, Itália; Austrália e Nova Zelândia.

Sobre o SINEPE/DF

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) é o representante legal das mais de 540 escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, de todas as regiões administrativas do DF. Quase metade das instituições particulares já são filiadas ao sindicato. Essas instituições atendem a cerca de 200 mil alunos.

O SINEPE/DF representa os interesses da categoria junto às instituições públicas e privadas, atuando pela classe nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além das escolas, o Sindicato está muito próximo da comunidade do DF. Isso porque a instituição é responsável por promover ensino de qualidade em busca da socialização do saber, da construção de valores éticos e da afirmação da cidadania plena.

12ª Missão Técnica Internacional do SINEPE/DF
Data: de 3 a 17 de abril de 2019
Local: Portugal e Espanha
Outras informações: https://sinepe-df.org/site/



Website: https://sinepe-df.org/site/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp